Estas são as GPU Nvidia “GTX 700 series”
É as que estão de “verde” não sei que verde é esse mais né.
Você pode confirmar essa imagem a que: GeForce GTX 750 | Performance | GeForce
Além dos links que eu mandei acima do Nouveau.
Em performance essas GPUs GTX 700 series e a GTX 950(esta esta no singular) estão prontas para serem usadas para jogos usando OpenGL com o driver Nouveau.
Mas vai com calma porque o modo 1(veja na foto do que se trata:
Deve ser habilitada manualmente já que o automático ainda não esta disponível.
Deve ser habilitada aque:
/sys/kernel/debug/dri/0/pstate
“Support for manual performance level selection (also known as “reclocking”) on GM10x Maxwell, Kepler and Tesla G94-GT218 GPUs. Available in /sys/kernel/debug/dri/0/pstate
”
e eu não sei como funciona, porque o meu kernel é 4.4 então eu não posso testar sem atualizar para o 5.12.
2 curtidas
Uai a GPU GTX 1080 já esta rodando bem o 3D e o 2D parei para olhar agora.
Ela tem reclock?
O que esta a fazer ainda são coisas em que não faz diferença para o 3D e 2D como o PM que gerencia o uso da energia.
O Video Decoding que serve para assistir video do youtube mais não serve para nada em jogos e a sua CPU consegue fazer só não vai dar resolução alta sei la mais de 720p talvez.
Os outros nem sei para que serve mais tem nada a ver com 3D e 2D.
A aceleração 2D e 3D que é o que precisa para jogar esta terminada.
Ate terminar o suporte da sua GPU por parte da Nvidia provavelmente o “Compute” já vai ter terminado e o PM vai ter estar em WIP ou MOSTLY.
Eu acabai de pesquisar o que é SLI e é quando usa varias GPU para dar 1 só video.
Aqueles “N/A” que você vê e que te assusta é que não tem a tecnologia na GPU.
Por exemplo o “Video input” esta N/A ele significa que a GPU suporta entrada de video.
A sua GPU recebe video ou gráficos externo?
Com o driver da Nvidia, sim. Com o Nouveau… O desempenho em jogos para essas placas mais atuais ainda é ruim: The Open-Source NVIDIA/Nouveau vs. NVIDIA Linux Driver At The End Of 2019 - Poor But A Lot Of Hope - Phoronix
Não é culpa dos desenvolvedores, é claro. Eles são forçados a fazer engenharia reversa por conta das políticas da Nvidia. É o melhor que eles conseguem. É até impressionante considerando que a Nvidia bloqueia o acesso à maior parte da documentação.
Então só que o que acontece.
Tem vários detalhe de descredibiliza o link que você mando com exceção de distros com kernel antecessores ao 5.5 que é o kernel testado.
E o link do benchmark é de 2019.
O que eu mandei acima é sobre o que á de mais recente no driver Nouveau o kernel 5.12 etc, já que o Nouveau tem 3 partes que é no Xorg, kernel, mesa.
O “Pascal” tem reclock?
O Pascal não tem reclock manual ainda.
Já a Maxwell tem reclock manual e no benchmark 2019 não foi usado reclock.
Como o “Pascal” não tem reclock então realmente não é viável para jogos ainda, mesmo o 2D e 3D estando terminado.
Ate acabar o suporte da Nvidia tem muitos anos 1 década ou quase 1 década para implementar o reclock.
Não sei de outras coisas da nvidia, mas o fato é que o driver nouveau não roda bem os games. Esse é o driver free. O driver proprietário até roda bem, mas tem erros chatos.
O Pascal ainda não tem reclock no Nouveau.
Eu mostrei la em cima o que é:
A sua GPU tem reclock?
Eu vou testar o Nouveau com o kernel mais recente depos de abril que é quando eu vou formatar a minha maquina.
Claro que sera um teste, eu não vou deixar o proprietário para usar Nouveau ate o suporte da Nvidia acabar.
Meninos testei o Nouveau hoje porque eu formatei a minha maquina para instalar o Lubuntu 20.04.
Eu fiz o reclock manual e a minha GPU GTX750 e veja os resultados.
Primeiro usando Nouveal:
E o segundo com o driver da Nvidia:
Quando acabar o suporte da minha GPU pela Nvidia é provável que eu não precisarei trocar a minha GPU para brincar dos joguinhos que eu tenho agora.
1 curtida