Iniciando em Python - Linux

Iniciando em Python - Linux

Este tópico tem como objetivo lhe dar um breve caminho para o desenvolvimento Python no Linux

Instalação do Python:

O python já vem pré-instalado na maioria das distros, como Ubuntu, Fedora, openSUSE, etc.
Para verificar, digite em seu terminal:
$ python3 -V
Que deve retornar:
Python 3.x.x (em que “x” significa um número)

Para usar o modo interativo, digite:
$ python3

Instalação do Pip (gerenciador de pacotes Python):

O pip é um dos gerenciadores de pacotes mais famosos do Python, mas que também pode ser substituído por outros, como o anaconda (data science).
Para instalar, digite em seu terminal:

$ sudo apt install python3-pip Debian/Ubuntu
$ sudo dnf install python3-pip Fedora
$ sudo zypper install python3-pip openSUSE
$ sudo pacman -S python3-pip Arch Linux

Para verificar se foi instalado, digite:
$ pip (Python2/3) ou $ pip3 (Python3)

Editor/IDE para os meus scripts:

Aqui tenho algumas recomendações de editores e IDEs para Python, que funcionam em linux:

Visual Studio Code: o que uso atualmente

  • Disponível em .deb (Debian/Ubuntu), .rpm (Fedora/OpenSUSE) e Snap (Ubuntu ou outras);
  • Gratuito (Open Source).

Pycharm:

  • Disponível em Tarball (todas as distros) e Snap (Ubuntu ou outras);
  • Gratuito/open source (community) e pago (professional).

Sublime Text 4:

  • Disponível via repositório (Debian, Ubuntu, Arch, Fedora, CentOS e openSUSE) e Snap (Ubuntu ou outras);
  • Pago (freeware) código fechado.

OBS: freeware = qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties.

Espero que tenha lhe ajudado :slight_smile:

8 curtidas

Recomenda algum curso online? Me interesso bastante por python, mas não tenho qualquer base ou formação em ti. Mas o VScodium já está instalado😁

3 curtidas

Recomendo assistir os cursos do Curso em Vídeo, foi ele que me “iniciou” na programação, recomendo muito

2 curtidas

Tem a recomendação do @EasterEgg que é muito boa e tem a Data Science Academy, para quem quer entrar no mundo da ciência de dados. O curso de python deles é gratuito:

2 curtidas

A continuação deste tópico pode ser encontrada em: Criando um novo ambiente virtual em Python - Linux