Como instalo o leitor digital no linux (xubunto)

Arrumei um dell vostro 3500 com i5 e gráfico integrado, descobri recentemente que ele possui um leitor de digital e quero usa-lo inicialmente para desbloquear o note mais rápido. Porém não consigo instalar ele nenhum aplicativo funciona todos as dependências não tem eu acho que expiraram mas não consigo instalar nenhum programa. Sou novo no Linux e não tenho muita experiência no terminal.

Olá @Ren_7, tudo bem contigo?

Suporte aos leitores de digital nas distribuições Linux sempre foi algo complexo, raras vezes vi algum leitor que funcionasse “de fábrica”.

Se você compartilhar um pouco mais de informações sobre o hardware, talvez seja possível dar alguma dica mais objetiva.

Sobre o problema de não conseguir instalar programas, até você ganhar um pouco mais de intimidade com o sistema, sugiro que utilize a lojinha do Xubuntu.

Instalar programas via terminal não é mais necessário na vasta maioria dos casos, este programa que você precisa, não está disponível na loja?

:vulcan_salute:

No lsusb o leitor aparece como 138a:0008 validity sensors, inc. VFS300 Fingerprint Reader.
É um i5 m480 vídeo integrado dele e um ssd de 240gb eu acho. Não tem na loja nenhum programa para leitor de digital só acho gerenciadores de senha.

Dando uma pesquisada pelo identificador do leitor, parece ser um dos casos sem suporte no Linux.

:vulcan_salute:

Muito obrigado pela ajuda cheguei a esse link do github eu baixo qual e instalo como?

Este “driver” já existe nas distros, você não precisa compilar para instalar.

No Xubuntu, você pode consultar qual é a versão disponível com o comando:

apt-cache search libfprint

E depois, instalar pelo terminal com os comandos:

sudo apt update && sudo apt install libfprint<versão do arquivo>

Sugestão muito importante: só instale coisas de fontes externas, após ter 100% de certeza que não existe nada similar na própria distro.

:vulcan_salute:

O que seria versão do arquivo??

Quando você executar o primeiro comando que eu indiquei ele vai mostrar o nome “correto” do libfprint em seu sistema, aí é só você completar o segundo comando conforme o nome que aparecer no terminal.

:vulcan_salute:

qual desses é o certo?

Sugiro instalar o “fprintd” e aquele último o “biometric-driver-community-multidevice”. Possivelmente, outras coisas necessárias serão instaladas automaticamente junto.

:vulcan_salute:

Fiz e deu 3 erros de repositório “does not have a release file”. Faço o que ?

Essa mensagem pode significar várias coisas, você adicionou algum repositório manualmente?

Caso não tenha adicionado, apenas aguarde alguns minutos e tente novamente. Essa mensagem também pode ocorrer quando o repositório da distro está sendo atualizado.

Sugiro dar uma lida neste tópico, ele contém ótimas informações para te ajudar a entender o básico do sistema. E não se preocupe com o fato de ser Debian, você poderá aproveitar a maioria destes conhecimentos no Xubuntu sem problemas.

:vulcan_salute:

Eu adicionei alguns repositórios manualmente senão me engano onde posso ver?
Obrigado pela ajuda darei uma olhada nesse tópico.