Mal funcionamento do CapsLock no Linux Mint e distros parecidas

CapsLock não é pra ser usado “pressionando”. Francamente não estou entendendo sua lógica. se como vc disse “não é não” então capslock não é pra ser usado “pressionando”. Tá usando errado então PONTO FINAL!

Que tal dar uma estudada em como funciona um teclado em vez de procurar scripts pra problemas q n existem. Vou te ajudar rs.

image

Ai, ai, Kalebe.

Eu sei como o <CAPS_LOCK> funciona.
Só que funciona diferente se comparar no Linux e no Windows.

No Windows, se estiver ativo, desativa quando pressionar a tecla.

No Linux, se estiver ativo, não desativa quando pressiona a tecla, e sim, quando libera.

Eu não uso <CAPS_LOCK> pressionado. Eu uso normalmente.

O procedimento que eu sugeri era só pra você entender que funciona diferente do Windows.

Pra mim, pra você, para todos que já estão habituados, não é problema.

Para outros que não estão habituados, pode ser um problema. E muita gente reclamou disso.

Você, ao menos, fez o teste ?

Peguei um xubuntu e testei criar uma variante do br. Tá funfando legal.

1 Curtida

Cara, simplesmente SENSACIONAL. Cheguei a ficar emocionado tá doido.
Enfim, sério, muito obrigado. Fiz o procedimento como você indicou (dispondo-me também do seu pequeno tutorial de criação dos comandos em um editor de texto e movendo esse documento pelo terminal), confirmei com o comando de consulta do layout e retornou o brcaps direitinho e fui logo testar a escrita com o CapsLock.
A parte engraçada é que eu quase já acostumei com o Shift, já que criei esse tópico há quase 1 mês, pensando já não ter alguma solução prática. E foi na data da criação desse tópico que passei a me fixar no Linux Mint, e já não troco de distro tão cedo. No entanto, não largo a “praticidade” (hoje vejo quase como ironia - capslock não é prático para o uso que dou a ele, até agora) do CapsLock.
Enfim de novo, você foi totalmente prestativo. Muito obrigado.

Obs: também no aguardo da resposta do @KeepAway antes de selecionar sua resposta como solução.

Obs²: é engraçado a reação do @kalebesouza, mas entendo essa inicial descrença mesmo. Já deixei o Linux para retornar ao Windows apenas por esse problema - somado à preguiça de tentar aprender o Shift. Enfim, enfim.

1 Curtida

Hahahaha !

Fico muito feliz que tenha funcionado. Tive que ir nas entranhas do XKB para entender seu funcionamento até chegar no ponto de propor uma solução. Vivendo e aprendendo. Agora vou ver um jeito de “internacionalizar” esse pequeno hack.

Valeu, Emenrson !

Mano, salvaste minha vida, tava quase desistindo do Linux por causa disso e sinceramente, DEU CERTO!
Você é o cara, só de ter disponibilizado seu tempo, a troco de nada, para nos ajudar, já virei fã de carteirinha.
Testei tudinho, por isso demorei pra responder e está perfeito. Nada a reclamar.
Parabéns!

2 Curtidas

Deu certinho aqui, testei e estou super feliz. Sinceramente, perfeito.
Se foi por causa de mim que não selecionou a melhor resposta, pode fazê-lo, pois nada a reclamar.

Inclusive demorei a responder fazendo longos testes e nada me incomodou até agora. Qualquer coisa, eu criou ou tópico ou complemento esse.

Testei o código no Mint, Ubuntu e Debian. Em breve vou testar no Manjaro que tem outra base.

1 Curtida

Também continuo feliz, de verdade.
Vou fechar o tópico, o amigo @chimpa_theist salvou demais esses meses de frustração com isso.
No aguardo do seu tópico sobre o assunto no Manjaro. Até breve !

Valeu, Keep !
Fiquei realmente feliz por ter funcionado.

Boa sorte aí, pra você e pro Emerson !

Acabei de perceber um problema: a cada boot, o layout retorna para o padrão br, necessitando a alteração manual para o “brcaps”.
Sabe de alguma forma para se criar um script ou outro método para forçar a mudança de layout a cada inicialização, por favor ?

Acho que tem algum lugar setando para br.

Testei no Ubuntu e no Xubuntu e a configuração permanece.

Qual linux você usa ?

E se você primeiro setar o brcaps e depois ir no setting do keyboard (pelo ambiente gráfico mesmo), o que aparece ?

Utilizo Linux Mint 20.1 Cinnamon mesmo.

Nas configurações pelo ambiente gráfico, há a opção “Português (Brasil)”, e caso eu tente adicionar o layout “brcaps” a partir do modelo de retorno apresentado pelo terminal (pc105) naquele ícone de adição, não há nada disponível.

No terminal, após setar o layout “brcaps” e ao executar o comando setxkbmap -query, retorna o seguinte:
rules: evdev
model: pc105
layout: brcaps
options: terminate:ctrl_alt_bksp

Bom. Eu não uso o Mint e realmente não sei onde ele pode estar forçando a mudança de layout.

O Mint é gnome ?

Se for, você pode criar uma startup application para executar o setxkbmap para você.

Funcionou ?

Digo, colocar como Startup Application o comando setxkbmap funcionou ?

Deu certo sim.
Mint tem plugins do gnome embutidos na interface. Faria mais sentido eu ter pensado nisso antes, mas obrigado pela dica, hehe.

1 Curtida

Na maioria tem que forçar o comando a rodar ao iniciar o sistema, de certa forma, dependendo da DE, ao ser reiniciada, perde-se totalmente as configurações e terá que re-aplicar manualmente.