Gostaria de saber sobre distribuições Linux com a FluxBox sendo sua DE principal

No outro tópico ali sobre Gentoo você estava dizendo que achava que ele era a melhor opção para você, rsrs. O que aconteceu? :smiley: :grin:

1 curtida

Pesquisei “como instalar Gentoo” no Google, e me assustei com o resultado kkkk

1 curtida

Sim, é tudo compilado, a menos que você queira aprender Linux muito a fundo, queira programar ou construir sua própria distro, fuja do Gentoo. Só que existe uma alternativa: o Sabayon conforme eu deixei no link acima. Ele é um derivado amigável do Gentoo e tem como opção seu querido Fluxbox.

1 curtida
1 curtida

Se bem que com o Devuan eu consegui uma coisa bem legal, acho que pela falta do systemd o sistema ficou bem economico, e talvez enxugando um pouco mais eu consiga derrubar o uso de ram para 80mb ou até 70mb

1 curtida

Eu sei como é…

1 curtida

É uma excelente opção para quem quer quebrar a rotina e instalar um ou mais WMs, sem necessariamente precisar carregar toda a parafernália de um DE para utilizar as ferramentas administrativas do sistema. Um usuário minimamente intermediário consegue se virar bem com o YaST2, principalmente se entender os conceitos-chave da distribuição.

Eu uso o openSUSE Leap com um FVWM bem customizado e acho maravilhoso. Há vários anos atrás (na época do kernel da série 2.6), migrei do Slackware para o openSUSE por não dar conta de ficar mantendo os pacotes na mão, mesmo usando SlackBuilds (e tendo um amigo que também usava Slackware e tinha um repositório bem grande de SlackBuilds). No final das contas, eu migrei para o openSUSE e ele migrou para o Fedora.

Se eu preciso compilar algum pacote, posso escrever uma especificação e o Build Service compila pra mim na nuvem. Isso se já não tiver algum pacote confiável pronto, de um dos projetos temáticos do próprio OBS.

3 curtidas

Seu eu não fosse tão preguiçoso, em relação a trocar o dual boot que tenho aqui, com certeza usaria o OpenSuse. Quando usei, gostei bastante do zypper e da distro em si. É uma ótima distro mesmo, pena que tem uma comunidade, em relação as .deb, pequena aqui no Brasil.

2 curtidas

A única coisa que me desanima em relação ao fluxbox, blackbox, etc. É a falta de temas, já pesquisei temas pra eles mas são tão poucos e com uma cara antiga.

1 curtida

Sim, sim são bem poucos temas mesmo, mas isso não me encomoda, até porque o meu objetivo aqui é fazer um sistema operacional super enxuto, que consuma o minimo de RAM.

1 curtida

Leveza é muito bom mesmo

1 curtida

Então eu peguei um tema economico e “feio” e o resto dos temas padrões eu removi.

1 curtida

Meu dual-boot com o Devuan e Fluxbox tá iniciando muito rápido, demora uns 10 segundos para iniciar, e o já esperado Debian+LXDE+XFCE+WindowMaker está demorando de 70 segundos até um minuto para iniciar! Mas né kkk isso já era de se esperar!

1 curtida

Eita, nível de leveza absurdo! E quanto de memória ele usa?

1 curtida

no começo utilizava uns 95mb ram, agora com algumas remoções, consome 89mb ram.
vou tentar optimizar ainda mais o sistema, espero chegar em 70mb ou 75mb

1 curtida

Nossa kkkkk, eu vi que um gentoo limpinho, pré instalado com xfce usa em torno de 130mb

1 curtida

Então imagine um Gentoo redondinho, compiladinho para a minha máquina, sem alguns lixos, e com um Fluxbox, acho que bate na casa dos 50~60mb fácil.

1 curtida

Seria lindo demais ver um sistema leve assim né

1 curtida

Sim, sim, eu quero fazer mais coisas com um sistema operacional desse jeito, minha irmã tem um velho pc de guerra com 2gb ram, e um sistema com esse consumo de RAM seria uma maravilha.

1 curtida

Kkk, mas tipo, mudando um pouco de assunto, o chrome faz minha cpu parecer um ventilador no máximo, se o uso tiver em 09% sobe pra 93% rapidão

1 curtida