Erro ao tentar instalar o Arch

Estou tentando instalar o Arch, mas sempre a instalação é interrompida pelo seguinte erro:

Could not mount and check for content on /deve/sda1 because: b"mount: /tmp/61f2ec4168e3e24d2f42cf14fe73afe2: unknown filesystem type ‘swap’ .\r\n"

Alguém sabe o que pode ser?

2 curtidas

Boa tarde. Posso estar errado já que meu inglês é péssimo, mas parece estar falando algo sobre a “Swap” parece que não encontrou ela. Os amigos mais experts no Arch vão te ajudar melhor que eu por isso peço desculpas por poder fazer muito já que também sou iniciante no Arch.

2 curtidas

Se o sda1 é swap mesmo, reformata ele usando o comando:

mkswap -v1 /dev/sda1

Depois veja se funciona com o comando:

swapon /dev/sda1

Já montou o arquivo fstab adicionando a entrada dele? Se sim, como está a configuração da linha desta partição?

Está seguindo qual manual pra instalar o Arch?

Eu tentei usar um hd fazio, sem formatações e instalei pela alternativa de apagar tudo e instalar do zero. Então essa partição swap foi o proprio arch que criou durante a instalação.

Estava seguindo o passo a passo desse video do Dio, onde a unica opção que alterei foi usar o Gnome ao invés do KDE.

1 curtida

O Archinstall não deu nenhum erro? Normalmente ele funciona certo.
O erro que você está tendo é depois que instala o sistema e dá o Reboot?

Bem, faz o esquema que lhe disse e reinicia pra ver pra saber se está funcionando dá o comando free e vê se o swap que aparece é do tamanho que tem que estar

O erro é no archinstall. Após você fazer todas as pré configurações, quando aparece a contagem regressiva, após algumas linhas ele interrompe a operação e gera esse erro.

Os comando que você menciona seriam antes do archinstall ou depois do erro e tentar novamente?

Veja aqui se quiser instalar no manual

Se quiser btrfs

2 curtidas

Mencionei os comandos pra caso tenha terminado a instalação.

Mas como não está fando certo a instalação via Archinstall, dá pra tentar usar o Wiki pra fazer a instalação. Ou usar o ArcoLinuxD ou o EndevourOS, ou o CalamArch. Já que estas versões são praticamente o Arch só que sendo instalado com o Calamares.

https://wiki.archlinux.org/title/Installation_guide_(Português)

1 curtida

Vou tentar fazer a instalação manual que o @swatquest mandou e retorno com os resultados aqui.

Não fiz o teste da instalação manual ainda, mas aí dar o boot percebi que o pen drive tinha partições diferentes, onde até o a “interface” do arch ficou diferente. Ao tentar mais uma vez pelo archinstall gerou um erro diferente


Sabe me dizer o que pode ter saido?

:wave:t2:

Apesar de o próprio Arch ter/estar desenvolvendo esta ferramenta automática, na minha humilde opinião o foco da distro é, até então, tentar ensinar :man_teacher:t2: como um sistema operacional Linux é instalado de modo manual e aprimorar o nosso uso e habilidades em terminal. Mas para aprender é só estudando e praticando :nerd_face:.

O Mundo Linux nos dá a liberdade de fazer oque nós quisermos, mas como o Arch tem uma filosofia própria assim como cada distro também tem a sua, tentar fazer diferente da filosofia é mais ou menos que tentar tocar a sinfonia de Bethoveen enquanto a orquestra está tocando “Les Toreadors” da Carmen Suite do Georges Bizet. Mas ironicamente, isso é bem possível no mundo Linux, porém neste caso eu acho que exige mais trabalho para fazer do que aprender manualmente.

“Instalar o Arch Linux automáticamente é mais ou menos que dirigir um carro com a embreagem estourada. É possível? Sim! Mas tem de manter o carro sempre em movimento e engatado, se o carro parar ele vai morrer e vai precisar empurrar para engatar a marcha.” Se isso acontecer num aclíve de mão única imagina a tremenda dor de cabeça que vai ser.

Meus pensamentos apenas, não é que seja realmente isso. O mundo Linux me fascina em questões de opiniões e criatividades :grinning_face_with_smiling_eyes:!

Finalizando, tenta instalar manualmente como proposto pelo @swatquest que vai ser bem melhor e garanto que você e todos que tentarem irão aprender mais ainda sobre Linux e Sistemas Operacionais. Claro desde que seja da vontade de aprender esta parte :innocent:.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Cara, tentei instalar manualmente duas vezes, aparentemente sem nenhum erro na instalação. Porém nas duas vezes quando fui fazer o reboot deu esse erro:

image

Sabe o que pode ser?

ja passei por isso vc tem que copiiar um arquivo pra partiçao /boot

https://wiki.archlinux.org/title/GRUB_(Português)#UEFI
ta ai o arquivo que precisa ser copiado na parte de caminho de inicializaçao padrao/reserva

O Archinstall tem alguns problemas com partições, (no meu caso EFI), já fui obrigado mais de uma vez, a abandonar o script e fazer tudo na mão, o que apesar de divertido é muito demorado, as vezes preciso instalar o arch em 2 ou 3 máquinas no dia, então tenho usado a versão com instalador gráfico calamares para isso, ALG - Download eu sei que tira um pouco a magia da Distro, mais ainda é o ARCH de sempre.