Instalação de drive wireless usb Realtek 8188EU

Tem algum botão físico pra ligar/desligar a wifi?

Bom, não tenho certeza, mas pra mim esse módulo já vem no kernel. Talvez seja interessante rodar um sudo dmesg para ver se há algum problema na inicialização.

Não não, na teoria é só plugar e usar.

No windows ela funciona normal, só aqui que estou tendo dificuldades.

Só estou querendo utiliza-la porque por alguma razão obscura o linux reconhece ela, ela pega dhcp do roteador mas não está navegando, a conexão está ficando muito lenta, a placa em questão é uma D-LINK dwa 131 b1, que é reconhecida automaticamente, mas não navega, imagino que talvez possa ser a interferencia entre o mouse e teclado sem fio, ou algo do genero.

mas voltando a esta que estamos falando no tópico, ela é só plugar e usar.

Não acredito que ela seja reconhecida automaticamente, pois, nem o Mint nem o ubuntu nem o suse reconheceram ela.

Aqui é possível notar que ela está conectada na usb.

Conseguiram resolver esse problema. Comprei esse mesmo adaptador, no Windows funcionado plug & play, no mint não funciona nem com magia.
Instalei o driver que vem no cd e nada.

Luis, teste esse passo-a-passo que funcionou para mim, baseado em alguns artigos como nesse:

sudo apt update
sudo apt-get install -f
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get -y install dkms build-essential git
mkdir DriverBuild
cd DriverBuild/
git clone https://github.com/ulli-kroll/rtl8188fu.git
cd rtl8188fu
make
sudo modprobe cfg80211
sudo insmod rtl8188fu.ko
sudo make installfw

sudo install -p -m 644 rtl8188fu.ko /lib/modules/$(uname -r)/kernel/drivers/net/wireless/
sudo depmod -a $(uname -r)
sudo update-initramfs -u
sudo reboot

Espero ter ajudado!!

Carlos Menezes

9 curtidas

Deu muitíssimo certo.
Só acho ruim você precisar de internet para instalar uma placa de internet. kkkkk

Criei a conta no site só pra te agradecer, muito obrigado!

2 curtidas

Parabéns pelo bom trabalho e compartilhamento.
Havia pesquisado e tentado numerosas alternativas sem sucesso; até usar esse método e resolver esse “caso” de conexão.
Também criei a conta principalmente para agradecer.

Meus respeitos,
Arai.

1 curtida

Criei a conta somente pra agradecer também! Funcionou perfeitamente para o RTL88188eus! Já estava tentando de diversas formas e nada, até acabei deletando todos os drivers em uma das tentativas. Mas essa foi de primeira. Obrigado pelo compartilhamento!

1 curtida

o kernel xamod tem o driver para ela:
/usr/lib/modules/5.18.6-xanmod1-x64v2/kernel/drivers/staging/r8188eu

xanmod kernel: https://xanmod.org/

diolinux: