Compatibilidade de placas de vídeo AMD/Radeon

@tnsampa E em questão de drivers? Nvidia por exemplo, é cheio de resultar a famosa “black screen” em algumas distros para algumas placas, além de em alguns casos precisar de intervenções manuais (como Force Full Composition Pipeline).

1 curtida

Resolução 1920 x 1080. Tudo em alta.

2 curtidas

Esse ping ai jovem???

2 curtidas

Deve ser por conta da minha internet de 240mbps.

1 curtida

:scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream::scream:

Muito bom para um RX 550.

1 curtida

Muito boa mais funciona melhor em distros Rolling Release por trazer os drivers e a versão do mesa mais atual (onde existe casos que a AMD vence a Nvidia :slight_smile:)

Eu tenho uma R9 380X rodando muito bem no Elementary OS 5 (com o kernel 5.x ficou ótimo).
Estava jogando LoL, Burnout Paradise e vários outros jogos numa boa com o driver opensource.

Se você pretende utilizar o driver proprietário creio que a opção mais viável hoje é o Linux Mint - não que não dê para instalar em outras distribuições, mas nos meus testes o Mint foi de longe o mais fácil de instalar.

1 curtida
1 curtida

E em casos de notebooks? Como elas se comportam? Tem aquele problema de vídeo híbrido que a nvidia tem?

Pelos relatos que vi, GPUs hibridas da amd funcionam muito bem, sem nenhuma falha. Mas não tenho notebook com gpu hibrida…

4 curtidas

Se não me engano não, mas não tenho certeza se tem algum “prime” para as hibidras AMD.

1 curtida

Pessoal, tenho uma rx550 e no windows é fan off sempre que não estou jogando. No linux mesmo ocioso a fan da placa fica sempre ativa. Até cheguei a instalar os drivers pro mas fica na mesma. Isso é falta de otimização da placa no linux ou o linux é graficamente mais pesado a ponto de exigir mais da placa de vídeo que o windows ocioso.

então cara me tira uma dúvida, a sua rx550 também fica com o cooler ativo mesmo ocioso? No windows ele fica parado sempre que não estou jogando.

O driver indica rotação mesmo que a fan esteja parada. Se vc abrir o computador vai ver que o ventilador está parado mas fica uma indicação no monitor de rotação.

Note que sempre que a indicação de velocidade estiver bem constante, é porque está parada. Se ela estiver oscilando entre números próximos é porque está ativada. Esse comportamento ocorre no driver free.

1 curtida

Aqui, pelo Xsensors, ele fica ativo. Mas não escuto ruido algum.

Então eu percebo pelo som mesmo, por que meu PC é um hp com ryzen 5 1600 af e ocioso até o cooler do processador para kkkk. Então eu percebo o cooler da placa de vídeo justamente pelo barulho do cooler dela. Vou colocar o Ubuntu de novo e ver no que dá. Vou fazer o teste com a tampa aberta.

2 curtidas

Testei esses dias atrás esse programa e achei bem legal para monitorar a GPU, inclusive para setar a velocidade da fan.

Já comigo nunca tive uma boa experiência, possuo uma R9 380 e todas as distros que testei só funciona se eu adicionar manualmente o parâmetro de kernel amdgpu.dc=0.
Normalmente tenho que fazer isso editando no grub na inicialização, porque senão, após passar do grub o video some, fica como sem receber sinal.
Alguém já passou por isso ou sabe do por que?