Compatibilidade entre corretores ortográficos Office/WPS

Prezados,

Sou um newbie em linux, mas que tem se sentido muito estimulado por aprender algo novo, principalmente pelo canal. Meu uso tem sido difícil, mas gratificante.

O problema é o seguinte: tenho que utilizar o WPS pois compatibilidade com docx. é muito importante para minha empresa e atuação como advogado. ODF simplesmente não é uma escolha possível. Visto isso optei pelo WPS, mas percebi que ele n tinha revisão ortográfica para o português.

Pois bem, busquei na internet uma forma de consertar isso, e executei um comando no terminal. O app do WPS realmente começou a funcionar em português, mas não mostra as palavras sublinhadas em vermelho, se elas estiverem erradas. A correção também deixa a desejar. Mas ainda assim, é possível de se usar. Aceito dicas para melhorar isso, porém a questão é outra.

Quando abro estes arquivos no Office do Windows, aparece como se todo o texto estivesse errado, pois aparece como se o tecto estivesse sido escrito em inglês, e não consigo alterar essa preferência no Office, só abrindo em outra janela e escrevendo novamente. Nem copiar de uma e abrir na outra é possível. Fica aparecendo sempre tudo como errado, e não consigo fazer a correção ortográfica que pretendia.

Preciso dessa compatibilidade para trabalhar, mas me apaixonei pelo Linux e não queria ter de abadoná-lo. Alguem sabe como me ajudar? No caso a poder ter a correção em portugês funcional no WPS? Por si só já ajudaria muito. Se pudesse então fazê-los ser funcional então sera de enorme valia!

Desde já muito obrigado, e perdão aí se errei alguma coisa no fórum. Qq informação adicional é só solicitar!

@MatheusR dê uma olhada nesse post aqui do fórum mesmo, tem uma opção para instalar facilmente o corretor ortogŕafico em PT-BR, só lembrando que só pode ter um corretor instalado por vez, senão ele não funciona.

1 curtida

Sei que talvez não seja a resposta para o seu post, que busca um corretor para o WPS.
Porém, aconselho testar o Softmaker Office (que possui uma versão Free - o FreeOffice), que possui um ótimo corretor ortográfico, podendo ainda acrescentar o corretor Hunspell pt-BR, muito eficiente.
Depois que conheci esta suite, abandonei o WPS, pois achei a compatibilidade com Arquivos do MS Office muito superior.
Eles sempre estão fazendo promoções e comprei a suite por pouco mais de R$50,00, que considero um preço mais que justo.
Por sinal, estão com a versão 2021 BETA free até 01 de junho. Uma boa oportunidade de testar.

3 curtidas

Realmente esse pacote office está bem maduro!

Já testando meu amigo!

Muito obrigado! Esse fórum é muito ativo, acho que agora vou dar certo no Open Source kkkkk

E para complementa, lembrando também pessoal que a Softmaker te da uma licença de graça ser você por professor ou alunos e conseguir prova, sou professor e tenho uma licença vitalicia.

3 curtidas

Bom amigos vamos por partes:

Fiz o Download do Softmaker, pois achei que seria ainda mais fácil. Posteriormente descobri que teria de baixar um dicionário À parte. Sem problemas assim o fiz porém… Não deu certo!

Depois tentei instalar o Dicionario do WPS como me recomendaram acima e também… Não deu certo! No softmaker, tenho certeza que fiz tudo como deveria!

NO WPS restam dúvidas

O quê não deu certo no SoftMaker? Fiz aqui agora e ele está grifando com vermelho as palavras erradas e sugerindo a palavra correta. No WPS também foi apenas instalar os .DEB, mas também achei que não ficou 100%.

Bem, o processo no Softmaker é simples.
Este LINK leva diretamente ao download do dicionário pt-BR.
Vai em ARQUIVOS->OPÇõES->IDIOMA
Tem um botão “Dicionários Hunspell”… marca “Português (Brasil)” e clica em “Adicionar dicionário Hunspell” e escolhe o arquivo baixado.
Só dar OK em tudo.

