Ôpa, perdão pela demora
Eu creio que não estou conseguindo acessar a rede (que no meu caso é roteada pelo celular)
Quando tento baixar algo tudo dá Ignorando ou Erro
Removeu pelo menos?
apt remove --purge fuse
E tentou iniciar o sistema novamente.
Você habilitou a rede como na imagem?
Caso não funcione ainda.
Ao entrar como root na terminal.
Execute o comando antes de baixar ou remover.
systemctl start NetworkManager.service
Sobre o sistema atual não iniciar normalmente no desktop, caso você queira corrigí-lo: o meu palpite é que isso ocorreu por causa da modificação do fstab. É um “recurso” do Linux, se não for possível montar o que está sendo indicado no fstab, o kernel carrega o sistema em modo de recuperação por padrão. Sinceramente, não li todas as 83 mensagens do tópico em ordem e detalhadamente pra criar um mapa mental completo do estado atual do seu computador, mas vi que uma tentativa de desfazer as alterações no fstab foi feita mas você também disse que não foi possível salvar. Você poderia fazer boot no modo recuperação novamente, fazer login com o usuário root e rodar o comando cat /etc/fstab de novo para vermos o estado do arquivo atualmente? Também rode o comando mount, eu creio que você não está conseguindo salvar o fstab modificado porque o kernel também monta a partição raiz (/) como modo somente leitura por padrão ao entrar no modo de recuperação. Tendo essa confirmação poderemos saber melhor o que fazer em seguida.
Sobre o HD externo: é muito provável que em algum momento esse HD foi desconectado sem ser ejetado como segurança, o PC que ele estava conectado desligou por queda de energia etc e então o sistema de arquivos foi marcado como “sujo”. O Windows continua montando o sistema de arquivos dessa partição normalmente, mas o Linux é mais cauteloso quanto a isso e obriga o usuário a fazer uma checagem do sistema de arquivos, te impedindo de montar a partição antes disso. Existem alternativas no Linux, mas o mais recomendado é utilizar as ferramentas da própria Microsoft para corrigir o sistema de arquivos criado por ela. Te sugeriram rodar chkdsk /r no Windows mas o comando certo para “corrigir” o sistema de arquivos seria chkdsk /f. Era só fazer isso e reiniciar no Linux e a partição seria montada normalmente.
Sobre esse seu comentário: se pra você os arquivos realmente importantes e que você quer manter estão em /home, você não necessariamente precisa que a /home esteja em uma partição diferente da raiz (/) para mantê-la intacta na instalação do Linux Mint. Se você não estiver satisfeito com a solução “1. Iniciar no modo live do Linux Mint. 2. Fazer backup de todos os arquivos importantes para o HD externo. 3. Instalar o Linux Mint sobrescrevendo o Ubuntu (instalação limpa). 4. Copiar de volta os arquivos do HD externo para o Linux Mint recém instalado.“, pode falar e eu te explico como fazer. Mas o ideal é que você faça o backup dos arquivos importantes de qualquer forma, afinal imprevistos podem acontecer.
Sempre resulta em Network Not Found
Muito certamente que sim
Tentou o comando
systemctl start NetworkManager.service
Ao remover o pacote o que acontece?
O que aparece com o comando
systemctl list-unit-files --state enabled
Nunca usei o repair boot
Pode tentar
systemctl start network
systemctl start NetworkManager
Acho complicado, mas pode passar o caminho.
E ele ve se consegue
Veja se Removendo o pacote já resolve.
Se não conectamos via comando a rede wifi
Boa tarde pessoal
Perdão pela demora…
No tribunal foi necessária a mudança da minha sala para outro trecho no prédio, o que demandou toda uma ação etc. Sobre a recuperação do Ubuntu, realmente como eu preciso da máquina que inclusive é a única, e preciso para o programa de “alcance de metas” do CNJ, acabei fazendo o backup das informações no Ubuntu pelo LiveUSB do Mint e após isso, instalando o Mint Cinnamon 22.3
Assim, a princípio eu diria que foi “problema resolvido”
Lamento não ter tido mais tempo para me dedicar a recuperar o Ubuntu, pois tenho certeza que não tardaria recuperá-lo
Agradeço imensamente a dedicação e o emprenho de tantos que por tanto tempo me passaram informações, procedimentos etc. Muito obrigado mesmo
Ok. Coloque como resolvido então.
Coloquei, não?!
Correria heim! E como esta sendo usar o Minty, o que esta achando dele? E o HD deu certo de montar depois?
Deu certo montar o HD depois sim, sem qualquer problema. Já sobre o Mint, é o tipo da coisa, eu sei que esteticamente sistemas como o Ubuntu ou o Zorin são, digamos “mais atualizados” em termos de estética, design etc. Mas preciso da simplicidade do Mint em máquinas que estão longe de serem “de referência” em termos de desempenho e até mais que isso, o fato de que é o sistema mais comum aqui nos “grupos de trabalho”. Eu, particularmente, optaria pelo Ubuntu. mas enfim, deixa o Ubuntu pra usar em casa (coisa que já faço…) e uma outra máquina mais antiga para brincar um pouco com o Arch
Muito obrigado pela atenção
Boa, João! Você foi bem assertivo na sua decisão.
Apesar de o tópico já ter sido resolvido, não consegui deixar de compartilhar um pensamento que me ocorreu. No caso da sua máquina de trabalho, é fundamental elaborar uma estratégia de resiliência para evitar ficar sem o sistema em situações imprevistas.
O bom é que o Linux Mint já oferece isso por padrão. Basta configurar o Timeshift. Dê uma olhada nele e mantenha, pelo menos, um agendamento semanal. Assim, caso ocorra outro problema semelhante ao que você enfrentou, será possível recuperar facilmente todo o sistema voltando para um snapshot anterior.
Outra ferramenta que gostaria de comentar é o Deja-dup, especialmente para os arquivos da sua pasta home. Como você lida com muitos documentos, pode ser uma ótima opção de backup.
A vantagem é que você terá um backup offline dos seus dados, além de backups incrementais. Isso é bem prático, pois apenas o primeiro backup é mais demorado, já que ele copia todos os arquivos. Nos próximos, ele copia somente os arquivos novos ou alterados, tornando a rotina muito mais rápida.
Além disso, para documentos, isso é excelente. Por exemplo: você cria um relatório hoje e vai alterando ao longo dos dias. Se em algum momento fizer uma modificação que não gostou, pode abrir o Deja-dup e restaurar versões anteriores do arquivo, de acordo com os backups realizados.
Abrass!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.