É possível alterar o destino dos links de pastas (à direita) no Nautilus?

Fala pessoal,

Queria saber se é possível alterar o destino dos links rápidos (à direita) do Nautilus.
Tipo, os acessos das pastas Imagens, Vídeos, Documentos terem seu destino personalizado para algum outro local do disco? Um exemplo seria como no Dolphin, onde isso é possível.

Oi @britto.mateus, seriam os links à esquerda eu imagino. Bom, você pode criar marcadores de qualquer pasta e adicionar eles na lista:

Mas você também pode alterar o caminho das pastas padrão, dentro da pasta .config, dentro da sua home, você pode encontrar um arquivo chamado user-dirs.dirs

O conteúdo dele é tipo isso:

XDG_DESKTOP_DIR=“$HOME/Área de Trabalho”
XDG_DOWNLOAD_DIR=“$HOME/Downloads”
XDG_TEMPLATES_DIR=“$HOME/Modelos”
XDG_PUBLICSHARE_DIR=“$HOME/Público”
XDG_DOCUMENTS_DIR=“$HOME/Documentos”
XDG_MUSIC_DIR=“$HOME/Música”
XDG_PICTURES_DIR=“$HOME/Imagens”
XDG_VIDEOS_DIR=“$HOME/Vídeos”

Observe as linhas que apontam para endereços, você pode mover, efetivamente o destino de qualquer pasta para onde você quiser, basta escrever o caminho.

Por exemplo, digamos que eu quisesse que a minha pasta “Vídeos” levasse para uma pasta chamada “filmes” que eu tenho em um outro HD em NTFS que eu uso como backup.

A modificação da linha ficaria assim:

XDG_VIDEOS_DIR=“/media/dionatan/DADOS/FILMES”

Lembrando que, neste caso, você precisaria fazer com que esse HD inicie junto com o sistema, ou precisa clicar nele todas as vezes que quiser inicializá-lo.

Acho que é isso brother, a pasta pode ser onde vc quiser :slight_smile:

7 curtidas

Era bem isso que estava a procura.

Valeu meu velho! Obrigado!

1 curtida

5 postagens foram divididas em um novo tópico: Já editei o user-dirs.dirs com os novos locais, porém não consigo acessá-los diretamente na home

Este tópico foi fechado automaticamente após 3 meses após a última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.