Kubuntu ou Manjaro KDE?

Acho que vale a pena tentar o KDE Neon também. Ele usa o Ubuntu LTS como base, e possui o plasma mais atualizado. Além disso ele vem por padrão sem um monte de coisa instalada como é o caso do Kubuntu e principalmente o Manjaro quem vem com um monte de programa nada a ver. Meu KDE neon atual.

2 curtidas

Pô, porque não conheci você na época que pesquisei sobre o sistema? Já tinha tirado um monte de dúvidas :rofl:

Então atualmente tu usa o Mageia? Ou qual Distro e porquê?

1 curtida

rsrsrs, se bem que na época meu conhecimento de Linux não era lá essas coisas. Usei o Mandriva (e depois suas distribuições filhas) porque eu usava um notebook com placa de vídeo SiS na época e literalmente as únicas distribuições que suportavam essa placa de vídeo eram dessa família.
Essa família (com exceção do OpenMandriva!) sempre foi ótima em reconhecimento de hardware.

Uma informação que será importante nos comentários que farei mais a frente, a família Mandriva é baseada em RPM, como ocorre com o Fedora, openSUSE e centOS, enquanto a família Debian (o que inclui *ubuntu) é baseada em DEB.

Uso a versão LTS do *ubuntu (mais precisamente Kubuntu 18.04) por dois motivos:

• Popularidade:
    • A maioria dos tutoriais e resoluções de problemas serão mais voltados para o *ubuntu, mas o Mageia e PCLinuxOS têm uma grande comunidade, portanto esse não é um motivo forte.
    • Embora os repositórios do Mageia/PCLinuxOS tenham uma boa quantidade de programas, tão quanto os reṕositórios do *ubuntu, a base *ubuntu é mais popular e tenho acesso a mais softwares que não estão nos repositórios oficiais e nem nos PPAs. Tenho um exemplo, é de um programa idiota que em si não justifica a adoção do *ubuntu, mas ilustra bem que é mais simples ter as coisas no *ubuntu: não sei hoje, mas me parece que em 2016 só tinha o programa Hollywood para *ubuntu, não encontrei um RPM na época para instalar no Mageia/PCLinuxOS.
  • Inércia: minha experiência no Mageia (distro fixed-release) e no PCLinuxOS (distro rolling-release) foram muito boas e creio que eu ficaria bem se eu voltasse para uma delas (muito provavelmente eu escolheria o Mageia, prefiro mais distribuições fixed-release). Mas estou bem acomodado, gosto do jeito como o *ubuntu divide os seus pacotes, é bastante estável (sento dedo no botão atualizar sem medo de que meu sistema irá quebrar), ele reconheceu todo o meu hardware sem problemas e gosto dessa união dos pacotes estáveis dos repositórios oficiais com os novos programas das PPAs. Felizmente não sou um distro-hopper, só troco se eu achar que minha distro atual está realmente me prejudicando de alguma forma, por isso não vejo motivos para sair da base *ubuntu.

Eu estava tendo uns problemas de desempenho no meu computador e pensei se eu poderia ter um melhor desempenho num sistema com os softwares mais atualizados. Aqui o link explicando o meu problema, o foco foi em jogos, mas o problema é no sistema de um modo geral; felizmente consegui amenizar o problema.

Testei o Manjaro nesta semana, gostei da experiência até o momento que me apareceu uma atualização de mais de 1GB. O problema não foi nem o tamanho do download, mas por dois motivos:

• Assim que mandei atualizar, já recebi a mensagem de alerta que o um pacote que depende do mesa ia ser compilado antes. Eu falei “isso pode dar mɛrda”, mas mandei atualizar de qualquer jeito, entretanto fechei o atualizador um minuto depois. E tem que levar em conta que até os próprios usuários do Manjaro falam que é importante esperar uma semana antes de atualizar e olhar o fórum para ver se a atualização não quebra nada no sistema; sei que o Manjaro não é um bicho papão, mas…
  • Por conta do problema de desempenho que citei, leva muito tempo para instalar e configurar os pacotes baixados. 1GB levaria uma eternidade. Sei que a distribuição é rolling-release, mas eles liberam tudo de uma vez. Quando eu usava o PCLinuxOS, eu não via atualizações grandes desse tipo, eles liberavam as atualizações de pouco a pouco.

Então descobri como amenizar ainda mais o meu problema de desempenho, solução essa que era perfeitamente aplicada ao *ubuntu. No fim voltei para o sistema operacional da Canonical eagora espero ansiosamente pelo Kubuntu 20.04 com seu KDE 5.18.

