Como trocar o Grub entre distros

Boa noite pessoal,

Tenho três distros instaladas, Ubuntu, Deepin e Mint, nessa ordem.
Vou manter o Ubuntu e Deepin, a partição do Mint, que foi o último instalado, vai ser usada para testar outras distros.
Pelo que já li, o Grub fica no última distro. Se eu apagá-la, perco o boot? Se sim, como mover o Grub para o Ubuntu ou o Deepin?
Meu HD tem a seguinte partição:
/boot
/Ubuntu
/Deepin
/Mint (vai ficar para teste de distros)
/home

Se a ultima vai ser sempre para testes, é só você não instalar o grub dela, ou instalar na partição /raiz dessa distro, e não no /dev/sda.

Saudações.

Bom dia amigo,

Como realizar os procedimentos que você indicou?

Primeiro você precisa descobrir se está usando modo de boot UEFI ou Legacy (veja na BIOS). Pode tbm ver se há uma partição efi montada:

df

Segundo precisa informar completamente o particionamento do seu disco (provavelmente sda):

fdisk -l /dev/sda

Comandos dados como usuario root ou sudo. Conforme a resposta damos mais informações

Esse post é sobre o dualboot com o Manjaro, mas você pode olhar e utilizar algumas partes como exemplo sobre o que comentei.

Saudações.

https://manjariando.wordpress.com/2018/11/14/dual-boot-com-o-manjaro

Não sei se é coincidência, mas há um outro posto que foi feito quase ao mesmo tempo, parece que pensaram a mesma coisa aí mesmo tempo e decidiram postar sem que um souber que o outro ia postar:

Se você usa boot no modo legacy, o GRUB vai ser da Distro que instalou por último, a não ser que tu tenha escolhido não instalar o GRUB.

Se você usa EFI fica mais fácil escolher qual usar, pois basta escolher qual boot via EFI vai ser o principal.

No posto indicado, tem uma resposta indicando um link de uma matéria sobre gerenciar boot com o Manjaro. Dá pra dar uma lida pra ver se esclarece um pouco

Boa noite,

Fiz os comandos que você indicou e “printei” essas telas do terminal (só para deixar claro, a interpretação dessas informações me deixou voando :rofl::rofl:).
/home/anderson-ubuntu/Imagens/Captura de tela de 2019-09-16 19-43-51.png
/home/anderson-ubuntu/Imagens/Captura de tela de 2019-09-16 19-51-08.png
/home/anderson-ubuntu/Imagens/Captura de tela de 2019-09-16 19-51-16.png

A BIOS está em Legacy.

Aqui estão as capturas de tela:

O particionamento ficou bem estranho. A partição /boot era costume ser feita antigamente para os casos de particionamento de HD que eram grandes com muitas partições. Com o particionamento dos discos já padrão em GPT, não necessita isso. Outro ponto é: o /boot está sendo montado nos 3 sistemas operacionais? Pois se for isso, toda vez que você der o comando “update-grub” em uma distribuição, ele vai atualizar o arquivo de boot (/boot/grub/grub.cfg). Dependendo da versão do grub instalada em cada sistema pode dar muita coisa errada com essa mistura.

Também a identificação ficou errada, com o sda3 marcada como EFI, mas acredito ser “Linux filesystem”.

Fica complicado tentar ajudar nessa situação, pois para deixar bom teria que mudar a BIOS para UEFI, mas isso vai dar bastante trabalho e altas chances de ter que dar o boot “na mão”, o que não é fácil para quem nunca fez.

Para manter como você fez, toda vez que for atualizar o grub precisa também reinstalar na MBR do disco. Ou seja, ficar de olho para a cada atualização, se houver atualização de kernel ou for gerada uma nova initramfs, você manualmente reinstalar o grub. Isso vai evitar de um sistema operacional atualizar a configuração do grub de outro sistema operacional (isso caso o /boot esteja compartilhado entre as distribuições.) Use o comando

sudo grub-install /dev/sda
sudo update-grub

Caso sua partição /boot for de apenas um sistema operacional, quando você atualizar a MBR nesse sistema ele vai desconsiderar o /boot (partição 1) e usar o diretório /boot da raiz do sistema operacional.

