Compartilhe seus scripts de pós-instalação

Discordo! Depende do conhecimento da pessoa que automatizar o processo é bem mais rápido e dificil ocorrer erros que poderiam ser cometidos fazendo manualmente. Basicamente é o principio de “um robô é superior ao ser humano”

Quanto maior o script, mais chances de cometer erros você vai ter, como não é algo intrínseco do processo, não há necessidade de ficar fritando com isso.

Fazendo por partes, com calma e atenção, a margem de erro pra mim é bem menor.

Sem contar que, de máquina pra máquina, algumas coisas podem variar e nesse caso, rodar tudo de forma automática não permite essa variação.

Raul, esse script funciona no Ubuntu 19.04. Eu tenho que copiar esses comandos no terminal ou fazer um script com cada parte.

Não sei se aqui é o melhor espaço, mas seria legal se você explicasse o que cada comando da sua parte de Otimizações de desempenho faz, são significativos os ganhos que conseguiu, mas não sei o que cabe ou não fazer na minha máquina por exemplo.

No blog Unix Universe tem uma postagem sobre essas otimizações do sysctl e do limits, com um detalhamento maior, dá uma procurada lá.

Não vou postar o link porque o dono desse blog foi banido daqui por compartilhar conteúdo dele, não sei exatamente quais são as regras.

Você vai precisar mudar alguns comandos pro Disco, porque alguns repositórios que constam aí são pro Bionic.

Conforme eu descrevi, o ideal é você rodar 1 comando por vez no terminal.

Vou “desenhar” com um exemplo: Vamos supor que vc tem 150 computadores em que precisa instalar um determinado software colocando os arquivos em pastas especificas. Qual é mais provável que cometa um erro, um Script feito pra fazer isso ou vc fazendo manualmente em cada um? Eu juro que não vou “desenhar” de novo rsrs. É SERIO EU JURO!

Nesse caso, é muito mais lógico gerar uma ISO customizada com tudo que você precisa instalar nessas máquinas, ou até mesmo usar PXE, dependendo da estrutura de rede.

Torno à dizer, o meu script é de uso pessoal, o propósito não é instalar em grande escala, até por conta disso, fiz questão de postar em Markdown, pra evitar que desavisados saiam executando o script sem se atentar aos detalhes do conteúdo.

4 curtidas

Galera comecei aprender shell script a poucas semanas, segue me primeiro projeto.
Por favor fiquem a vontade para dicas e sugestões, irá me ajudar muito… Obrigado!
Download Google-Drive
Download GitHub

Atualizado 05/02/2020 as 17:07

2 curtidas

Uma dica, se você colocar o autoremove antes do clean, o autoclean se torna desnecessário:

O autoremove desinstala os pacotes deixando o cache

O autoclean remove os pacote que estão no cache que não podem mais ser baixados via install

O clean remove tudo no cache

2 curtidas

@Natanael.755 obrigada pela dica! Quando eu animar de fazer outro, eu tento modificar. Abraços

Nenhum compartilhamento de script de Arch :thinking:

Segue minha nova versão do script para facilitar a pós instalação do Ubuntu 19.10 e Mint 19.03…
Obs: execute como root.

Google Drive
GitHub

5 curtidas

eu fiz um bem simples para meu linux mint no tempo livre, só para instalar programas e mudar o tema e já quebra um galho imenso.

https://github.com/doretox/linux-mint-post-installation

3 curtidas

Isso ai, sempre tem uns bloatwares que a gente não gosta ou nunca usa, ai é melhor remover mesmo. :joy: :joy:

Nao foi eu que fiz mais esse script e da hora creditos ao @raulDipeas.
https://github.com/rauldipeas/xfscripts

voce e o @rauldipes ? mudou de nick ?

atualizado , desculpe
https://github.com/rauldipeas/xfscripts

1 curtida

Quando tu ver “anonalgumnúmero” é sempre algum antigo usuário que encerrou a conta, porém pra não “quebrar” tópicos como esse e não ter nenhum vestígio mais do usuário em si, isso acaba sendo feito.

2 curtidas

Obrigado pela explicaçao ,quer dizer que o @rauldipeas saiu do forum mesmo , obriagadooooooo!

1 curtida