Linux em Multilaser

No caso, a sua placa ou adaptador tem que ter suporte a 5g - isso não tem nada a ver com o driver, isso é uma limitação da placa ou do adaptador. Quando eles não têm suporte ao 5g, este nem aparece como opção, apenas o 2g. Meu notebook Dell, por exemplo, é de 2018 nele só aparece na lista opção de me conectar em 2g, o 5g nem aparece, pois minha placa não tem suporte a 5g, esse deve ser o seu caso, não tem nada de errado. O Meu roteador tem as duas tecnologias 2g e 5g. No notebook só posso me conectar a 2g, no meu celular eu consigo me conectar a 5g, nele aparece na lista a 2g e a 5g.

Este tp link eh 5g.

Realmente, acabei de ver no site. Será que ele não deu problema no 5G? Você já testou em um computador com Windows?

Um colega aqui do fórum instalou o Fedora 38 em um notebook semelhante da mesma marca e tudo funcionou corretamente, enquanto com outros sistemas, não estava dando muito certo!

No Fedora 38 funcionou wifi e o som que porém ficou muito baixo mesmo em volume 100%, já no Ubuntu 23.04 reconhece o wifi mas não sai som, reconhece o falante o fone de ouvido pelo P3 mas não sai som, ambos rodam o Kernel 6.2, já distros com kernel 5.19 não funciona nada, nem wifi e fica com saída de som ficticia, se me lembro bem o KeepOS que veio instalado de fábrica no meu rodava o Kernel 5.12 e tava tudo 100% funcionando naquele

Você instalou no Fedora o gnome-tweaks (Ajustes) e habilitou nele a opção: Amplificação extra? Essa opção deixa o volume acima de 100%. É bom ver se fica aceitável o volume com essa opção.

Sim, funciona bem o áudio ampliando além dos 100%, porém a interface Gnome não roda muito fluida na Intel UHD desse Celeron N4020, agora a pouco testei o Mint 21.1 com Cinnamon 5.8 e kernel 5.15 e também nada de Wi-Fi ou som (fica na saída fictícia), a interface também pesa e fica com poucos frames, todos os testes que fiz foi alterando a configuração na Bios de South Bridge pra opção Linux e também desativando o boot seguro, agora no Windows 11 tudo funciona perfeitamente

Entre na página do Projeto Fedora: https://fedoraproject.org/

Role a página até o final e procure por Spins, escolha o ambiente desktop que achar melhor. Amplificação extra tem no Gnome, KDE, Cinnamon, eu não lembro se tem no XFCE e no Mate, eles seriam boas opções para notebooks fracos.

Boa noite! Resolvido graças ao feedback dos senhores.
Resumo: Na bios: tirar “secury boot”, setar em “Uefi”, setar “quiet boot” e o mais fundamental em advanced, na opção “south bridge”, colocar “Linux”. Funcionou de forma razoável com as Distros: Ubuntu e Pop OS, porém, de forma perfeita funcionou com o Fedora, e mais um detalhe: criar o USB live stick com o app referente do próprio Fedora.
Outrossim, pra quem procura um note de baixo custo pra usar para atividades de navegação e formatação de documentos em uma suíte de office, a forma que eu fiz foi esta, comprei um note de marca brasileira de 1.299,00, novo e coloquei uma distro linux para tal, vai ser meu “coringa” para andar para lá e para cá.
Obrigado a todos.