Linux no mac mini late 2012

Pessoal tenho um mac mini late 2012 core i5 4gb ram, já está bem lento.

Estou pensando em colocar um ssd de 480gb e 16gb de ram, teoricamente ele ganharia uma sobrevida usando o mac os.

Minha dúvida é se com o linux certo e a configuração core i5 ssd 480gb e 16gb de ram, eu conseguiria mais do que uma sobrevida? Ele teria um desempenho satisfatório para editar vídeos com o davinci? Qual distro do linux seria a mais indicada?

Desde já agradeço!

Oi @alexememo!

Eu tinha um Mac mini Late 2011, só que eu tinha um HD em vez de um SSD. Sempre utilizava Deepin, mas era lento, então passei a utilizar o Manjaro, era sempre rápido.

Eu sempre editava vídeos, e criando as legendas em ambos o macOS e Manjaro e nem ficou muito lento, era razoavelmente rápido. Mas como tens um SSD e tens 16GB de memória RAM, e ainda um i5 mais recente que o do meu Mac mini, é provável que também seja razoavelemnte rápido ou talvez bastante rápido por causa de um SSD.

Se quiseres manter macOS, precisas formatar o macOS e criar as partições a prtir do macOS:

  • 1ª partição - macOS
  • 2ª partição - Recovery Mode (recomendado)
  • 3ª partição - deixa tudo vazio

Então instala o macOS, e em seguida…

Na Live USB, precisas criar uma nova tabela de partição e selecionar GPT que é compatível com EFI, a partir da partição vazia. Então:

  • 1ª partição - boot:
    • ponto de montagem - /boot/efi
    • tamanho - 507 MiB
  • 2ª partição - swap
    • ponto de monatgem - nada
    • tamanho - 16260 MiB
  • 3ª partição - ext4
    • ponto de monatgem - /
    • tamanho - tudo

Obrigado @gusbemacbe, pela resposta.

Ainda não comprei o SSD e a memória, justamente por isso que fiz o tópico, pois vou investir R$1000,00 nesse upgrade então quero ter certeza se vai durar um tempinho ou se compensa eu vender o mac e com a grana da venda e mais esses R$1000,00 monto um desktop normal mesmo.

Olá @alexememo, estamos falando de um computador com mais de 7 anos de lançamento e que possui muitas limitações: processador dual core, baixo clock da memória, vga onboard de baixo custo. Definitivamente não é um cenário onde se espera um desempenho bom de um programa que é extremamente dependente da placa de vídeo como o Davinci.

Os upgrades que você citou tornam o micro viável para várias tarefas atuais e até mesmo para trabalhar com alguns segmentos, mas não acredito que o Davinci vai rodar nessa máquina.

Ainda hoje estávamos discutindo sobre o Davinci em outro tópico e a situação era bem semelhante: um micro muito abaixo do esperado para rodar o Davinci tentando achar alguma forma de contornar as limitações do próprio hardware.

Se quiser dê uma lida nesse tópico, vai responder praticamente todas as suas dúvidas sobre o Davinci.

Abraço, Eddie.

2 curtidas

Se você espera fazer dinheiro com essa migração, eu optaria por trocar a máquina.
Com perto de R$3,000 você consegue um Ryzen 5 com uma VGA mais recente que vai conseguir te dar os recursos necessários para ter um Davinci funcional.

1 curtida

Obrigado pela dica @eddiecsilva

É verdade, Manjaro no Mac mini era uma maravilha até que o HD faleceu, por isso, coloquei um HD externo, mas mesmo assim, já não funcionou, por isso, ele tem 8 anos de idade, e já está velho demais.

Por isso, acabei comprando recentemente um novo super PC no mês passado, mas com 4,7 mil reais. Eis meus detalhes curtos:

  • Processador: AMD Ryzen 7 2700X
  • Placa-mãe: Biostar Racing X370 GT7
  • Placa-vídeo VGA Galax GTX 1660 6GB GDDR5
  • Memória de RAM: 2 memórias RAM de 8GB Adata XPG DDR4 2666 MHz
  • Energia/Fonte: EVGA 450BT
  • Disco rígido: Seagate Barracuda 2 TB
  • SSD: Adata 480 GB
1 curtida

@alexememo, @eddiecsilva e @ianfilipe

Se dependeres de macOS por certos aplicativos que não existem no Linux, podes instalar uma máquina virtual de macOS sem medo com esses detalhes do computador que @eddiecsilva te deu ou eu te dei. Aqui funcionou perfeita, maravilhosa e sucessivamente uma máquina virtual do macOS, utilizando o QEMU, no Ubuntu 19.04, ironicamente com um processador não-Intel - AMD Ryzen 7 2700x e com uma placa-vídeo não-Intel - NVIDIA Geforce 1660:

Com esses detalhes, teu futuro novo PC agirá como um USS Discovery ou um MIllennium Falcon, mandará, como um imperador galáctico ou um capitão de tudo ao estilo da Capitã Marvel, em tudo. :slight_smile:

2 curtidas

Obrigado pelo detalhamento, vou me estruturar para cotar essa máquina nova.

2 curtidas