Linux Mint não deverá ter suporte completo ao Wayland até 2026

O lançamento do Linux Mint 21.3, esperado para dezembro, trará a interface Cinnamon 6.0, um dos seus recursos, será a possibilidade de alternar para sessões Wayland, apesar de ainda não totalmente compatível. Em Wayland, por enquanto, o Linux Mint fica instável, com vários softwares incompatíveis, sem a possibilidade de utilizar papéis de parede, nem trocar o layout do teclado.

Na última postagem mensal sobre o desenvolvimento do Linux Mint, foi compartilhado um link do Trello para acompanharmos o trabalho que estão fazendo com o Wayland, incluindo a correção de bugs. Entretanto, há o aviso de que o suporte completo não deverá ficar pronto até 2026, em alguma edição do Linux Mint 23.

Os desenvolvedores acreditam que custará ao menos dois anos para identificar e corrigir todos os erros, ao ponto do suporte a Wayland estar polido o bastante para ser a sessão padrão do sistema.

5 curtidas

Até o Debian aderiu ao Wayland…a não ser que o problema seja especificamente à integração com o Cinnamon.

Como podemos ver no link do Trello, os desenvolvedores do Cinnamon ainda precisam implementar um monte de coisas para o Cinnamon ficar usável em Wayland.

2 curtidas

É legal que a versão xfce deve ficar pronta primeiro.