Dual boot, tela preta ao iniciar(tela de login e seleção de usuário) e tela de configuração não abre

Fiz um dual boot, e encontrei alguns problemas.
-Primeiro, na tela de login a tela fica preta só aparecendo o ponteiro do mouse, porém ao teclar enter e digitar minha senha, e teclar enter novamente consigo entrar normalmente.
-Segundo, e o que mais me incomoda as configurações não abrem, ou pelo menos não aparecem na tela, já que o ícone das configurações aparece na barra de tarefas, e se eu clico em ver janelas ele mostra a janela aberta em algum lugar.
Se alguém puder ajudar agradeço desde já.

Olá e boas vindas ao fórum :wave:
Antes de mais nada, precisamos de algumas informações básica, ademais, impossível de ajudar.

  1. Usou qual programa para criar o pendrive de boot?
  2. Qual a versão do Ubuntu usada para dual boot? 20.04 ou 20.10?
  3. Qual o seu hardware? (CPU, GPU, quantidade de RAM, tipo de disco…)
2 curtidas

Olá! Bem-vindo ao fórum!

Qual o sistema em questão, Ubuntu? Também é interessante que você dê uma lida nesse tópico: Como fornecer boas informações? E mostre a saida para a gente… Assim poderemos ter um pouco mais de informações , e possivelmente detectar algum erro.

1 curtida

Boa noite.
Segue ai o que foi utilizado
-ubuntu 20.04
-rufus (utilizei o formato gpt).
-segui a instalação conforme o tutorial do próprio diolinx segue link
Como fazer DUAL BOOT com Windows 10 e Linux - Tutorial FÁCIL - 2021 - YouTube

configurações
-intel core i5 m430
-4gb de ram
-hd 300gb
-coloquei pouco espaço em disco para o ubuntu somente 16gb, pois particionei o disco de antemão pelo particionador do windows assim como no tutorial, que só me deixou utilizar somente essa quantia de 16gb, pois o resto estaria em uso pelo windows mesmo com 75% da memória livre, e tive receio de particionar pelo instalador do ubuntu por conta de poder corromper o windows.

segue print, fiquei até surpreso, no print apareceu a tela de configurações so que bem ao lado onde minha tela não alcança

Não utilize o Rufus para criar pendrive de boot Linux. Ferramenta podre de mais… O ideal é utilizar o Ventoy ou o Balena ecther para isso.

1 curtida

Vai dar realmente Zebra, pois o mínimo recomendado são 25Gb, conforme indica o site de instalação oficial:


https://ubuntu.com/download/desktop
Esqueça reduzir o disco pelo gerenciados de unidade do Windows. Selecione a opção de instalar o Ubuntu ao lado do Windows e particione, de forma gráfica e beeem simples, quanto o Ubuntu deve reservar.

2 curtidas

mesmo com pouco espaço isso é bem estranho, é como se ele não reconhece-se a tela de forma correta.

Boa Tarde!
O problema da tela preta não consegui resolver, porém consegui arrumar as configurações que não apareciam.
Colocando o mouse nas fronteiras da tela notei que o canto direito nao tinha um limite o ponteiro ia reto embora, então abri as configurações e fui colocando o ponteiro para o lado e tentando puxar a tela de configurações para dentro da minha tela, quando consegui, o linux estava encontrando 2 monitores, então só configurei para ele usar uma tela unica, e voltou ao normal as configurações abriram corretamente na área de trabalho ainda não reiniciei para saber se isso pode ter corrigido o problema da tela preta também

será o bom e velho?

1 curtida

Talvez…
Parece que o erro está diretamente em Nserviço grafico.

O Ubuntu quando fica com pouquíssimo espaço em disco não inicia a interface gráfica (quando iniciei no Linux passei por isso…duas vezes…).

1 curtida