Instalar Wine no Linux Mint 19.3

Eu vou abri um post aqui e vou demonstra, vou grava um vídeo com essa PPA ai e vou mostra como que resolve esse problema .

1 curtida

Vou tentar seu procedimento novamente… eu me lembro de ter removido PPAs e chaves …fazer uma limpeza antes de fazer o seu procedimento… mas eu vou fazer novamente, pois acho que deixai passar alguma coisa … vlw novamente :+1:

Não formata não, já to gravando aqui o passo a passo e vou abri um post e vou coloca o vídeo no YouTube e te marco nele pra você vê como que resolve e vai vê que se você formata vai da o mesmo problema

1 curtida

Blz cara… vou esperar o vídeo … :smile: até pq eu to sem coragem pra formatar… :sweat_smile:

Já to upando e vou abri o post

Ta ai:
Eu fiz rápido mas depois olho e edito melhor.

1 curtida

O Linux Mint parce estar com problemas pra adicionar repositórios. Também não consegui adicionar nem pela linha comando nem pela interface gráfica, dá esse mesmo erro. Adicionei o repositório manualmente também, só que criei o arquivo wine.list em /etc/apt/sources.list.d/ ao invés de additional-repositories.list.

1 curtida

Aqui broder, postei esse tuto anteontem, tenta seguir esses passos que talvez dê certo

https://plus.diolinux.com.br/t/como-instalar-o-wine-5-0-no-ubuntu-18-04-19-10-mint-19-x

1 curtida

Apenas consigo assim tb… você conseguiu instalar o Wine?

Cara… tentei seu tutorial novamente… da o mesmo erro …eu devo estar com a mente cansada e não estou fazendo algo direito :sweat:… vou tentar amanha… Obrigadão pela disposição… mas amanha eu tento novamente… vlw mesmo :+1:

Você não deve ta removendo a PPA não adianta adiciona a PPA correta e deixa a outra PPA ou não desinstalo o wine antigo o que faz você cai no mesmo erro, no vídeo eu ainda demonstrei o porque do erro e depois desinstalei o wine e removi a PPA pra vê o problema é com eles.
Assista o vídeo que coloquei no fim do post e faça tudo na ordem que eu postei que vai consegui.

Conseguir instalar sim, só dei sudo apt update depois de adicionar o repositório e
sudo apt install --install-recommends winehq-stable, e instalou. Mas eu não tinha nenhuma versão anterior do wine instalada.

1 curtida

Quando eu limpo os PPAs fica assim eu removo tudo até a chave

ls /etc/apt/sources.list.d/         
git-core-ppa-bionic.list  keybase.list                        teamviewer.list                    vscode.list
google-chrome.list        official-package-repositories.list  ubuntu-x-swat-updates-bionic.list  yarn.list
insync.list               spotify.list                        virtualbox.list

cat /etc/apt/sources.list                               
#deb cdrom:[Linux Mint 19.2 _Tina_ - Release amd64 20190729]/ bionic contrib main non-free
deb [arch=amd64] https://download.docker.com/linux/ubuntu bionic stable

Mas ou vou tentar amanha novamente

Se o problema está na compatibilidade da versão 5 do wine com o ubuntu 18.04, como um ultimo recurso vc pode tentar instalar a versão 4 do wine.

com o respositorio ppa já incluido e com o update feito, esse comando abaixo mostra as versões disponíveis de um programa no respositorio, normalmente os programas tem apenas uma versão no repositorio, mas existe outros que deixam algumas versões pro user poder escolher, que é o caso do wine:
sudo apt-cache policy winehq-stable

aí vc escolhe a versão 4 mais recente, aqui para mim é a 4.0.3, instala com o seguinte comando

sudo apt install --install-recommends winehq-stable=4.0.3~bionic

se vc não definir uma versão ele instala a versão candidata que no momento é a 5.0.0~bionic


Não é o ideal ficar na versão 4 do wine, mas pode ser que resolva de forma paliativa.

Pessoal, eu percebi algo que pode ser o problema.
Eu executei o comando que o @mrkalvin falou e o resultado foi esse:

sudo apt-cache policy winehq-stable
[sudo] senha para rogerio:           
winehq-stable:
  Instalado: (nenhum)
  Candidato: 5.0.0~bionic
  Tabela de versão:
     5.0.0~bionic 500
        500 https://download.opensuse.org/repositories/Emulators:/Wine:/Debian/xUbuntu_18.04 ./ Packages
     4.0~bionic 500
        500 http://packages.linuxmint.com tricia/import amd64 Packages

Note que aparece um repositório com a versão 4.0…neste caso acredito que o @YugiMoto está certo em relação de eu não ter removido o “PPA bugado”, porém não acho que dá/pode? remover este repositório.
Apesar do Mint ser baseado no Ubuntu, acredito que por causa de algumas diferenças fazem com que a solução não seja exatamente a mesma.

No caso a sugestão do @mrkalvin em instalar a versão 4.0. da o mesmo erro

sudo apt install --install-recommends winehq-stable=4.0~bionic  
[sudo] senha para rogerio:           
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram retirados da "Incoming".
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
 winehq-stable : Depende: wine-stable (= 4.0~bionic)
E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.

