@frc_kde já tá rolando o slackbuilds pro 15. O pessoal tava fazendo uma gambiarra de baixar direto pelo github de um dos dev do slackbuilds. Agora já tem a opção disponível direto no site.
Opa, valeu!
Já achei até o yt-dlp!
Só hoje percebi: – O clock (frequência) da CPU fica sempre perto do máximo, no Slackware.
Na imagem (acima), 10 minutos “uptime”, totalmente “iddle” desde o boot, sem abrir nenhum programa, nenhuma janela, 4,0 GHz.
Nas outras distros, é comum ficar perto de 0,8 GHz, com breves momentos de +/- 1,4 GHz – e só quando atualiza o Conky2 (a cada 10 segundos), vai a +/- 3,8 GHz por 1 ou 2 segundos.
(A faixa deste hardware é de 0,8 ~ 4,1 GHz).
Verifiquei a instalação anterior (Slackware by AlienBOB), 1 ano atrás, e também já era assim.
Fui olhar as capturas de tela do antigo PC, e verifiquei a mesma coisa: – As outras distros costumavam apresentar 1,6 a 1,9 GHz ao iniciar, enquanto o Slackware já iniciava com 2,3 ~ 2,4 GHz.
Mas sempre com pouco uso de Memória RAM e pouco uso de CPU. Nenhum aquecimento.
Imagino que o Slackware simplesmente não se preocupe com o “turbo”.
Voltei neste post apenas para dar meu depoimento depois de 11 meses do lançamento do Slackware 15. Continuo com a mesma instalação, rodando tudo o que eu preciso, sem nenhum problema. A máquina só é reiniciada quando há alguma atualização que requeira isso ou quando acaba a energia pois meu nobreak está com problema e ainda não pude consertar. Adoro essa distro. ![]()
Perdão! rs
É só pra não não participar: Slackware + Stable são duas curvas que nunca serão retas na minha mente.
O jeff comentou?
Confesso que não consegui decifrar sua mensagem.