No caso, a sua placa ou adaptador tem que ter suporte a 5g - isso não tem nada a ver com o driver, isso é uma limitação da placa ou do adaptador. Quando eles não têm suporte ao 5g, este nem aparece como opção, apenas o 2g. Meu notebook Dell, por exemplo, é de 2018 nele só aparece na lista opção de me conectar em 2g, o 5g nem aparece, pois minha placa não tem suporte a 5g, esse deve ser o seu caso, não tem nada de errado. O Meu roteador tem as duas tecnologias 2g e 5g. No notebook só posso me conectar a 2g, no meu celular eu consigo me conectar a 5g, nele aparece na lista a 2g e a 5g.
Realmente, acabei de ver no site. Será que ele não deu problema no 5G? Você já testou em um computador com Windows?
Um colega aqui do fórum instalou o Fedora 38 em um notebook semelhante da mesma marca e tudo funcionou corretamente, enquanto com outros sistemas, não estava dando muito certo!
No Fedora 38 funcionou wifi e o som que porém ficou muito baixo mesmo em volume 100%, já no Ubuntu 23.04 reconhece o wifi mas não sai som, reconhece o falante o fone de ouvido pelo P3 mas não sai som, ambos rodam o Kernel 6.2, já distros com kernel 5.19 não funciona nada, nem wifi e fica com saída de som ficticia, se me lembro bem o KeepOS que veio instalado de fábrica no meu rodava o Kernel 5.12 e tava tudo 100% funcionando naquele
Você instalou no Fedora o gnome-tweaks (Ajustes) e habilitou nele a opção: Amplificação extra? Essa opção deixa o volume acima de 100%. É bom ver se fica aceitável o volume com essa opção.
Sim, funciona bem o áudio ampliando além dos 100%, porém a interface Gnome não roda muito fluida na Intel UHD desse Celeron N4020, agora a pouco testei o Mint 21.1 com Cinnamon 5.8 e kernel 5.15 e também nada de Wi-Fi ou som (fica na saída fictícia), a interface também pesa e fica com poucos frames, todos os testes que fiz foi alterando a configuração na Bios de South Bridge pra opção Linux e também desativando o boot seguro, agora no Windows 11 tudo funciona perfeitamente
Entre na página do Projeto Fedora: https://fedoraproject.org/
Role a página até o final e procure por Spins, escolha o ambiente desktop que achar melhor. Amplificação extra tem no Gnome, KDE, Cinnamon, eu não lembro se tem no XFCE e no Mate, eles seriam boas opções para notebooks fracos.
Boa noite! Resolvido graças ao feedback dos senhores.
Resumo: Na bios: tirar “secury boot”, setar em “Uefi”, setar “quiet boot” e o mais fundamental em advanced, na opção “south bridge”, colocar “Linux”. Funcionou de forma razoável com as Distros: Ubuntu e Pop OS, porém, de forma perfeita funcionou com o Fedora, e mais um detalhe: criar o USB live stick com o app referente do próprio Fedora.
Outrossim, pra quem procura um note de baixo custo pra usar para atividades de navegação e formatação de documentos em uma suíte de office, a forma que eu fiz foi esta, comprei um note de marca brasileira de 1.299,00, novo e coloquei uma distro linux para tal, vai ser meu “coringa” para andar para lá e para cá.
Obrigado a todos.