Instalar linux no m11w multilaser

Meus parabéns! Creio que, será muito útil para outras pessoas, já que muita gente adquiriu esse equipamento durante a pandemia.

Talvez, se resolva em uma atualização futura do Chrome OS Flex, já que ele ainda é um beta, há até 3 semanas atrás por exemplo, não dava para usar aplicativos Linux, agora com a última atualização já é possível.
Talvez por enquanto, o Cloudready seja uma alternativa melhor até sair a versão final do Chrome OS Flex, eu pelo menos tentaria.
No pior dos casos, você pode tentar usar um bom adaptador externo de wifi nele.

2 curtidas

A sim, e testei os 2, Chorme OS e o Claudready, os 2 sem sucesso no wifi.

Mas vou dar uma pesquisada nos drives agora.

Valeu msm pela ajuda meu camarada

2 curtidas

Cara, sabe como editar o titulo do topico? e alterar para resolvido?

Você quer mudar o título ou o teor do tópico? Vá até o texto e clique em um ícone de lápis. Para marcar como resolvido/solucionado, vá até a resposta que mais te ajudou e clique em em um ícone com um símbolo de ok com a descrição “Solução”.

Valeu tiago!

ah pessoal, quem quiser voltar para o win depois de testar o linux nesta maquina, o PC280 vem com win11, porem o win10 fica ligeiramente melhor - nesta maquina fraca qualquer melhora é bem vinda rs.

1 curtida

Boa tarde pessoal, deixa eu dar um pitaco… Tbm possuo um M11W e estou brincando com ele nas horas de folga. Eu testei VARIAS distros Linux nele. Algumas com boa responsividade, porém não sobe o áudio. As mais completas são da linha Ubuntu (Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu Budgie) mas tbm sem touch.
Apenas o MX Linux Fluxbox ta rodando legal, rápido mas sem touchscreen, e nem giroscópio (para a rotação auto da tela). Nenhuma delas, por incrível que pareça chega a ser tão rápida quanto o W10, versão 1709… Nele tudo roda e é mais rápido que as Linux. Porém, é a versão antiga do W10, e com Atualizações desabilitadas e sem o Windows Defender. Na instalação final, fico com 11,5Gb livres no C e sem programas abertos, com 980Mb de uso de Ram.
Se instalar versão atual do W10, fica pesado…
Na versão 1709 o boot é mais rápido tbm. Como eu uso ele apenas pra navegar na internet, salvar algo no Drive, editar algum texto, o W10 desatualizado vai… Sem acesso à bancos etc… Porém, fica o risco…
Se tiveres oportunidade, testa o MX Linux Fluxbox… ta bem legal aqui, atualizado…
Espero ter contribuído… Abç

4 curtidas

São várias as distros de Linux indicadas a computadores modestos, mas, no Brasil, diversos dos modelos “populares” de computador portátil são umas combinações de componentes baratos muito peculiares. Bem ou mal, as distros são pensadas para computadores convencionais, então temos esses problemas de compatibilidade — e nem o Chrome OS e o CloudReady escapam…

O pior é que não existe versão oficial de Windows “light”. Termina que o notebook “popular” vem de fábrica com o Win10, muito inadequado ao hardware, exigindo demais do equipamento e ocupando espaço demais em máquinas que chegam a ter só 32 Gb para armazenamento.

3 curtidas

Como já orientei antes: Tente com o Xubuntu Core 22.04 e utilizar apps em AppImage.

Dê preferência a apps Lights como OpenOffice, Falkon, Firefox e Seamonkey.

Na instalação deixe uma partição com espaço de swap semelhante a sua RAM.

Se puder, use um SD Card classe 10, e instale a sua /home nele.

1 curtida

ja Tentou o Fyde OS? ou o Brunch Framework(criar uma Imagem Bootavel de chrome OS)?

Download - FydeOS

GitHub - sebanc/brunch: Boot ChromeOS on x86_64 PC (supports most Intel CPU/GPU or AMD Ryzen / Stoney Ridge)

1 curtida

Opa, sim, já testei… várias distros… essas config que vc recomendou tbm… mas acredite (só vendo pra acreditar), nessa máquina o W10 (1709) ainda é mais rápido. Sem contar que o touch de tela e giroscópio funcionam… To fazendo uma versão Light baseada no 21H1 tirando todas as firulas do windows que não uso (Cortana, loja, auto-update, pacotes de linguagem etc…) vamos ver como fica…
E não custa testar esse Fyde OS tbm…
Obrigado pela respostas
Abç

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.