Fedora 32 beta não instala a Steam

99% dos programas binários no Linux dependem dela

kkk parece a minha cara quando instalei o baidu no wine kkkk

1 curtida

Não deve, trouxe… [

:neutral_face: ent tá kk

Isso é um erro no repositório, a glibc está com duas versões diferentes no repositório para diferentes arquiteturas mas com versões diferentes e o pacote da steam puxa uma mais recente na 32 bits que a 64 bits, mais ou menos como o @thiagoalessio disse, parece que vários pacotes core estão com versões diferentes para 32 bits e 64 bits… só esperar

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Precisei add esses dois rep para instalar o ffmpeg
Depois instalei o ffmpeg ffmpeg-devel

Pode ser isso?

Não é normal, as versões são diferentes:

Versão 32 bits: glibc-2.31.2
Versão 64 bits: glibc-2.31.1

As versões pra diferentes arquiteturas até podem ser diferentes (em casos muito raros), desde que o gestor de pacotes não se importe em substituir arquivos porque ambas as versões compartilham arquivos comuns como changelogs, etc… como o DNF não substitui arquivos ocorre esse erro, e como esses arquivos estão no repositório principal da distro é um erro no repositório…

O problema é que a bug fix, altera arquivos e como são versões diferentes o DNF não deixa instalar porque ele entende que a substituição de arquivos vai quebrar o sistema, apenas quando a versão é exatamente a mesma ele deixa

Ps. Eu sei como o sistema de versionamento funciona

Em sistemas de versionamento o último periodo é destinados a “bug fix” ou correções simples, como isso é tratado depende que quem aplica e do sistema

Mas o DNF não sabe disso e pensa que teve, então ele não deixa

Não mano… isso é uma coisa comum as sistemas de versionamento,

MMP usa a metodologia de alterar se e apenas se se o código mudar.

Pra começar como um pacote depende de uma versão da glibc que não existe?

Como ele vai desinstalar um componente core do sistema? vai quebrar tudo

O jeito é mudar a versão de dependência no pacote da Steam pra 2.31-1

Solução:

Instale a versão unpackaged direto do site da Valve:

https://developer.valvesoftware.com/wiki/Steam_under_Linux

No RPMFusion aparentemente não possui nem um tipo de curadoria pra checar se a versão da GLibc que os pacotes dependem existe ou não

2 curtidas

Entendi, eu pensei que tinha algum tipo de verificação de deps

Por algum motivo que não tá no .spec o builder está injetando uma versão mais recente do glibc como dependência, TALVEZ quem vez o build alvejou o Fedora Rawhide até pouco tempo atrás ele tinha essa versão

@thiagoalessio Como posso remover esses dois rep? E remover o ffmpeg ffmpeg-devel?

Porque o @fastos2016 fez a instalção do beta f32 atualiou o sistema e instalou de boas a steam.

@xorry Se você pretende continuar utilizando o beta é estritamente necessário manter os repositórios updates-testing ativados, tanto o oficial quanto o do rpmfusion (free/nonfree) somente isto.
faça o que sugeri e faça um update (coloque a mensagem de erro aqui caso ocorra), se foi somente a instalação do ffmpeg que você fez não vai influenciar em nada.
Observando aqui 36 pacotes que a instalação do steam requer estão no update-testing, inclusive a versão i686 da glibc do conflito na sua mensagem inicial.

Só uma pequena observação caso necessite remover o steam, ao ser removido alguns pacotes vão permanecer no sistema, mesmo com a opção clean_requirements_on_remove=True ativada, você vai ter que remover os pacotes i686 que restaram manualmente. Ao invés de utilizar sudo dnf remove steam, você vai ter que utilizar sudo dnf remove *i686 para remover todos 144 pacotes instalados, não faça isto se o wine estiver instalado no seu sistema pois o mesmo será removido.

2 curtidas

Os únicos apps que eu instalei foi o ffmpeg e o ffmpeg-devel
Eu sei segui esse tuto: How to Install FFmpeg on Fedora 34/33/32 – TecAdmin

E os repo estão todos habilitados

sudo dnf remove *i686 não removeu nada

Tentei o comando sudo dnf install steam:

Sempre aparece isso
Não sei usar nenhum comando do RPM kkk

Cara, vc vai ter que esperar ou usar isso:

Algo está injetando dependências inexistentes nos pacotes

Blz, amigo :sweat_smile: irei esperar.

Cara isto é muito estranho, ocorreu alguma transação incompleta do dnf? Efetuou o update com as últimas atualizações.
Posta a saída do comando:

rpm -qa | grep glibc

Pode ser um erro do banco de dados rpm ou algum pacote duplicado, não seria um bicho de 7 cabeças para resolver manualmente, mas o fato é que o @fastos2016 e eu fizemos a instalação sem problema então deve haver algo mais que está passando batido na sua instalação.

Teve sim, quando estava atualizando o sistema
o gnome-shell ficou dando umas piscadas e a tela congelada
(até hoje tá dando esses glitches)
precisei forçar o desligamento umas duas vezes
depois consegui atualizar, e por fim instalei o ffmpeg e o ffmpeg-devel para assistir lives no firefox.

Uma dúvida, preciso do ffmpeg para assistir lives no google chrome?

Primeiro tenta isto, você está com pacotes duplicados, se não der certo faremos manualmente.

sudo dnf update --refresh --best --allowerasing