Devuan ou debian?

Não estou conseguindo decidir entre debian e devuan, a diferença basicamente é systemd vs sysvinit, qual devo usar?

Debian é o que a encontra mais por aí.
Ubuntu, Mint, e outros é tudo Debian.

Usar ou não SystemD faz alguma diferença? Se sim, essa diferença ajuda ou atrapalha?
Qual das duas você mais gostou? :thinking: :slight_smile:

1 curtida

não faz diferença com ou sem systemd e gostei igual das duas:roll_eyes:

1 curtida

Aí complica :joy: :joy: :joy:

1 curtida

O Systemd querendo ou não é um dos grandes padrões do mundo Linux. Eu escolheria o Debian.

2 curtidas

Se você tiver duas placas de vídeos, dois teclados, dois mouses, recomendo o Systemd.

Se você desconhece a polêmica entre Systemd e sysvinit (está a pouco tempo no mundo linux) recomendo o sysvinit para você aprender coisas diferentes. Linux é bacana devido a todas essas opções diferentes de programas para uma mesma função.

Na prática em desktop no uso comum não muda muita coisa, provavelmente o boot do computador será alguns poucos segundos mais rápido no Systemd e ele tenha melhor integração com o plymouth, porém os comandos e filosofia são diferentes.

Encontrei esse tópico discutindo exatamente esse tema, pode ser que encontre mais informações pertinentes a sua pesquisa: Debian vs Devuan [Debian]

3 curtidas

Tem o fato também de que com o Systemd tornando um padrão “de fato” alguns softwares tem abandonado a compatibilidade com o sysvinit em favor do Systemd. Apesar de eu não ser um dos maiores fãs do Systemd, ele tem suas vantagens e acho que o sysvinit vai cair em desuso ou acabar como algo mais “nichado”, pelo menos no que diz respeito ao mundo Linux.

Debian.

Não me deixaram comentar menos de 20 letras. Mas a mensagem é:

Debian.

2 curtidas

Se isso não faz diferença para você, eu recomendaria ir de Debian.
Devuan é mais para a galera que não gosta do systemd mesmo.

2 curtidas