Espero ter dado uma luz sobre o funcionamento do grub.

Boa noite,

Tenho um HD externo e vou usá-lo para testar instalação das distros Ubuntu, Deepin, uma terceira sempre para teste e a home, como quero fazer no meu note. Dando certo, formato meu note com esse particionamento.
Peço sua ajuda para particionar corretamente o HD (em GPT), e deixando o grub no Ubuntu.

Meu note é de 2015 e queria fazer a instalação em UEFI, se possível.

Jeito fácil:

  1. Faça backup do /home/user no hd externo
  2. Teste o backup!
  3. Mude a opção de boot do seu notebook de “legacy +UEFI” para “UEFI” apenas
  4. Instale o primeiro sistema operacional. Use o particionamento manual e recomendo o seguinte esquema
    1- 500M - Tipo “EFI system” - montar como /boot/efi
    2- 4G - Tipo “linux swap” - montar como swap
    3- 110G - Tipo “linux filesystem” - montar como /home
    4,5,6- partições com 35G para cada um dossistemas que você vai instalar. montar como raiz quando fizer a instalação “/”
    Perderá todas as informações!
  5. Recupere o seu backup para a unidade principal
  6. Instale os demais sistemas sem se preocupar o o grub, pois cada um vai gerar uma entrada diferente no /boot/efi e você ainda pode indicar qual é o principal pelo BIOS da placa mae. Quando quiser remover um sistema, apague ou formate a partição raiz e apague o diretório referente a ele no /boot/efi/EFI.

No jeito dificil você ainda consegue aproveitar o sistema instalado, mas ainda terá que prepara-lo para EFI instalando os pacotes do grub efi, e efibootmgr. Fazer backup dos dados. Copiar a informação do /boot atual (partição) para uma pasta /boot dentro da raiz de cada um dos sistemas. Iniciar por um live cd e dar boot “na mão” no sistema do HD. Trocar a primeira partição para tipo “EFI”, formatá-la como fat32. Montá-la em /boot/efi. Adicionar a entrada no /etc/fstab. Mandar instalar o grub no disco. Reiniciar e rezar!
Mesmo assim eu posso estar esquecendo um passo e você terá que cair no jeito fácil, que é formatar tudo…

No jeito fácil, desativei o modo de segurança e deixei o UEFI.
Fiz o pendrive em GPT mas aí aparece a tela preta.

Hum…

Como você fez o pendrive? Qual iso usou? Se puder manda o link.

Usei o Etcher e depois o Rufus e apresentaram o mesmo problema.
ISO do Ubuntu 18.04.03, já usei a mesma umas 3 vezes para ocasiões diferentes.
Na Bios legacy consigo instalar normal. Problema tá quando tento com UEFI.

Que estranho. Baixei aqui a ISO do ubuntu ubuntu-18.04.3-desktop-amd64.iso e na partição de inicialização não existe esse arquivo mmx64.efi. Tem alguma opção no programa que está refazendo a iso para gravar no pendrive. A iso do ubuntu está com partição DOS.

Outra coisa estranha é tentar usar MokManager, isso é para boot seguro e nem tem na iso do ubuntu.

Para ter certeza que está correto, eu sempre gravo a iso com o dd (o comando mais poderoso em sistemas de arquivos!)

fdisk -l
dd if=ubuntu-18.04.3-desktop-amd64.iso of=/dev/sdX bs=32M

Tenha certeza absoluta do dispositivo do pendrive! Escolher o drive errado pode formatar seu sistema. Eu sempre uso o comando fdisk -l antes para ter certeza que o dispositivo está correto (as vezes muda quando vc reinicia o computador)

Feito isso inicie a iso que deve desaparecer esse erro doido.

Outra possibilidade é que a BIOS não está detectando o pendrive e tentando dar boot no ubuntu que está no disco rígido. Aí faria sentido em parte essas mensagens.