Dual boot HD slave

Saudações,
Tenho um Pc com Processador AMD Ryzen-Radeon Vega Graphics 3,50 GHz Memória ram 8.00 GB (Utilizável 5.93 GB) Com 2 HDs o Principal é SSD 240 GB Master, e o HD slave é um (sata) seagate barracuda 1tb com 3 partições este segundo HD, uma delas com 300 GB de espaço não alocado, minha dúvida é a seguinte:
Como instalar Debian no HD slave em uma de suas partições? No caso em questão, na partição de 300 GB, então eu gostaria de aprender a instalar e dar dual boot, sendo que usando 2 HDs, o HD master (SSD) tem pouco espaço disponível, por esse motivo eu quero instalar no HD slave! Pode me ajudar?
Desde já agradeço imensamente,
Atte
Karl

Olá, seja muito bem vindo ao fórum. :grinning:

Esse video a partir desse ponto pode te ajudar, ele está usando o Debian em modo gráfico para instalar, como você possui ja o espaço alocado, isso vai facilitar porque já vai estar como espaço livre.

Não mexa no seu SSD que provavelmente é o /dev/sda, o resto do vídeo você decide, se vai querer uma partição só ou usar /home separada, que, por ventura decidir trocar a distro seus arquivos ainda estarão lá.

Outra coisa, não recomendo deixar assim seu telefone, como o fórum é público, alguém aleatório que não tem nada a ver com o fórum poderia usar disso com más intenções, só passe em DM para alguem que estiver esclarecendo suas dúvidas posteriores, caso seja necessário.

Qualquer outra dúvida, estaremos aqui para ajudar.

(Recomendo ver o vídeo todo, caso, a sua única duvida não seja sobre particionamento)

Att, Jean.

2 curtidas

Recebi esta orientação abaixo também, veja:
[<“Se você já usa um sistema operacional, se você colocar outro em outra partição não irá funcionar!”>]

Preste tenção nos detalhes da pergunta, talvez eu não tenha formulado bem a pergunta ou você não entendeu.
Muito Obrigado.

Isso é uma bobagem sem tamanho.

Esqueça tudo que essa pessoa tenha falado.

Sobre Master / Slave, isso me parece coisa de hardware muito antigo, quando ainda se usava IDE, e precisava configurar por meio de jumpers:

No meu hardware anterior, montado com peças lançadas em 2008, isso não se aplicava mais, pois os HDDs já usavam Sata II, numerados de 1 a 4.

(só o DVD usava interface IDE)

No meu hardware atual, montado com peças lançadas no final de 2019, até o DVD usa interface Sata III, numeradas de 1 a 6.

Por favor, confirme se seu hardware realmente conecta HDD por IDE.

SSD, acho improvável.

1 curtida

Aqui está o que preciso:

Aqui está minha Bios