Como Instalar arquivo .jar

Manos, tenho um app .jar, um launcher de minecraft chamado TLauncher.jar pra ser mais preciso, toda vez eu tenho que executar o java -jar TLauncher.jar pra abrir ele, quero saber se tem como instalar ele como se fosse um pacote dao gerenciador mesmo, tipo, que fica no menu de aplicações por exemplo, tem como fazer isso, uso o Ubuntu 20.04

Segue dica de criação de atalho (na parte método jar):

2 curtidas

Se o Ubuntu 20.04 não estiver como JRE instalado, instale-o: sudo apt install default-jre
Na pasta onde o arquivo .jar se encontra, abra o terminal e digite: java -jar nomeDoArquivo.jar

1 curtida

É exatamente isso que ele disse que faz:

Ele quer instalar:

Nesse caso, um atalho é uma boa possibilidade, como indiquei.

1 curtida

Tô na Disney, erro meu. Farei mais um café para acordar :sweat_smile:
Talvez configurar um atalho com o MenuLibre seja mais fácil, não?

Criei um atalho, porem não funciona:

[Desktop Entry]
Name=TLauncher
Exec=sh -c "java -jar /home/pedro/Java Apps/TLauncher.jar"
Comment=Minecraft Launcher
Terminal=true
Icon=/home/pedro/Imagens/minecraft.png
Type=Application
Hidden=false
NoDisplay=false

Eu escrevi algo errado aqui?

@thespation

Instala o MenuLibre e configura ele para abrir de forma automática o .jar

• Onde esta escrito command, você colocará java -jar nomeDoPrograma.jar
• Onde esta escrito “Working directory”, coloque o caminho onde o arquivo .jar está.

Se não funcionar assim, habilite a opção de rodar pelo terminal e coloque o comando java -jar nomeDoPrograma.jar

Chegou a dar permissão de execução? Quando tenta executar, aparece alguma mensagem?

Não, simplesmente não acontece nada, e não consigo dar a permisão pq o “dono” do arquivo é o usuário root

Então esse é o detalhe. O ideal é que crie em uma pasta do próprio usuário, com permissão que o seu usuário possa modificar, assim conseguirá permissionar, feito isso, poderá mover esse atalho para onde desejar.

Outra possibilidade é abrir o gestor de arquivos como root e permissionar, simples, no terminal é só rodar sudo nautilus

Funcionou, valeu mano