a única forma é gerar uma chave, importá-la pro seu UEFI e utilizá-la para assinar o kernel liquorix. é assim que fiz. é meio complicado, mas dá para fazer. veja essa dica que publiquei e nem me lembrava mais… ![]()
obviamente, por sua conta e risco.
dica: guarde num arquivo zipado os MOK.der MOK.pem MOk.priv para reutilizar sempre que precisar.
-
veja que no meu /boot instalei o liquorix e botei as chaves MOK.* para assiná-lo.
-
agora vou assinar o kernel liquorix (faça como root):
- substitua o liquorix não assinado pelo assinado:
sudo mv vmlinuz-6.16.9-1-liquorix-amd64.signed vmlinuz-6.16.9-1-liquorix-amd64
- atualize o initramfs dependendo do programa que utiliza:
sudo update-initramts -tu -kall
ou
sudo dracut --regenerate-all --force
(eu uso o dracut)
LEMBRANDO: use por sua conta e risco!!!
OUTRA COISA: faça isso se, e somente se, o kernel liquorix lhe oferecer um recurso que o padrão não o fizer. Ou então kiser aprender. s ele não vai lhe dar nada extra, melhor deixar como está.