Sobre a sugestão do @Artur no primeiro comando para instalar as dependências da o seguinte erro:

sudo apt-get install libgnutls30:i386 libldap-2.4-2:i386 libgpg-error0:i386 libxml2:i386 libasound2-plugins:i386 libsdl2-2.0-0:i386 libfreetype6:i386 libdbus-1-3:i386 libsqlite3-0:i386
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
libgpg-error0:i386 is already the newest version (1.27-6).
libgpg-error0:i386 configurado para instalar manualmente.
Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram retirados da "Incoming".
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
 libasound2-plugins:i386 : Depende: libpulse0:i386 (>= 0.99.1) mas não será instalado
 libsdl2-2.0-0:i386 : Depende: libpulse0:i386 (>= 0.99.1) mas não será instalado
E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.  

A sugestão do @CanalOCaraDoTI2 eu já havia testado ontem e tb não deu.

Em algum momento na atualização do Sistema de uma versão para outra não é perguntado sobre manter pacotes?? ou algo assim??
Estou perguntando isso pq parece que me lembro quando fui atualizar o Mint.
Acho que isso é que está dando estes problemas.

Agradeço a todos pela disposição em me ajudarem… vlw galera!!

Eu não uso mint mas creio que essa PPA ai é do mint, não?
Sei lá, nunca me interessei no mint.
Aqui o meu retorna isso:

Em todo caso eu recomendo você remove a PPA e tenta faze a instalação e depois adiciona essa PPA de novo, pois pelo nome ela é do mint e ela vai faze falta creio eu. Se quiser eu atualizei o meu post lá, ta mais organizado agora eu tinha feito correndo.

1 curtida

Pessoal consegui resolver!!! eu fiz o seguinte:

Primeiro: Mantive somente o repositório 'Oficial do Mint que é este

Depois peguei os passos daqui Wine Stable install on Linux Mint 19.3 Gives Error - WineHQ Forums
que foram:
sudo apt-get install libgnutls30:i386 libldap-2.4-2:i386 libgpg-error0:i386 libxml2:i386 libasound2-plugins:i386 libsdl2-2.0-0:i386 libfreetype6:i386 libdbus-1-3:i386 libsqlite3-0:i386

Estas dependências são as mesmas citadas no tutorial do @Artur Como Instalar o Wine 5.0 no Ubuntu 18.04/19.10/Mint 19.x que por algum motivo tava dando erro na instalação quando tentei.

Depois confirmei se as duas bibliotecas estavam instaladas: libfaudio0 libfaudio0:i386

apt-cache policy libfaudio0 libfaudio0:i386
libfaudio0:
  Instalado: 19.07-0~bionic
  Candidato: 19.07-0~bionic
  Tabela de versão:
 *** 19.07-0~bionic 100
        100 /var/lib/dpkg/status
libfaudio0:i386:
  Instalado: 19.07-0~bionic
  Candidato: 19.07-0~bionic
  Tabela de versão:
 *** 19.07-0~bionic 100
        100 /var/lib/dpkg/status

Depois tentei instalar

sudo apt-get update
sudo apt-get install -f
sudo apt install --install-recommends winehq-stable

Com isso consegui instalar a versão 4. Instalei o que precisava instalar e funcionou.
Ai já que havia funcionado resolvi tentar atualizar para a versão 5 então segui os passos da wiki : Ubuntu WineHQ Repository - WineHQ Wiki

Primeiro tentei remover o wine mas não consegui

sudo apt remove wine 
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Pacotes virtuais como 'wine' não podem ser removidos
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

Depois segui com o processo de instalação

wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key
sudo apt-key add winehq.key

sudo apt-add-repository 'deb https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ bionic main'

sudo apt update

sudo apt install --install-recommends winehq-stable

Pronto agora esta na versão 5.0

Obrigado a todos, pois para chegar nesta solução peguei dica de todos… Vlw galera!!!

3 curtidas

Boa noite…fiz tudo conforme o descrito e nada de conseguir.

Acho que preciso instalar o libfaudio0: i386 na versão 20.01 né?

1 curtida

Olá… sim precisa instala-lo… Você está com exatamente com o mesmo problema que o meu? Você está usando o Mint 19.3? Estou perguntando pois talvez o meu “tutorial” não seja o melhor pq eu tive que passar por várias tentativas e passos. O pessoal ai acima fizeram tutoriais passo a passo.
Se você já tentou os tutoriais do pessoal ai acima e mesmo assim tá com problemas ai neste caso da para seguir minha solução.
Algo que tem que sei feito antes da instalação é adicionar a arquitetura i386 você ja fez isso?

sudo dpkg --add-architecture i386

e para instalar a lib pode ser baixando aqui

https://download.opensuse.org/repositories/Emulators:/Wine:/Debian/xUbuntu_18.04/i386/libfaudio0_19.07-0~bionic_i386.deb

Fala Rogerio, estou com o mesmo problema que vc…utilizo o Mint 19.3 mesmo.
Ainda não consegui resolver, segui os passos da galera e nada =…sigo na tentativa.
Também não consegui baixar o libfaudio0: i386 na versão 20.01 .