Segue um print de 3 palavras erradas que ele marca com sucesso:
Captura de tela de 2020-05-12 19-17-14

Desculpe se pareci muito didático e você já tinha feito tudo certinho. :smile:
A intenção é sempre ajudar.

Então eu fiz tudo corretamente, exatamente como vc descreveu amigo.

Ocorre que funciona, mas logo em seguida deixa de funcionar.

Reparei que ele ainda tem alguma utilidade, ainda que deixe muitos erros passarem se eu começar o arquivo pelo Soft.
Ocorre que sou advogado e meu trabalho consiste em corrigir peças feitas pelos estagiários. Tudo que me mandam não aparenta ser detectado pelo software.

Além disso, sempre que vou fazer um novo documento eu preciso começar com um modelo já feito no word, com logo no cabeçalho, e endereço ao fundo da página, tipo um modelo pré construído. Quando começo com esse modelo, originalmente feito no word, aí que o corretor não funciona pra nada mesmo 0.

Acho q para a edição de texto, frente ao meu contexto, permanecerei escravo da Microsoft.

Atualizando os amigos, parece que agora deu certo!!!

Fiz uns testes e ao abrir no Office, os dois corretores estavam funcionando…

Só Persiste o Problema quanto ao logo no início e no topo da página. Vou tentar fazer o possível. O código aberto vencerá!!!

Se souberem algo a respeito me ajudem aí ok!

No mais muito obrigado

Parece piada, voltou a não funcionar. Tentei até fazer Igual ao cara desse vídeo, desinstalei o wps, instalei novamente e NADA!

No Soft, funciona, mas muito aquém do necessário, só erros de acentuação. Enfim, se alguém tiver algum resultado diferente é só falar!

No momento, estou com alguns prazos atrasados, então terei de recorrer ao MS Oficce, mas quando tiver mais tempo persistirei lutando para fazer o WPS funcionar.

Muito estranho isso.
Aqui funciona perfeitamente. Grafia, acentuação, palavras estrangeiras… (sempre falando do Softmaker, ok? não uso o WPS)

Veja como ele grifa as palavras erradas e não grifa as certas:

Captura de tela de 2020-05-13 18-31-00

De fato amigo o corretor do Soft Office está rodando aceitavelmente. Vai quebrar um Galho quando tiver uma rápida correção para ser feita e não queira sair do Linux. O maior problema é mesmo a compatibilidade com o office, e sendo isso necessário no meu trabalho, dificilmente poderei ficar apenas com ele, como era do meu desejo.

O WPS por sua vez, que julgo mais bem acabado e de usabilidade melhor, não reconhece nada. interessante notar que, em um arquivo escrito no windows, ele até encontra algums erros, ainda que as correções sejam totalmente equivocadas. Ele identifica como erro a palavra certe, e jsutifica uma grafia errada de português arcaico kkkkkkkkkkkkk

Veja:

Captura de tela de 2020-05-13 21-06-09 Captura de tela de 2020-05-13 21-06-28 Captura de tela de 2020-05-13 21-06-49 Captura de tela de 2020-05-13 21-07-08

Mas de tudo aqui escrito nativamente nele ele n identifica absolutamente nenhum erro!!!

Captura de tela de 2020-05-13 21-09-12

Não fosse por isso já teria migrado e ficado só com o WPS a muito tempo

Tem o Onlyoffice também camarada, é muito similar ao MS Office, dê uma olhada depois. O onlyoffice também tem suporte a docx.

1 curtida

Baixei o OnlyOffice e gostei, agora estou com 5 suítes office. rsrsrsrsr

E no final gostou mais de qual?

Eu tenho LibreOffice, WPS, FreeOffice, Office365 e agora OnlyOffice.

Para compatibilidade, eu gostei do FreeOffice e do OnlyOffice, o OnlyOffice inclusive se vende como o mais compátivel com a suíte do Office da Microsoft.

Vale uma tentativa, ele não tem custo para instalação e também tem uma versão na nuvem.

Ahh, e tem um vídeo do Dio também sobre o Onlyoffice, falando sobre as vantagens do programa; por enquanto foi o melhor suíte office que usei desde que abandonei o windows.

1 curtida