Gargalo no Compaq CQ

Olá. Comprei um notebook Compaq CQ CQ23 Numero de série CQ81T30BT com processador intel Celeron N2820 dual core que veio com o Windows 10 só que acho que é muito pesado parra o note, mesmo depois de ter dobrado a memoria dele de 4 para 8 GB e ter trocado o HD de 500 GB dele por um SSD Samdisk de 480 GB sata e ele ainda continua lento apesar de ter melhorado muito. acredito que o responsável pela lentidão seja o sistema e a pergunta é: Qual seria a distribuição Linux leve e responsiva a ser colocada nele? Presenteei meu filho com ele para que o mesmo realizasse tarefas escolares mas ele reclama muito da lentidão dele, conferi e realmente é muito lento principalmente para abrir jogos leves e navegar na internet. Dá uma dica ai. também vai ser instalada a impressora wifi Epson L455,

1 curtida

Eu diria pra ir de kubuntu, sobre a impressora eu imagino que não vai ter problema nenhum

Eu já diria que seria melhor um Xubunto ou um Mint XFCE.

Só em trocar o W10 pelo Linux já vai resolver os maiores gargalos desse note. No mais é só instalar uma distro que o garoto mais se identificar. Aqui eu tenho um note com míseros 1.10 Ghz de processamento, 4G Ram rodando muito bem o Deepin. Só lembrando que o disco ainda é mecânico.

1 curtida

Seja bem vindo ao fórum.

Recomendo o Linux Mint 19.2 “Tina” MATE released!
https://blog.linuxmint.com/?p=3787

Tenho ele em um Celeron, acho mais leve que o xfce e melhor para trabalhar no dia a dia.
O boot não será rápido, mas depois de iniciar o sistema ele funciona direito.

Sobre o navegador, talvez o chromium seja melhor.

INFO:
System requirements:

1GB RAM (2GB recommended for a comfortable usage).
15GB of disk space (20GB recommended).
1024×768 resolution (on lower resolutions, press ALT to drag windows with the mouse if they don’t fit in the screen).

Notes:

The 64-bit ISO can boot with BIOS or UEFI.
The 32-bit ISO can only boot with BIOS.
The 64-bit ISO is recommended for all modern computers (Almost all computers sold since 2007 are equipped with 64-bit process
1 curtida

Olá @Wellington, tudo beleza?

Olhando para as configurações que você citou, quero te chamar a atenção para o fato de que nenhum sistema operacional vai operar um milagre no seu computador. :slight_smile:

Por mais que algumas distribuições mais enxutas consigam entregar uma performance aceitável nesse hardware, nós estamos falando de um processador dual-core lançado em 2013.

Não sei exatamente qual é a sua expectativa com performance, mas é preciso reconhecer que o processador é um gargalo enorme neste cenário. Então, você conseguirá uma performance melhor que no WIndows 10? SEM DÚVIDA! Mas temos que ser realistas sobre os recursos que temos disponíveis.

:vulcan_salute:

Esse processador é bem fraco, eu evitaria DEs mais pesados como o Gnome e o Cinnamon, de resto creio que qualquer um funcionaria bem. Eu recomendo o Plasma, por ser leve, customizável e semelhante ao Windows. Se você for familiarizado com o Linux e o Plasma recomendo o KDE neon, do contrário vá de Kubuntu.

Recomendo o Linux mint xfce 64bits 19.x

1 curtida

Recomendo Kubuntu 18.04 ou Ubuntu 19.04 que tem o gnome mais otimizado.

Tenho um Compaq presario cq-17, e com uma configuração não muito diferente, eu até uso/usava distros com DEs mais pesados, tipo Gnome e KDE Plasma, não fica super rápido, mas dá pra rodar (com KDE Plasma eu usava com efeitos, blur e tals ativados) mas eu recomendo uma distro com XFCE, MATE, tipo Linux Mint XFCE, Linux Mint MATE, Xubuntu, Ubuntu MATE, ou até mesmo o Linux Mint com Cinnamon, pois esses DEs rodam de boas :slight_smile:

Vai de Kubuntu ou melhor ainda KDE Neon, muito leve, o meu ta cheio de coisa personalizada, efeitos e tudo mais e consome muito pouco do PC e tirando o fato que é fácil instalar as coisas. driver de video, steam para os jogos do garoto, sem ficar quebrando a cabeça de ir atrás dê dependências e é baseado no ubuntu LTS 18.04

Olá! Eu tenho um Compaq CQ-42 e rodando o Windows 10 também tem esses problemas de lentidão.
Como o @Diney disse acima, só de trocar para uma distro Linux já vai resolver mesmo grande parte do problema.
Mas para dar ainda mais fluidez nesse PC, sugiro que use memórias de 1666GHz além do SSD que vocÊ comprou. Você vai ver que ele vai voar baixo. Mas… para deixar ainda mais rápido sugiro que baixe a ISO do Lubuntu (64 bits), e instale o Modo Minimo.

A partir dai siga esse tutorial de personalização que fiz, vai deixar ele minimalista (menos uso de memória), mas com um ambiente de um Sistema Operacional completo:

Você pode deixar o sistema assim:

Ou assim, dependendo sda sua personalização:

Resolvido, voando baixo com Mint Cinamom, nem parece que é um Celeron no notebook, ficou super veloz. Acredito que o Mint junto com o SSD Sandisk e a memória em dobro fizeram um trio perfeito, Atenção portadores de Compaq CQ 23 ficou decretada a libertação da lentidão. Brigadão pessoal.

1 curtida

Opa, que bom que deu certo. De nada mano :slight_smile: :v:

Eu tive um desses, com 4Gb e HD de 500… usava em dual boot com W10 Lite e Mint (o Cinnamon dava uns pau, passei pro MATE) e ia razoavelmente bem… Não gostei do jeitão do XFCE, com o MATE me dei muito bem, é bem customizável… talvez o Ubuntu MATE 20.04 funcione liso, mas se quiser prosseguir com W10 em dual, tenta descolar uma ISO dessas leves, sem esse monte de papagaiada que vem no Win… e bloqueia o Windows Update, tem programa opensource pra isso (chama-se Wub, se não me engano)

Acho que o Mint ficaria perfeito nesse equipamento.

Estou usando o aparelho tem um bom tempo. O Sandisk SSD Plus 480 GB com o mint instalado ficou perfeito. Roda tão bem quanto um laptop com um i5. também elevei a memória de 4 para 8 GB. Utilizo para trabalhar com planilhas e texto além de navegar na internet e asssistir ao Netflix. Para esses fins ele ficou simplesmente perfeito. Não trava e deixou de ser genioso (As vezes fechava programas sozinho e as vezes travava antes do upgrade de hardware). Então com um gasto de mais ou menos 700 reais entre SSD e memoria que os adquiri no Mercado Livre depois de muita pesquisa meu laptop está top para o que precisa. Digo ainda que quem tiver um aparelho com hardware similar ao meu e utilize-o como eu recomendo tanto o upgrade de hardware como a instalação do software Mint.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.