1 curtida

Gostei da explicação, melhor que isso acho que é impossível. Resumido, direto, fácil entender.

Houve uma época que eu testei o Fedora, tentei usar em casa durante alguns meses,mas achei mais fácil resolver algumas coisas em sistemas que usam .deb. no serviço para montar um servidor uso CentOS, mas é porque é exigido pela empresa, por mim usaria Debian pois as atualizações do mesmo são menos prejudiciais, quando fica um bom tempo sem atualizar e, caso há algum problema consigo resolver com mais facilidade no Debian.

Em casa atualmente uso Ubuntu com Gnome, mas já estava com o Manjaro KDE a BEM mais de 1 ano, pois na época eu e um amigo estava em desenvolvimento de um aplicativo para funcionar o jogo Grand Chase History no Linux, e então tinha que compilar o Wine com um código hackeado de Index Vertex Blending. Mas atualmente o projeto está fechado pois tretei com o desenvolvedor do History pois não queria ficar uma correção no jogo que mencionei.
Bem, o melhor sistema que eu precisava para o trabalho era o Manjaro.
Como recentemente um dos meus HDs deu pau e o único pendrive que eu tinha era do Ubuntu, usei ele mesmo. E como já sou acostumado com base DEB, agora tô de boa no Ubuntu e está bem estável. Agora vai ser difícil trocar de Distro também.

Digamos que outros motivos é exatamente o mesmo que o seu.

Acho o Manjaro extremamente fácil e aos poucos vai crescendo e os desenvolvedores vão acrescentando novidades para melhorar ainda mais. Daqui um tempo pode ser tipo um Ubuntu ou Mint da vida. Não vejo a hora de crescer até este ponto.

Se bem que tô com os dedos coçando pra quando lançar a versão 19, testar e instalar. Viciei no sistema :rofl:

Após testar as duas distros que dão nome ao tópico e o KDE Neon, cheguei a conclusão que o KDE Neon é o mais estável com relação ao KDE do que os outros dois.
Não tive nenhum bug ou problema no KDE Neon, enquanto no Kubuntu e Manjaro ocorreram.

Como que deixa os ícones no meio da barra assim?

Adiciono um espaçador ao lado do ícone do menu e seleciono a opção tamanho flexível para o espaçador.

Não sei se em Junho de 2020 se ainda é válido mas eu iria de Manjaro por uma simples explicação
Pamac gráfico
Tens tudo aqui, desde o Google Chrome até ao woeusb ou até o davinci resolve
Ainda por cima já vem integrado os snaps e os flatpaks

1 curtida

Serve sim, porque estou pensando novamente em trocar de sistema (depois de alguns meses no Pop_Os!), tenho sentido saudades do KDE, apesar do GNOME estar sendo uma experiência incrível.

Sempre que vejo um print do Manjaro KDE tenho vontade de experimentar, mas tenho certo receio de me arrepender (apesar de eu poder simplesmente formatar de novo), porque já me acostumei tanto aos comandos do Ubuntu e derivados, a facilidade de resolver algumas coisas, a quantidade de material, enfim. Mas seu comentário ajuda com certeza.

A única diferença no terminal ser trocar o apt ou apt-get por pamac

Sudo pamac install
Sudo pamac update (neste caso não é preciso meter pamac upgrade porque já verifica e atualiza direto)
Sudo pamac remove
No caso de quereres is talar alguma coisa do aur é só digitar es
Sudo pamac build is tall qualquer coisa
O pamac interface é uma forma muito mais evoluída do synaptic
Agora vem aí uma peegunta
Será que o aur + flatpak mais snap é mais o repositório oficial do Manjaro dentro do pamac é o suficiente?
Pelo que eu me lembre ainda não tentei adicionar mais repositórios porque praticamente não preciso
E existe uma teoria de que existe mais aplicações dentro do aur e do repositóriodo Manjaro do que aplicações rpm
Qualquer dúvida sobre aplicações que tu usas basta só dizeres

1 curtida

Olha assim, parece simples. Talvez eu faça uma experiência num futuro próximo.
Eu não sou “o louco dos apps” kkkkkk alguns poucos já satisfazem às minhas necessidades, como o VLC, uso o Firefox como navegador padrão, gosto do Foxit Reader para leitor de PDF, Steam, Discord, Telegram, OBS, WPS e LibreOffice e alguns outros.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.