Como instalar ms office via playonlinux ou outro frontend do wine

Olá, me chamo Ericles e sou novo neste belo mundo Linux, há 3 meses venho usando o Linux mint cinnamom, que é muito bacana por sinal. Porém, como venho do windows sinto falta de alguns aplicativos, como: ms office e one drive, estive lendo e pesquisando sobre como instalar, estou tentando via playonlinux mas sempre dá erro, mesmo baixando tudo que pede e tendo um executável (tenho do office 2013 a 2019), assim, alguém poderia me ajudar pois não consigo usar o libre Office, e os apps on-line ficam bugados, principalmente na questão do dicionário, mesmo minha conta e sistema estejam em português.
Há também tentei outras suítes e não me adaptei, como o onlioffice e o Free office.
Desde já obrigado e um bom final de semana a todos.

1 curtida

Vou te passar o link para um outro tópico que aborda exatamente isso (uso a versão 2010 instalada sem problemas):

2 curtidas

Tentarei este método, se não funcionar darei um feedback.

1 curtida

Segui o passo a passo, porém não consegui realizar a instalação.

Parou em qual passo? Apresenta erro? Se sim, qual?

Assim, ele instala e tudo mais, só que dá uma tela preta e fica sem utilização.

Só lembrando, tô tentando instalar o office 2013

Acrescentou essas bibliotecas?

Vai ficar mais fácil de ajudar se informar onde parou, se apresentou erro durante a instalação, se apareceu alguma mensagem de erro no terminal durante o processo, enfim, detalhes.

Tô tentando pelo playonlinux, mas vou já instalar o wine e tentar pela essa interface da foto.
Vou tirar foto de como fica o app, agora tô tentando instalar o 2010. Que realmente instala e aparece o ícone, mas não abre.

Para ajudar uma pessoa próxima que está migrando pra o Linux eu acabei fazendo alguns testes em VM e o único Office que instalou e rodou out-of-the-box sem problemas foi o 2007. O 2010 até consegue instalar com o script que possui disponível, porém trava ao exigir o processo de ativação. Do 2013 em diante, sempre ocorre algum erro durante a instalação.

Você pode tentar com o Crossover durante o período de trial dele.

Consegui instalar as bibliotecas, agora vou tentar instalar de novo.

Mesmo instalando as bibliotecas, não foi instalado, aparece estes erros no playonlinux e no wine

Vou repetir a minha primeira dica: siga o tutorial que passei que não tem erro.

Provavelmente os scripts do playonlinux estão desatualizados e receberá erro em toda nova tentativa.

Ja tentei de novo e aparece os mesmos erros, mas obrigado.

Não sei por que vocês querem usar o MS Office no Linux.
E ainda uma versão de 10 anos atrás!
Com tanta suíte decente hoje em dia, como FreeOffice, WPS, Google Docs, MS Online, OnlyOffice… todos infinitamente melhores que o Office 2010!
Desapega!! :crazy_face:

Difícil desapegar quando mais de 300 gigas de arquivos está em uma cloud da ms.
Outra, a compatibilidade para realizar a edição de texto em conjunto é horrível no libre Office, por mais que salve em formato aberto, planilhas ficam desfigurada quando mando para alguém que usa Excel.

Não é tão simples assim.

Para meus projetos pessoais, uso sempre o LibreOffice. Mesmo que eu tivesse no Windows com a última versão do Office (tudo original!), ainda assim eu preferiria o LibreOffice, pois provilegio o formato aberto e o LibreOffice é basicamente quem “lidera” o formato ODF.

Mas não vivemos sozinhos no mundo. ¿E se você estiver fazendo um trabalho em grupo e te enviam uma apresentação de slides do PowerPoint com as mais novas animações e fontes diferenciadas (as fontes são “diferenciadas”, mas são nativas do MicrosoftOffice)? Tempos atrás fiz um teste com diferentes suítes de escritório sobre como elas lidariam com um arquivo .docx e os resultados mostraram uma série de problemas (já está um pouquinho desatualizado, mas…) de forma que eu teria receio de editar um documento do Microsoft Office – compartilhado com outras pessoas – no LibreOffice ou qualquer suíte de escritório disponível para Linux.

As suítes de escritório disponíveis para Linux estão evoluindo, mas elas ainda têm muito chão para andar e o povão (o chefe, o orientador e os colegas de muita gente) ainda está “preso” no Microsoft Office.

3 curtidas

É isso que nós faz ser “refém” do office da Microsoft

1 curtida

Bem, então você deveria usar o MS Online, não? ou usar Windows com MS365.

O Office 2010 não vai lhe ajudar muito, vai?

Por favor, não achem que quis criticar quem quer usar o MS Office. Só acho que ele não é mais necessário. Não com a quantidade de suítes que temos hoje, umas mais e outras menos compatíveis com a MS. Ainda mais uma versão de 2010, que para ser usada no Linux precisa de toda uma gambiarra (sim, considero gambiarra).
Mas, se o seu trabalho/estudo EXIGE ferramentas da MS, você deveria repensar em usar Linux (pelo menos profissionalmente).

Eu concordo, mas aposto que 90% dos textos ou planilhas que recebe são compatíveis com uma destas suítes citadas.

Pensei assim até tentar abrir uma planinha no formato .xls, testei 9 ferramentas, mas nenhuma nem conseguiu exibir, além das apresentações do PP não apresentarem as animações, transições e fontes estarem fatalmente diferentes, fazendo a formatação ir por água abaixo.

Provavelmente se criamos um documento em uma ferramenta qualquer e sempre editarmos por ela, funcionará conforme o desejado, porém, infelizmente, o padrão Microsoft Office ainda prevalece e muito provavelmente, caso necessite compartilhar com outra pessoa, acabará com alguma inconsistência.

Eu montei o meu TCC no WPS Office, quando fui imprimir saiu com a formatação errada, páginas que deveriam começar com o título passaram para a página anterior, isso porque onde imprimi utilizavam o Office 2007. Existes casos bem sucedidos, como o do nosso amigo @anon96679446 que não precisou utilizar a suíte da Microsoft, mas cada caso é um caso.

Recomendo dar uma olhada nas comparações que o nosso amigo @rasolar fez nesse outro tópico: