Como configurar certificação digital Certisign no Mint?

Olá pessoal, possuo uma assinatura digital A3 da Certisign (um cartão da OAB), e não estou conseguindo de maneira nenhuma usá-lo no Mint para fazer a assinatura digital, tentei seguir esse tutorial abaixo:

http://forense.digital/instalacao-do-certificado-digital-no-ubuntu-16-04-lts/

Mas na hora de carregar o certificado no Firefox dá erro e não consigo adicioná-lo.

Alguém saberia me ajudar com esse problema?

1 curtida

Os drivers estão instalados e o administrador do token está acusando que ele está operacional?

Tenho a mesma necessidade e também já tentei de tudo. Já postei em diversos fóruns no Telegram e ninguém conseguiu ajudar. Fui obrigado a instalar o Windows em uma máquina para usar o Certificado.

Caso alguém possa ajudar, também serei agradecido.

Nota: já enviei mensagem até para a Certisign pedindo a disponibilização para o Linux e eles responderam que “estão em homologação, sem previsão”. Seria interessante cobrar providências deles. Percebendo demanda, seguramente acelerarão as ações.

Consegui fazer o cartão ser reconhecido seguindo os passos desse tutorial, quem sabe funcione pra ti também:

https://maldito.jusbrasil.com.br/artigos/574509196/guia-rapido-para-instalacao-dos-programas-necessarios-para-uso-de-certificado-digital-no-ubuntu-1804-linux

Apesar de ele não resolver o meu problema principal no momento, que é acessar o e-cac da receita federal, segue dando o erro 403.

1 curtida

Alguém conseguiu instalar?

Para acessar o e-cac, a única forma era pelo Internet Explorer, nem com os outros navegadores no Windows eu consegui.

Já para outros casos, no Mint fiz aquele procedimento do Link e deu certo, mas no Ubuntu MATE 19.04 não consegui, pois aparentemente a biblioteca libpng12-0 foi descontinuada nessa versão 19.04, e não sei nenhuma forma de contornar isso

Bom dia amigos.

Caso ainda alguém tenha dificuldades para instalação da leitora e certificado A3 - OAB no linux:

O melhor Guia:

Para acessar o site da Receita Federal - cav.receita.gov.br

Vamos lá:
PARA ISSO A LEITORA JÁ DEVE ESTAR INSTALADA CORRETAMENTE
Verifique com o comando: # pcsc_scan
Leitora plugada e cartão colocado será feita a leitura do cartão A3.

1º adicione o seu usuário no grupo scard -

sudo adduser “nomeusuario” scard

Caso não exista o grupo crie ele:

sudo addgroup scard

depois rode o primeiro comando para adicionar o usuário.

Com a instalação do Tokem Administrativo será possível integrar o firefox na leitora, porém não vai funcionar no Site da Receita Federal e outro que utilizam os certificados ICP-Brasil.
Pelo TOKEM assim:

  1. pelo Token admin: Clique em “Mostrar aplicativos” (o grid de nove pontinhos no canto inferior da barra lateral do Ubuntu) e digite “tok”, sem as aspas, no campo de busca. O aplicativo Tokenadmin aparecerá. Acione o programa.
    Se tudo estiver bem, seu nome e “operacional” devem aparecer na janela.
    Clique em “Integração” e “Instalar o SafeSign no Firefox…”. Siga os passos do assistente de integração.

AQUI É O PULO DO GATO, SOMENTE DEPOIS DESSES PASSOS O PROBLEMA DA Receita Federal - site: CAV.RECEITA.FAZENDA funcionou.

  1. Abra o Firefox, abrir menu “três tracinhos” no canto superior direito e selecione na opção “Preferências” na janela que se abre, lista de opções, à esquerda, selecione a última: “Avançado”. Selecione a opção “Certificados” e, em seguida, aperte o botão “Dispositivos de segurança”. Na janela pop-up que se abre, clique em “Carregar”. Na nova janela que se abre, dê um nome, em “Nome do módulo”, por exemplo: OAB - no meu caso é o meu certificado, e, no campo “Nome do arquivo do módulo”, é o local onde está instalado as bibliotecas dos certificados que é o local abaixo:
    /usr/lib/libaetpkss.so.3
1 curtida

PROBLEMA DA Receita Federal - site: CAV.RECEITA.FAZENDA.

PARA ISSO A LEITORA JÁ DEVE ESTAR INSTALADA CORRETAMENTE
Verifique com o comando: # pcsc_scan
Leitora plugada e cartão colocado será feita a leitura do cartão A3.

