Internet cabeada não funciona no Ubuntu

Como ativa a ancoragem USB do Wifi? .

Pluga o celular no usb, nas configs dele de wifi deve ter algo como ancoragem ou tethering

Consegui conectar mas não ta aparecendo drivers para baixar em programas e atualizações, só funciona quando o celular ta plugado. .

1 curtida

Não precisa de drivers para internet cabeada.

Faz assim:
1- Certifique que o cabo está bem conectado.
2- No terminal, digite:

sudo ifdown -a
sudo ifup -a
sudo dhclient

E veja se funciona com:

ping 8.8.8.8

1 curtida

Não funcionou

Qual o erro que dá?

1 curtida

Opa galera, boa noite. Sim, sou novo no Ubuntu e estou com o mesmo problema, acabei de baixar e atualizar os drivers dele, mas continua dizendo que não está conectado a rede cabeada, sendo assim, o conectei a um usb como o rapaz ali disse e agora estou aqui em busca de respostas. Desde já agradeço.

use o comando lspci e lsusb para ver qual chip de rede cabeada vc tem. depois baixe o pacote net-tools por wifi e rode “ifconfig” p ver se ela está ativa.

Tive alguns problemas com a minha placa de rede no Pop!_OS, como a base é ubuntu e a placa mãe é semelhante, aqui vai o que aconteceu comigo e pode te ajudar:

Tenho a Placa mãe GIGABYTE GA-AB350M-DS3H V2, que possui a placa de rede da Realtek, provavelmente igual à sua, aqui tem a descrição mais completa, estava no 20.04, mas atualizei para o 21.04 e a solução abaixo, que apliquei no 20.04, continuou funcionando depois de atualizar.

Havia instalado o Pop que vinha com o Kernel na versão 5.4.x, aí nas atualizações que levavam o kernel para a versão 5.8.x, a rede parava de funcionar.

Restaurei a versão anterior e comecei a comparar, o que mudava e vinha nessa atualização. Pelo que pude perceber, na versão 5.4 o módulo de kernel referente a rede é R8168, aí ao passar para o 5.8, esse R8168 é removi e é instalado o R8169.

Pelo que li, esse R8168 é descrito como “module built from source provided by Realtek.”, ou seja, ele vem do fabricante, enquanto que o R8169 parece ser mais genérico.

Como solucionei?

Baixei o driver do site da Realtek, que é a versão R8168, que suporta vários modelos de placas de rede. Aí instalando esse módulo a rede volta a funcionar. Caso em uma atualização essa versão seja substituída novamente, basta ter ele já baixado no computador reinstalar. Não é a solução ideal, mas funciona para mim, e é melhor que manter um kernel mais antigo.

Essa solução não garantida, vai depender da sua placa de rede, mas sendo Realtek e pela descrição do sintomas, deve dar certo.

Opa rapaziada, não sei bem como dizer o quão agradecido eu to, na verdade não sei nem como tudo funcionou. Então, dps de ter usado sudo if down -a, ele pediu pra instalar uns pacotes, pareciam pacotes de servidores, invés de instalar somente o do if down -a eu fui pro outro que não lembro o nome, após isso eu reiniciei a máquina e ela logo após o boot começou a pingar, não sei aonde, mas tava parecendo uma conexão sabe ? Então quando ligou a internet cabeada continuava sem conectar, e quando foi hoje a ela pegou, simplesmente assim. Enfim, não sei como tudo foi resolvido mas eu so agradeço. #paz

1 curtida