No outro tópico ali sobre Gentoo você estava dizendo que achava que ele era a melhor opção para você, rsrs. O que aconteceu?
Pesquisei “como instalar Gentoo” no Google, e me assustei com o resultado kkkk
Sim, é tudo compilado, a menos que você queira aprender Linux muito a fundo, queira programar ou construir sua própria distro, fuja do Gentoo. Só que existe uma alternativa: o Sabayon conforme eu deixei no link acima. Ele é um derivado amigável do Gentoo e tem como opção seu querido Fluxbox.
Se bem que com o Devuan eu consegui uma coisa bem legal, acho que pela falta do systemd o sistema ficou bem economico, e talvez enxugando um pouco mais eu consiga derrubar o uso de ram para 80mb ou até 70mb
Eu sei como é…
É uma excelente opção para quem quer quebrar a rotina e instalar um ou mais WMs, sem necessariamente precisar carregar toda a parafernália de um DE para utilizar as ferramentas administrativas do sistema. Um usuário minimamente intermediário consegue se virar bem com o YaST2, principalmente se entender os conceitos-chave da distribuição.
Eu uso o openSUSE Leap com um FVWM bem customizado e acho maravilhoso. Há vários anos atrás (na época do kernel da série 2.6), migrei do Slackware para o openSUSE por não dar conta de ficar mantendo os pacotes na mão, mesmo usando SlackBuilds (e tendo um amigo que também usava Slackware e tinha um repositório bem grande de SlackBuilds). No final das contas, eu migrei para o openSUSE e ele migrou para o Fedora.
Se eu preciso compilar algum pacote, posso escrever uma especificação e o Build Service compila pra mim na nuvem. Isso se já não tiver algum pacote confiável pronto, de um dos projetos temáticos do próprio OBS.
Seu eu não fosse tão preguiçoso, em relação a trocar o dual boot que tenho aqui, com certeza usaria o OpenSuse. Quando usei, gostei bastante do zypper e da distro em si. É uma ótima distro mesmo, pena que tem uma comunidade, em relação as .deb, pequena aqui no Brasil.
A única coisa que me desanima em relação ao fluxbox, blackbox, etc. É a falta de temas, já pesquisei temas pra eles mas são tão poucos e com uma cara antiga.
Sim, sim são bem poucos temas mesmo, mas isso não me encomoda, até porque o meu objetivo aqui é fazer um sistema operacional super enxuto, que consuma o minimo de RAM.
Leveza é muito bom mesmo
Então eu peguei um tema economico e “feio” e o resto dos temas padrões eu removi.
Meu dual-boot com o Devuan e Fluxbox tá iniciando muito rápido, demora uns 10 segundos para iniciar, e o já esperado Debian+LXDE+XFCE+WindowMaker está demorando de 70 segundos até um minuto para iniciar! Mas né kkk isso já era de se esperar!
Eita, nível de leveza absurdo! E quanto de memória ele usa?
no começo utilizava uns 95mb ram, agora com algumas remoções, consome 89mb ram.
vou tentar optimizar ainda mais o sistema, espero chegar em 70mb ou 75mb
Nossa kkkkk, eu vi que um gentoo limpinho, pré instalado com xfce usa em torno de 130mb
Então imagine um Gentoo redondinho, compiladinho para a minha máquina, sem alguns lixos, e com um Fluxbox, acho que bate na casa dos 50~60mb fácil.
Seria lindo demais ver um sistema leve assim né
Sim, sim, eu quero fazer mais coisas com um sistema operacional desse jeito, minha irmã tem um velho pc de guerra com 2gb ram, e um sistema com esse consumo de RAM seria uma maravilha.
Kkk, mas tipo, mudando um pouco de assunto, o chrome faz minha cpu parecer um ventilador no máximo, se o uso tiver em 09% sobe pra 93% rapidão