1º adicione o seu usuário no grupo scard -

sudo adduser “nomeusuario” scard

Caso não exista o grupo crie ele:

sudo addgroup scard

depois rode o primeiro comando para adicionar o usuário.

Com a instalação do Tokem Administrativo será possível integrar o firefox na leitora, porém não vai funcionar no Site da Receita Federal e outro que utilizam os certificados ICP-Brasil.
Pelo TOKEM assim:

  1. pelo Token admin: Clique em “Mostrar aplicativos” (o grid de nove pontinhos no canto inferior da barra lateral do Ubuntu) e digite “tok”, sem as aspas, no campo de busca. O aplicativo Tokenadmin aparecerá. Acione o programa.
    Se tudo estiver bem, seu nome e “operacional” devem aparecer na janela.
    Clique em “Integração” e “Instalar o SafeSign no Firefox…”. Siga os passos do assistente de integração.

Aqui é o principal:

  1. Abra o Firefox, abrir menu “três tracinhos” no canto superior direito e selecione na opção “Preferências” na janela que se abre, lista de opções, à esquerda, selecione a última: “Avançado”. Selecione a opção “Certificados” e, em seguida, aperte o botão “Dispositivos de segurança”. Na janela pop-up que se abre, clique em “Carregar”. Na nova janela que se abre, dê um nome, em “Nome do módulo”, por exemplo: OAB - no meu caso é o meu certificado, e, no campo “Nome do arquivo do módulo”, é o local onde está instalado as bibliotecas dos certificados que é o local abaixo:
    /usr/lib/libaetpkss.so.3

Sim. Veja solução acima.

Tenho a impressão de que estão sendo tratados assuntos diferentes ao longo dessas mensagens. Algumas pessoas postaram um processo de instalação do certificado SafeSign. Por outro lado, outras pessoas haviam perguntado sobre o Certisign.

Ambas são empresas distintas cujos processos e libs são diferentes. Não vejo como a instalação utilizando o processo de uma possa viabilizar o usa da outra. Alguém conseguiu algo diferente?

Algumas empresas já tiveram êxito na instalação do SafeSign, porém desconheço alguém que tenha conseguido instalar o Certisign.

Ontem, novamente, abri reclamação pedindo providências da empresa, que há 1 ano informou que estava em fase de homologação dos sistemas Linux (não especificou qual).

Amigo, em 2013 (sim, 2013!!), esta empresa me disse a mesma coisa… simplesmente deletei esta empresa da minha vida.

2 curtidas

Ok.

Senhores, wagner.rodrigues e geordieguy

Caso ainda não tenham conseguido fazer funcionar o certificado no linux e a respectiva assinatura:

1 – Meu sistema – Linux Mint 19.2 - LibreOffice 6.3.3.2

Para a instalação do Tokem as informações estão acima o melhor Guia:
https://www.guicolandia.net/peticionamento-eletrônico-no-ubuntu-instalando-o-token-da-oab.html 6

Se o Tokem já está funcional, para acessar a Receita Federal basta seguir os passos que também infomei acima, ou seja:

Abra o Firefox, abrir menu “três tracinhos” no canto superior direito

Selecione na opção “Preferências” na janela que se abre

Vá no icone Cadeado “Segurança e Privacidade”

Desça até o final da página “Certificados”

Clique em “Dispositivos de segurança”. Na janela pop-up que se abre

Clique em “Carregar”. Na nova janela que se abre, dê um nome, em

“Nome do módulo”, por exemplo: OAB

“Nome do arquivo do módulo”- digite /usr/lib/libaetpkss.so.3

Feche o FireFox o certificado está habilitado.

Agora seu problema é habilitar para assinar digitalmente os PDF criados pelo LibreOffice:

Procurei muito esta solução e com a ajuda de alguns colegas de fórum encontrei a resposta.

O correto é fazer uma instalação limpa do LibreOffice, desinstalando todas as versões que porventura exista.

Para desinstalar o LibreOffice antigo, digite no terminal:
sudo apt-get remove --purge libreoffice-*

Se já foi feito isso, e quando tenta assinar digitalmente o documento, você consegue colocar o PIN mas dá erro “A assinatura está correta, mas não foi possível validar o certificado.”

