Gentoo - É necessário realmente compilar tudo?

Tô quase gastando meu restinho do fds pra montar o meu sistema…
Existe opções de softwares que não é necessário compilar?
Tipo o navegador, vlc, coisas mais basicas do dia a dia, para agilizar e caso eu esqueça de algo poder solucionar rapidamente…

2 curtidas

@RuKsu, é contigo!

3 curtidas

Há os pacotes com sufixo -bin, que são disponibilizados oficialmente de forma pré-compilada. Você pode encontrá-los com emerge --search 'bin$'. É uma seleção bem limitada em comparação com o repositório da distro em geral, mas muitos programas com tempos de compilação grande estão lá.

Dos exemplos que você falou, o Firefox está incluso, mas o VLC não.

2 curtidas

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Ajuda para particionar e particionar o Gentoo

Uai você pode usar AppImage, Flatpak e snap.
https://flatpak.org/setup/Gentoo/

5 curtidas

Acaba caindo naquela filosofia de, se não quer compilar, não instala o gentoo…

6 curtidas

Olha, até existem alguns binários pré-compilados nos repositórios, mas, se não queres compilar os programas e vais usar binários prontos, o que raios estás fazendo no Gentoo?

2 curtidas

É o poder das 3 leis de liberdade do software livre.
Da para pegar ate os pacotes DEBIAN e descompactar na rais só tem que satisfazer as dependências.

1 curtida

Eu quero compilar, inclusive compilei.
Só não queria gastar o tempo compilando TUDO.

1 curtida

:wave:t2:

No Gentoo, eu acredito que depende de computadores, perfis de uso, configurações pessoais, customizadas das partes críticas do sistema, como o Kernel.

Pacotes como o Firefox levam horas para compilar a depender do CPU, então eu tentei usar somente o Firefox-bin.
Foi uma dor de cabeça porque ele vivia congelando sem motivo aparente. Ele simplesmente congelava todo mas o sistema continuava funcionando. Voltei para o Firefox compilado.

É possível fazermos oque quisermos em qualquer Sistemas Operacionais, independente do Kernel, mas fugir da filosofia do OS específico eu comparo com “Nadar contra a Maré”. Se a pessoa for bem treinada, dedicou muito tempo em preparo físico, ela podera conseguir “Nadar contra a Maré”. A maioria não irá conseguir e só irá passar raiva.

Com o Firefox-bin eu desisti de “Nadar contra a Maré”, eu acho que em certos casos pode ser até mais fácil desenvolver um OS usando as instruções do LFS do que ficar debulhando inúmeras linhas de códigos escrito por varias outras pessoas.

Mas vale a tentativa claro, experimentar e chegar as nossas próprias conclusões.

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas

No Gentoo, você não escapa das compilações, pode até usar alguns pacotes pré-compilados, apostar em Flatpaks ou AppImage, mais de uma forma ou de outra vai passar horas e horas compilando.

1 curtida

Estou utilizando ele desde então com I3 e tá tudo fluindo como deve.
Bem contente com o sistema, foi gasto boas horas mas o funcionamento está perfeito.
Estou conseguindo aprender muita coisa sobre o sistema, flags e compilação em geral.

1 curtida

Meu pc como é um ryzen 3700 a compilação é bem agil, depois de otimizar as flags não costuma passar de 20 minutos.

1 curtida