Como consultar temperatura do processador e componentes no Linux Mint Xfce 20.2

Olá galera,

Bom dia!

Gostaria de acompanhar a temperatura do processador e outros componentes disponíveis, tendo em vista que meu gabinete não possui boa ventilação, tenho apenas o cooler do processador, e preciso realizar back-up de arquivos.
Meu processador é um Ryzen 5 3400g Vega 11. Como não tenho noção deste assunto, temo por aquecê-lo demais e comprometê-lo.

1 curtida

Nos dois gerenciadores de tarefas citados nesse tópico, há uma guia de sensores que pode ser usada para acompanhar a temperatura:

No terminal, há opções como o gotop (que é também um gerenciador de tarefas) e os comandos sensors/lm-sensors (só relatam temperatura).

(porém, se sua preocupação é mesmo a temperatura, recomendo usar cpupower/cpufreq e limitar o clock do processador sempre que for fazer algo intenso).

1 curtida

Tem o Psensor, que monitora temperatura, velocidade da ventoinha e mais umas coisas em forma gráfica, tem nas lojas

2 curtidas

Instalei, este, fácil, fácil.
Desculpe por ser tão iniciante … como fazer a leitura correta dos parâmetros apresentados.

image

Tudo que é necessário de temperatura, está aí?
Onde vejo a temperatura do processador?

Se não me engano, esses 3 primeiros valores são a CPU - e vale consultar pelos valores máximos de temperatura do teu processador

Ah, dá uma fuçada nas configs do psensor, tem como ajustar algumas coisas

2 curtidas

Ok.
Vou fuçar aí e procurar saber mais.
E obrigado pela dica valiosa.
:smiley:

1 curtida

Pra ajudar a outras pessoas, marca uma das respostas (minha ou do @Capezotte) como solução!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.