[Dica]Definir as configurações de monitor primário no GDM - Gnome (Wayland ou Xorg)- Atualizado 30/08

Oi pessoal,
Quando você tem dois monitores ou seu computador está conectado em uma TV . Em muitos casos, o monitor externo é detectado pelo sistema como monitor primário. Acaba que a tela padrão é direcionada para este monitor externo.
No ambiente desktop isso pode ser resolvido indo em Configurações/Dispositivos/Telas.
E lá você define a tela padrão, mas na tela do gerenciador de login continuará como a tela padrão(primário) no monitor externo. Este processo funciona tanto no Xorg como no Wayland. No Xorg ainda tem como configurar por um arquivo conf.
Por exemplo:
/etc/X11/xorg.conf.d/10-monitor.conf
Com seguinte conteúdo
É semelhante ao uso do xrandr; é necessária uma seção separada para cada tela. Como um identificador, o mesmo valor relatado por xrandr -q é usado.

Section "Monitor"
    Identifier  "VGA1"
    Option      "Primary" "true"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier  "HDMI1"
    Option      "LeftOf" "VGA1"
EndSection

Vamos continuar.
Quando configuramos telas de exibição no Gnome e em alguns outros [ambientes de desktop], as informações são salvas no arquivo ~/.config/monitors.xml. Os comandos xrandr são então gerados na base do conteúdo deste arquivo. O GDM tem um arquivo semelhante armazenado em /var/lib/gdm/.config/monitors.xm.

Se você tem a configuração de seus monitores como quiser (orientação, escala, primário e assim por diante) em ~/.config/monitors.xml e quer que o GDM honre essas configurações:
faça o seguinte processo.

sudo cp ~/.config/monitors.xml /var/lib/gdm/.config/
sudo chown gdm:gdm /var/lib/gdm/.config/monitors.xml

As alterações entrarão em vigor no encerramento da sessão. Isso é necessário porque o GDM não respeita xorg.conf .

É isso. Agora a tela padrão no GDM será a tela que você escolheu em configurações de telas.

2 curtidas

Bem galera, atualizado.

Um bom lugar com informações para vários monitores.
https://wiki.archlinux.org/index.php/Multihead

Vejam também
How I got Dual Monitors with Nouveau Driver / Applications & Desktop Environments / Arch Linux Forums :+1:
Build a Six-headed, Six-user Linux System LG #124

1 curtida

Oi Amigo estou com esse problema me ajuda vc falou como resolver mas não sei onde procura o arquivo não faço ideia sou novo nisso por favor me ajude .

vc usa gdm?

vc roda no xorg?
se roda xorg

execute o comando
xrandr -q

terá uma saída parecida com este

VGA-1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
HDMI-1 connected primary 1600x900+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 443mm x 249mm
1600x900 60.00*+

HDMI-2 connected (normal left inverted right x axis y axis)
1920x1080 60.00 + 60.00 50.00 50.00 59.94 30.00 25.00 24.00 24.00 29.97 23.98

ai é só criar o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/10-monitor.conf

com o conteúdo

```
Section "Monitor"
    Identifier  "HDMI-1"
    Option      "Primary" "true"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier  "HDMI-2 "
    Option      "LeftOf" "VGA1"
EndSection
```

o identificador: Identifier “HDMI-1”

vc retira esta informação do comando xrandr -q

2 curtidas

Meu zap71986688377 por favor tô de desisperado quero muito usar o linux se poder me ajuda me add sou novo nisso se poder até pelo teeam web.

1 curtida

Oi amigo.
Qual o problema que está acontecendo?
Qual sua distro?
Qual sua interface?

Ubuntu 19.04 tentei colocar X Rand --output CRUZ --primary --auto --pós 0x0 --output LCD -auto --left-o CRT1 deu quase serto

/etc/X11/xorg.conf.d/10-monitor.conf como eu crio esse arquivo?

e onde eu coloco isso ```

Section "Monitor"
    Identifier  "HDMI-1"
    Option      "Primary" "true"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier  "HDMI-2 "
    Option      "LeftOf" "VGA1"
EndSection

Use o seguinte comando:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf.d/10-monitor.conf

E cole isso e depois só procure em salvar no próprio arquivo (talvez CTRL + S também sirva)

Eu uso VGA e DVI no meus monitores

1 curtida

esse comando eu uso antes ou depois de ```
Section “Monitor”
Identifier “HDMI-1”
Option “Primary” “true”
EndSection

Section “Monitor”
Identifier "HDMI-2 "
Option “LeftOf” “VGA1”
EndSection

1 curtida

respondi no outro tópico

Ou seja onde tem Hdmi-1 e Hdmi-2 eu tenho que trocar para o nome dos meus monitores e isso ?

sim…

vc ve os nome com o comando xrandr -q

Ata sei mas é a resolução não precisa né?

Não precisa. No caso vc só vai definir o monitor primário

1 curtida

Então quando eu reiniciar meus monitores vão continuar com as mesmas resoluções que eu coloquei antes correto por que eles estão assim mas aí com isso resolve né?

é resolução ou definir monitor primário?

se for apenas resolução veja aqui
https://wiki.archlinux.org/index.php/Xrandr

vc pode colocar o comando no ~/.profile

2 curtidas