Lubuntu 20.04 travando!

Galera uma dúvida sou iniciante no Linux e instalei o Lubuntu 20.04 recentemente por causa da leveza do sistema e tal… Porém de uns dias pra cá começou com uns lags e em seguida voltava ao normal só que agora está de um jeito que não é possível fazer absolutamente nada que não seja apertar o botão de reiniciar…

Tenho Dual boot na maquina com esta versão do Linux e Windows 10 as configurações do pc:
Processador amd athlon x2 250 3.0 ghz
2gb de RAM DDR3
HD 160gb

Quem puder me ajudar agradeço!

Não sei se é isso, mas aconteceu parecido comigo quando usava Linux Mint Cinnamon. Descobri que, sem razão aparente, ao instalar o sistema não foi criado um arquivo de Swap. Veja no monitor do sistema se ele está lá, quando isso me acontecia era pq a RAM enchia e travava o sistema (e como não tinha Swap, a RAM não tinha pra onde “esvaziar”). Se for isso mesmo, aí pesquisa como criar um arquivo de Swap ou roda um live USB e cria uma partição (acho que 4 Gb deve ser suficiente) usando o utilitário de discos ou o Gparted.
Se liga no Swap no meu Ubuntu, algo assim deve ter no teu. Se não tiver, é uma possível causa dos travamentos (no meu sistema, intercambio):

Conseguir ver pelo comando htop o uso de cpu e memória o swap realmente tá 0%…

1 curtida

Não tem Swap na máquina!
Aí o jeito é o que disse:

  1. Rodar uma distro pelo pendrive e criar uma partição Swap
  2. Criar um arquivo Swap na unha (o que já fiz, fucei no Google pra isso, mas acho que esse post pode ajudar: SWAP - Como adicionar/verificar - #2 by anon36011843)
    Boa sorte! (Não esquece de marcar o comentário - esse ou o de cima - como solução pra galera ver!!)