[Dúvida] Desativar placa de vídeo

Fala rapaziada, sou novo aqui e estou com uma dúvida de como desativar a placa de vídeo AMD do meu notebook.
Tanto no linux quanto no windows o meu notebook trava quando tenta instalar ou iniciar a placa de vídeo, acredito que tenha queimado a placa mesmo.
Porém no windows eu vou em gerenciador de dispositivos e desativo a placa AMD e o notebook continua funcionando normalmente com a placa Intel.
Gostaria de saber se tem como desativar a placa AMD no linux e deixar apenas a Intel.
Valeu.

Qual é o modelo da GPU?

Dá uma olhada aqui…

Desativa os drivers da placa de vídeo pelos parâmetros de boot no kernel.

Primeiro precisaria saber qual o modelo da placa para saber qual é o driver que o kernel vai tentar subir. Assumindo que seja nova, deve ser amdgpu.

No grub, selecione a opção desejada, aperte ‘e’ e adicione o texto abaixo no final da linha que começa com linux:
modprobe.blacklist=amdgpu

Seu linux não vai mais tentar ativá-la.

Solução temporária, obviamente não é o ideal.

Adicionar isso na linha “GRUB_LINUX_CMD_LINE” (não me lembro o nome exato) é bem mais viável do que assim

Amigos, pelo nível de detalhamento da pergunta há diversas soluções possíveis. Não ficou claro se o travamento acontece na instalação do sistema. Indicar soluções em inglês também não é o ideal.

Uma outra opção pode ser o desligamento completo do dispositivo pci:

echo “1” > /sys/bus/pci/devices/DDDD:BB:DD.F//remove

ou ainda:

echo 0 > /sys/bus/pci/slots/$NUMBER/power

Vai depender do colega efetuar os testes para usar a mais adequada pro tipo de problema dele. Uma vez funcionando pode-se converter qualquer solução em permanente.

Ainda precisamaos do modelo de placa. Em alguns modelos mais antigos (ou requentadas de modelos antigos, como R5M230 (2013) -> R520 (2017)), seria utilizado radeon em vez de amdgpu.

Em algums modelos é possível desabilitar a segunda gpu na BIOS

1 curtida

Quem quer moleza, senta no pudim, a solução pro problema está lá na minha primeira resposta.

Foi mal galera, esqueci de colocar o modelo da placa.
Radeon HD 8870M / R9 M270X/M370X ( o R9 é apenas o novo nome da placa 8870M)

A notebook trava na tela de login do linux mint, as vezes nem aparece a tela de login.

Vou dar uma olhada no link @anon17586640, valeu.

1 curtida

Desativei a placa pelo grub como mostra nesse link e por enquanto funcionou.

Valeu mano.

1 curtida

Disponha! ( 20chars )

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Pop!_OS não da vídeo