Ontem à noite e hoje de manhã o wifi está funcionando bem. Será que arrumaram?
UPDATE: 1 minuto depois que postei, o wifi desconectou. Portanto, ainda não arrumaram.
Ontem à noite e hoje de manhã o wifi está funcionando bem. Será que arrumaram?
UPDATE: 1 minuto depois que postei, o wifi desconectou. Portanto, ainda não arrumaram.
Não teve atualização. O kernel com problema é o 5.16.14.200. Tem que ser um posterior a esse.
O Fedora 36 beta já está com o kernel 5.17 mas eu não sei se está com esse problema também.
Tem que esperar a atualização. Sua máquina deve estar com problema, oque você pode fazer pra contornar o problema é um downgrade para a versão anterior enquanto aguarda.
Usa o drive ath9k?
Tentou criar o arquivo e adicionar a opção
/etc/modprobe.d/ath9k.conf
options ath9k nohwcrypt=1
Eu fiz isso aqui no meu e o WiFi ainda ta com problemas, por hora vou ficar em uma versão mais antiga do Kernal mesmo, acho que por enquanto é a única solução
Se está funcionando, ótimo.
Espere um tempo e teste novamente se quiser.
Pelo que eu entendi, já enviaram uma sugestão de correção no código, mas ainda não foi aceita no “upstream”. Imagino que em breve teremos isso funcionando novamente. Fiz o boot usando o kernel 5.16.14-200.fc35.x86_64 e, por enquanto, está funcionando.
Isso é um problema do kernel.
Disseram que o LTS 5.15.29 e 5.15.30 também estão com problemas, e o 5.17 também não foi corrigido ainda (tá no repositório testing do Arch caso alguém queira tentar).
Voltei pro 5.16.14 no Arch e o jeito é esperar o Linus liberar o fix pra gente hehe
PS: Talvez a equipe do Fedora tenha feito alguma feito alguma coisa na versão 5.17, tem um pessoal falando que pra eles consertou.
Não sei se consertaram, pq uso cabeada na maior parte do tempo (tirei do cabo pra testar) e tirando uma velocidade um pouco baixa (50-55 Mbps de 100 possíveis com minha placa de 2.4 GHz), não vi instabilidades. Testei no 5.16.16.arch1-1 e no 5.15.31-1 LTS, a conexão tá firme - os kernels foram instalados hj no Reborn, após passar uns dias no Manjaro, onde uso normalmente o 5.10-xanmod-lts
A correção foi feita mas ainda não está disponível. O rapaz que fez a correção botou o link. https://koji.fedoraproject.org/koji/taskinfo?taskID=84697781
É o kernel-5.16.17-201.fc35.
Gente, saiu a correção. Podem atualizar normalmente.
É o kernel 5.16.17. E pode marcar esse tópico como solucionado também.
Gente, definitivamente o problema não está resolvido. De fato é outra versão do kernel mas o comportamento estranho permanece.
Isso significa que ainda não corrigiram esse erro no kernel, vc já tentou iniciar com um kernel mais antigo que funcionava?
Por favor, leia as partes anteriores.
Depois de usar por algumas horas eu percebi que o problema ocorre na rede 5G. Na 2G fica estável. Como eu já vi que a discussão e o relato de problemas está ocorrendo no bugzilla eu nem vou me da ao trabalho de postar isso lá porque certamente tem gente muito mais capacitada que eu pra discutir o problema. Então o jeito é continuar aguardando. Eu vou seguir com a versão problemática do kernel usando apenas o 2G. Isso é satisfatório pra min e manter apenas o kernel congelado no silverblue é um processo chatinho.
Fiz o teste aqui e é fácil manter em um kernel antigo no Silverblue, instalei os pacotes .rpm do kernel de versão desejada com o comando “rpm-ostree override replace”. Assim ele vai ficar persistente e sempre aplicar o override depois de um update:
rpm-ostree override replace https://kojipkgs.fedoraproject.org//packages/kernel/5.16.14/200.fc35/x86_64/kernel-5.16.14-200.fc35.x86_64.rpm https://kojipkgs.fedoraproject.org//packages/kernel/5.16.14/200.fc35/x86_64/kernel-core-5.16.14-200.fc35.x86_64.rpm https://kojipkgs.fedoraproject.org//packages/kernel/5.16.14/200.fc35/x86_64/kernel-modules-5.16.14-200.fc35.x86_64.rpm https://kojipkgs.fedoraproject.org//packages/kernel/5.16.14/200.fc35/x86_64/kernel-modules-extra-5.16.14-200.fc35.x86_64.rpm
e caso queira voltar ao versionamento current, basta:
rpm-ostree reset
e reiniciar.
Em relação ao bugzilla.
Parabéns @victorff, todo mundo espera que alguém vá lá e faça por nós.
Você foi lá e fez!
Pra mim o problema persiste mesmo na rede 2G…
Gente, agora sim foi efetivamente corrigido.
Já estou usando dês de ontem.
Já entrei em hibernação e voltei, reiniciei, usei por longos períodos.
Ta tudo certo.
É o kernel 5.16.18-200.fc35.x86_64.
Podem atualizar.
E @jesielsr obrigado cara mas eu não fiz nada de demais. Gostaria de ter feito mas eu não tenho o conhecimento pra isso. E eu gosto do projeto, quero que tudo funcione direitinho como não estou pagando pra usar quero ajudar de alguma forma que seja possível. É o mínimo que eu posso fazer.
Testei aqui na minha máquina e ta funcionando de boa agora também, muito obrigado por avisar vou marcar a sua resposta como solução também.
Só por curiosidade você sabe se esse problema do Wi-Fi afetou essa mesma versão do Kernel em outras distros ou é um problema específico do Fedora?
Independente do que seja fico feliz por terem corrigido relativamente rápido (:
Não sei dizer. Atualmente só uso o fedora.