É verdade que o Linux trava (congela) quando a memória ram fica cheia (ou perto de encher)?

Não coloque partições ou arquivos de swap em um HDD mecânico. Esse tipo de disco é extremamente lento. O sistema vai se arrastar se precisar de muito swap e aí sim pode chegar a congelar ou quase congelar, mesmo sem atingir o limite.

SSDs têm sim um número de escritas limitado. Mas esse valor é muito alto. Não se preocupe com isso. Se for criar partições ou arquivos de swap, coloque sempre no SSD. No mais, você também pode usar ZRAM.

2 curtidas

Engraçado já ia digitar q o travamento ocorria por configuração incorreta do usuário e num é q foi rs. No mais reforço a recomendação do @KairanD pode usar no ssd. Uso há vários anos sem problema. Colocar no HD vai apenas implicar em menor desempenho no sistema ou outros problemas piores.

A minha maquina tem 32g e trava, e meu uso da maquina é somente para ler alguns e-mails e mais nada!! eu nunca encontrei uma solução para isso ou alguem falando sobre como resolver.

A questão não está na quantidade de memória.
Há vários fatores que podem causar travamentos: hardware, configurações na Bios, drivers.

Tecnicamente isso é verdade em qualquer sistema operacional. Não o travamento exatamente, mas uma considerável lentidão.

É por esse motivo que existe memória swap (esse ícone verde do lado da RAM no seu monitor do sistema), ela permite jogar arquivos da RAM para o SSD/HD para liberar espaço na RAM principal em caso de necessidade.

Apesar de a memória RAM se esgotar ser um problema, especialmente se o SWAP encher totalmente também, quanto mais RAM o sistema conseguir usar para acelerar o seu uso, tecnicamente, melhor também. Memória RAM parada é dinheiro jogado fora em computadores em que você já pagou por todo o hardware.

A gestão de memória é um delicado processo de equilíbrio.

Repare que, pela sua imagem, você ainda tem quase 1GB em cache (828MB), ou seja, o sistema está usando, na verdade, cerca de 2.9GB ativamente, mais 2,6 na SWAP, caso você fizesse a abertura de mais algum programa, muito provavelmente o kernel iria liberar memória desse cache e alocar ela para o novo programa, e se for conveniente, jogar parte do cache para a SWAP.

4GB infelizmente não é muito atualmente, mas como você deve bem saber, ainda dá pra fazer muita coisa, basta não ser 'guloso demais" e não abrir tantos apps e abas de navegador ao mesmo tempo. :slight_smile:

Caso queira saber mais sobre RAM, eu acho esse vídeo que fizemos bem legal:

3 curtidas

O SWAP não acontece no SoC. Os chips do SSD estão na placa mãe, como sempre. A sensação de otimização que todos comentam, não é exatamente um grande mistério, meio que o maior culpado é o barramento da arquitetura, e o segundo maior, SSDs bons.

Eu não sei se existe algum notebook x86 com essa especificação, teria que ser um sistema no mínimo quad-channel, com 64 bits por canal, acho que a maioria dos notes é dual-channel.

Sim, é verdade que trava, no entanto isso acontece com qualquer sistema devido a limitação de hardware e não do Linux em si.
Se for paciente o Linux vai matar o processo que mais esta consumindo memória, só que por estar com uma fração muito pequena de RAM disponível este processo acontece muito lentamente sendo bastante lento, então vai demorar bastante.

O problema é exatamente esse. É lento, bastante lento, lentíssimo… E não precisaria ser.

1 curtida

Ativei a zRam aqui, meu caro… Já até removi o swapfile. Excelente ideia, agradecido!

1 curtida

Nossa estou sofrendo muito com esse problema. Eu tenho 12 GB. Uso no blender 3d e as vezes fico sem memoria rapidamente e nao da tempo nem de fechar o blender. Trava completamente, coloquei até um icone com o consumo de memoria na minha barra. Sera que se aumentar a quantidade de memoria swap pode resolver? Eu acho que esta travando antes de mostrar que a memoria swap lotou. Entao nao sei se tem o suficiente.

Aumentar o tamanho do swap pode ajudar ou até mesmo resolver, de certo modo (vale lembrar que o swap é muito mais lento que a RAM, mesmo se estiver em um SSD super rápido).

Trabalhos no Blender podem ser bem intensivos, e swap não faz milagre (embora possa ajudar muito). Se você realiza tarefas que precisam de muito mais RAM do que a sua máquina tem, a única solução realmente eficaz é adquirir mais RAM.

3 curtidas

Todas essas “congeladas” que foram citadas aqui necessitam de apuração para saber se foi devido ao consumo de RAM ou outro fator. ontem meu kubuntu travou e estava usando 50% da RAM, sem swap.

não dá para se afirmar categoricamente que seja e que não seja.

3 curtidas

Pode ser rápido, ninguém sabe quando vai ser.

1 curtida

Nesse caso podemos criar um código de shell para monitorar a RAM o que esta acontecendo com ela.

#!/bin/bash
RAM='/var/log/menram.log'
TIMER='0,3'
while true
do
    free -h 2>&1 1>>"${RAM}"
    sleep "${TIMER}"
done

Já tive travamentos por causa do Onedriver. Aprendi da pior forma que se você transfere muitos arquivos grandes pelo Onedriver, ele irá consumir toda a RAM e a Swap e o sistema irá começar a engasgar bastante.

Como aqui, onde eu estava transferindo um monte de arquivos grandes para o Onedrive com o Onedriver, e o Onedriver simplesmente consumiu tudo! E o Gnome começou a congelar aos poucos.

Da kill no processo antes de congelar, não deixe a maquina travar.

1 curtida

no meu chega a usar 29.8gb de ram e 29 de swap todos os nucleos a 100%
e ainda assisto video no youtube da umas engasgadas mas nunca travou completamente.

Memória virtual absurda em, 58.8 de memória virtual.
Tem coisa que fica na SWAP que vira lixo, porque não existe motivo para o SSD ser ocupado com uma escrita de marcação de delete se aquela parte do lixo não vai ser usada, o resultado é que a swap pode ficar cheia de dados inúteis, e talvez seja por isso que não travo, pq quando ocupo os 29GB e não tendo mais swap livre o sistema passou a sobrescrever em cima do lixo.

Na verdade e 32 de ram fisica e 32 de zram mas no kde so aparece 31.3 cada,
acho q nao vale apena fazer upgrade nesse pc mais no proximo quero pelo menos 64GB de ram fisica :grimacing:

A máquina não chegou a congelar totalmente, e assim cancelei a transferência de arquivos e o consumo dele voltou ao normal aos poucos. E assim, passei um arquivo por vez, e percebi que o Onedriver tem um consumo altíssimo de RAM quando está enviando os arquivos para o Onedrive.

Vale a pena usar o zRAM? E dá pra usar ele em conjunto com a Swap, ou ele substitui a Swap?