Como nascem as distros?

Ele falou explicitamente que quer saber como desenvolver um sistema completo desde a base, eu disse como, o problema aqui é que eu acho que ele tá confundindo desenvolver com customizar

2 curtidas

Cara a base sinceramente pouco importa dependendo do que você quer, as distribuições nascem a partir de um roteiro comum:

Considerando a dificuldade e o tempo necessário pra lançar uma ISO, porque você faria isso?

Aqui vale qualquer resposta mas tenha em mente que você precisa deixar claro o motivo, pode ser pra ganhar conhecimento, pra ter uma imagem pronta com os programas que você usa, pra facilitar a vida de alguém, pra facilitar a sua vida, pra ser prova de design (como ícones, temas e Wallpapers que você criou), pode ser pra promover uma modificação radical em uma interface… até a combinação de mais de um fator, o detalhe aqui é: Não esconda dos possíveis usuários a sua motivação

Você pretende manter ela por quanto tempo?

Aqui a coisa aperta, lançar uma distro pra deixar ela de lado em menos de 1 ano é sacanagem, ainda que a única coisa que mude entre as novas versões seja o set de papéis de parede e as versões dos programas, lance atualizações por pelo menos o tempo padrão de uma LTS (2 anos)

Qual o tipo de distribuição?

Aqui é uma simplificação da primeira mas com regras, é projeto pessoal? É um projeto que visa ser porta de entrada? É um projeto que visa criar usuários fixos?

Isso é muito importante porque o usuário precisa saber o que está instalando e é nesse ponto que difere da primeira aqui você deixa transparecer pro mundo suas intenções por exemplo o Zorin tem unicamente como objetivo ser um “lar para órfãos do Windows” e quando os usuários se adaptam ao mundo Linux eles são convidados a experimentar outras distros.

Se for um projeto assim ou um projeto pessoal pessoal tenha em mente que o ideal é dar suporte por pelo menos 2 anos, agora se for um projeto que visa fixar usuários o ideal seria que a distribuição nunca morresse mas caso precise que fosse migrando lentamente para outra caso o desenvolvedor precise interromper o ciclo de desenvolvimento e você daria suporte a isso nada de “vou descontinuar migre para a distro X” não conduza o usuário à nova distro sem ele se dar conta

Vai se basear em alguma distro?

Deixe isso bem claro, um "Based on " seria o ideal

Tem outros detalhes mas de inicio isso basta

2 curtidas

Vamos lá

1. Considerando a dificuldade e o tempo necessário pra lançar uma ISO, porque você faria isso?
    R: A resposta mais sincera que consigo dar é: Porquê sim. Porquê o Linux permite que eu faça esse tipo de coisa e porquê eu acredito que o sistema, da forma como eu o concebi, possa se tornar útil a mais pessoas.
    Mas, além disso:
    A. Porquê quero aprender, já me interessei muito por programação, uso o Linux a alguns anos e não quero ser apenas um usuário “passivo”, quero criar coisas, desenvolver coisas que sejam úteis para as pessoas e facilitem a vida delas.
    B. Porquê acredito que as distros atuais não são amigáveis o bastante com usuários que querem usar a interface para tudo, que não se interessam por linha de comando (mas, se interessarem, as ferramentas ainda vão estar lá) ou querem um sistema bonito, funcional e simples. E gratuito, acima de tudo.
    C. Porquê acho que as distros que se preocupam seriamente com UI e UX hj são poucas, poderia citar Elementary e Deepin, cujo projeto se centra na experiência de usuário. A grande maioria, são só misturas de vários conceitos usados em várias interfaces, salpicadas ao bel prazer de quem desenvolveu. Caso eu dê andamento com esse projeto, UX e design será um pilar essencial.

2. Você pretende manter ela por quanto tempo?
    R: Durante o tempo que existirem pessoas usando. Caso eu venha a ter que deixar o projeto um dia e haja muitos interessados, creio que haverá uma forma de se criar um grupo para manter o projeto vivo.

3.Qual o tipo de distribuição?
R: Seria um projeto pessoal, posso estar sendo prepotente quanto a isso, mas também a porta de entrada para leigos no universo Linux. Quanto ao modo de lançamento, rolling release parece ser o mais sensato.

4.Vai se basear em alguma distro?
A priori, pensei em tentar do zero, como o pessoal do SolusOS fez e os devs do MazonOS estão fazendo. Mas me veio a cabeça que se a intenção é criar uma distro simples, melhor seria “me apropriar” de ferramentas já difundidas, como o gerenciador de pacotes deb. Creio que a maioria dos programas para linux ainda venham em .deb e isso iria facilitar bastante a vida do usuário. Outra coisa é usar também outras ferramentas como PPAs e snap/flatpak, para facilitar ao máximo a vida de quem está entrando nesse universo. Então, pode ser que a melhor escolha seja se basear no Ubuntu, mas me interessa ainda mais me basear no próprio Debian, pela estabilidade.

Por fim, peço desculpas se estou dizendo asneiras, sou apenas um usuário comum com um sonho na cabeça. Como aqui é o espaço para se discutir isso, postei aqui com a intenção de saber se isso seria plausível ou se daria tanto trabalho que seria melhor continuar sendo apenas um sonho.
Ah, e obrigado a todos que estão ajudando.

1 curtida

Droga, ainda não aprendi nem a usar a ferramenta de comentários, como irei criar uma distro? Haha :laughing:

2 curtidas

Isso é problemático você é quem precisa fornecer um jeito porque se não você acaba por queimar o seu nome, o nome da distribuição e o Linux como um todo

PPA é meio complicado porque pode trazer instabilidade, sugiro fornecer o set de libs pkg2appimage e o FUSE para AppImages e o executável do snap para apps empresariais o Flatpak eu particularmente não ativaria por padrão

Tirando isso tá de boa

1 curtida

Por ser rolling você precisa ter cuidado para não fazer atualizações bruscas

2 curtidas

Quando digo que SE um dia eu vier a deixar o projeto, é tipo, depois de alguns anos. Sei, ou pelo menos faço uma idéia, da responsabilidade que algo assim demanda, principalmente após se criar uma comunidade de adeptos.

É bom ter um “Plano B”, só precisa manter ele escondido, boa sorte com o projeto man

2 curtidas