Google Chrome para iOS facilita o uso com uma só mão

Enquanto smartphones eram novidades, havia a ideia de facilitar o uso com uma só mão, onde o polegar poderia alcançar qualquer canto da tela. Hoje em dia, grande parte dos usuários não tem esse tipo de preocupação, podendo preferir telas imensas.

Entretanto, algumas fabricantes como a Apple ainda buscam de alguma forma atender a este público, oferecendo dispositivos menores e adaptando a disposição da interface. No navegador Safari, por exemplo, desde o iOS 15, a barra de endereço e botões, tipicamente localizados na parte de cima, foram posicionados na porção inferior, mantendo-se próximos ao teclado, reduzindo o deslocamento dos dedos.

A tendência foi seguida pelo Google Chrome, que na edição 119 para iOS, o conteúdo da barra, que era dividido entre a base e o topo, agora se concentra na base. Dessa forma, as edições do navegador para smartphones Apple e Android, tornam se ainda mais distintas. O usuário pode escolher qual organização quer, para isso, mantenha a barra de endereços pressionada até aparecer a opção de mover a barra ao topo ou base.

No passado, o Google experimentou organizações alternativas para o Android, constatando que não agradou aos usuários, que se sentiram desorientados. De toda forma, seria bom ter essa opção.

Google Chrome (esquerda) e Safari (direita) no iOS

Fonte

5 curtidas

:wave:t2:

No passado a Google tentou mas não agradou… Acredito que eles fizeram errado, tipo forçaram as pessoas a usarem de modo diferente, bottom address bar. Se eles dessem a opção para os usuários escolherem, como o faz o Firefox no Android e eles mesmos no IOS…


Firefox, Samsung Galaxy Tab Se5 Android 11.

Na minha opinião, muito melhor usar a barra de endereços na parte de baixo. Olhando pelo modo desktop, parece que fica mais simétrico, mais alinhado.

Tomara que a Google libere este modo nos Androids também.

Excelente matéria!

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas