Como instalar o Python 3.7?

Olha sou novo usando Linux, Ubuntu, e gostaria de saber como que eu faço para instalar o Python 3.7, pois iniciei o curso de Engenharia da Computação e precisava programar bastante.
(Eu olhei no site oficial do Python e só consegui instalar a versão 3.6, e o único cara que eu vi fazendo a instalação do 3.7 era por tar.gz e eu não tenho a mínima ideia do que eu faço pra instalar um programa a partir do código fonte)

E de quebra gostaria de saber se tem diferença para uma versão para outra.

Obrigado!

Lembre-se que tornar a outra versão do Python padrão no Linux pode deixar aplicativos inuteis e componentes da área de trabalho que usam certas versões do Python defina se sabe como resolver caso algum erro

Adicione este ppa ao seu repositorio

sudo add-apt-repository ppa:deadsnakes/ppa

atualize o gereciador de pacotes

sudo apt-get update

Agr so instalar

sudo apt-get install python3.7

Fontes https://www.edivaldobrito.com.br/ e um blog q sempre gosto de consultar se ele ja fez um post

2 curtidas

Na realidade, as versões 2.7 e 3.x já veem instaladas no Linux, o que se deve fazer é instalar o pip (python3 get-pip.py) utilizando a versão 3 do python e consequentemente utilizar o pip da seguinte forma: pip3 para instalar as bibliotecas, ferramentas, etc…

Olá @SirGalahad.

Você pode utilizar o Python 3.6, não existe a necessidade de se instalar o Python 3.7, visto que não houveram grandes mudanças.

Só não recomento versões inferiores ao Python 3.4 ou mesmo iniciar um novo projeto utilizando-se o Python 2 (para projetos de legado ok), isso porque em 2020 a versão 2 do Python deixa de receber atualizações e recursos (basicamente fim do desenvolvimento).

Aqui estou utilizando o KDE Neon que é baseado no Ubuntu 18.04, neste caso o Python 3.6 e o Python 3.7 estão disponíveis no repositório, sendo o Python 3.6 o padrão (default).

Como você vai utilizar o Python para desenvolvimento recomendo instalar o mesmo da seguinte forma:

sudo apt install python3.6 \
    python3.6-dev \
    python3.6-venv \
    python3-pip \
    python3-tk \
    idle-python3.6

Caso queira utilizar o Python 3.7:

sudo apt install python3.7 \
    python3.7-dev \
    python3.7-venv \
    python3-pip \
    python3-tk \
    idle-python3.7

Com isso o Python estará instalado para permitir o desenvolvimento de forma geral, o único cuido que você deve tornar caso não esteja utilizando um ambiente virtual (virtual environment):

  • O comando python costuma fazer referencia ao interpretador do Python 2.
  • O comando python3 faz referencia ao interpretador do Python 3 que for padrão no sistema.
  • Para executar uma versão especifica do Python (caso você tenha mais de uma) utilize a sintaxe:
    • python2.
    • python3.6.
    • python3.7.
    • etc.
  • O comando pip irá instalar novos pacotes, bibliotecas e frameworks no Python 2.
  • O comando pip3 irá instalar novos pacotes, bibliotecas e frameworks no Python 3 que for padrão no sistema.
  • Para instalar pacotes, bibliotecas e frameworks em versões especificas do Python utilize por exemplo python3.6 -m pip install NomeDoPacote.

Caso não esteja utilizando o Ubuntu 18.04 ou distros baseadas nele, tente sudo apt install python3. e pressione Tab 2 vezes para ver as versões que estão disponíveis no repositório, sendo Python 3.4 ou superior você vai conseguir desenvolver sem grandes problemas.

Se a versão for inferior ao Python 3.4 eu recomendo a utilização de algum PPA.

OBS: Cuido com versões recém lançadas do Python (como a futura verão 3.8), uma vez que leva um tempo para os pacotes, bibliotecas e frameworks do PyPi ficarem disponíveis ou compatíveis com versão que acabou de ser lançada.

4 curtidas

Nice cara, muito obrigado pela ajuda!!!

A todos na verdade, muito obrigado!

2 curtidas

Ahhh então é desta maneira que se instala bibliotecas… eu não sabia disso, eu já ia criar outro post para deixar bem dividido as coisas.

Valeu pela ajuda cara!

2 curtidas