Faça o seguinte:

Só para explicação – O LibreOffice utiliza do Thunderbird para assinar digitalmente os documentos, assim você deve:

Abra o cliente de e-mail Thunderbird, vá até o menu nos três riscos a direita;

Abra a guia “Preferências do Thunderbird” e clica em “Avançado”;

Clique em “Dispositivos de Segurança”;

CASO NÃO APAREÇA AQUI A LEITORA DO CERTIFICADO OAB – MESMO PASSO DO FIREFOX, faça novamente assim:

Clique em “Carregar”. Na nova janela que se abre, dê um nome, em

“Nome do módulo”, por exemplo: OAB

“Nome do arquivo do módulo”- digite /usr/lib/libaetpkss.so.3

Voltando a página na guia “Avançado” clique em “Gerenciar Certificados”

Se a leitora estivar funcionando, será solicitado o PIN, coloque-o.

Vá até a Guia “Autoridades”

Localize a autoridade certificadora “ICP-BRASIL”

nos Certificados abaixo:

AC certisign C7 – selecione-o e clique em “Confiança” e marque as duas caixas de configurações;

Faça o mesmo para os demais Certificados: AC OAB G3 e Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5.

Para obter os Certificados acesse o site:

https://www.iti.gov.br/repositorio/86-cadeias-da-icp-brasil/190-ac-certisign

Baixe a Cadeia de Certificado v2 e v5 da AC Certisign e desce a página até o Certificado da AC OAB de 2º nível.

Espero que isto ajude.

1 curtida

Infelizmente, não consegui resolver. Vendo o vídeo postado hoje pelo Dio com o Gabriel e Vanessa, onde uma dificuldade enfrentada por eles foi exatamente a instalação do Token da Certisign, Achei interessante compartilhar minha reclamação feita na semana passada junto à Certisign.

Acredito que, se nos unirmos para pedir à empresa que suporte o Linux, teremos êxito nessa demanda. É importante, contudo, que mais gente se junte nesse propósito, mesmo quem, no momento, não tenha o certificado da empresa. Vejam o teor da minha solicitação abaixo:

Ola amigo, não querendo ser insistente, mas apenas com o objetivo de ajudar. Eu utilizo o Certificado A3 expedido pela OAB/SP, porém com a leitora Omnikey e etá tudo funcional, TJ, RF, Assinador digital PDF Libreoffice.

Além dos guias de instalações informado também utilizei do seguinte manual da VALID CERTIFICADORA DIGITAL no link:

ats

2 curtidas

Que isso, amigo? Sem problema algum! Eu que agradeço pela sua persistência em tentar ajudar. O problema é que esse manual refere-se à instalação do Certificado emitido pela SafeSign, enquanto que o meu é emitido pela Certisign. Inclusive, o Token é diferente.

Obrigado pelo empenho em ajudar! Abraço

1 curtida

Bom dia, Sou advogado e utilizo o token da Certsign. Consegui fazer a instalação e trabalho com esse token normalmente. Até o Mint 19, basta seguir os passos abaixo, para Mint 20 em diante precisa de mais duas bibliotecas:

  1. Site https://www.validcertificadora.com.br/SafeSignLinux e baixar os arquivos:
    libgdbm3_1.8.3-14
    libjpeg62-turbo_1.5.2-2+b1
    libpng12-0_1.2.50-2+deb8u3
    libwxbase2.8-0_2.8.12.1+dfsg2-dmo4
    libwxgtk2.8-0_2.8.12.1+dfsg2-dmo4
    SafeSign (hoje) 3.5.0
  2. faça a instalação na mesma ordem.
  3. Para o Mint 20 Ulyana, precisa baixar “multiarch-support_2.19-18+deb8u10_amd64.deb” e “libssl1.0.0_1.0.1t-1+deb8u12_amd64.deb” e instalar o primeiro antes do “libpng12-0_1.2.50-2+deb8u3” e o segundo antes do SafeSign.
  4. abra o Firefox vá em Editar, Preferências, Privacidade e Segurança, Dispositivos de Segurança;
  5. Clique em “Carregar”, depois em Procurar e vá em “User/lib/” e selecione o arquivo “libaetpkss.so.3”, depois “OK”

O Openjdk já vem instalado por padrão no Mint. Não é preciso substituir pelo Java da Oracle.
Se você quiser verificar, basta abrir um terminal e digitar: “java -version”.

Depois disso o seu token deve estar funcional.

Importante: Até hoje não consegui que funcione no PJE no linux, funciona no Tribunal Regional e Tribunal Federal. A Certsign não dá suporte ao Linux. Eu já li que outros dispositivos da própria Certsin funcionam com o PJE, mas o Token não.

1 curtida

Consegui instalar um token da certisign da SafeNet no Debian Burster seguindo os passos desse site Instalação do Token SafeNet 5110 – Ubuntu 18.04 (atualizado) – Dicas do cotidiano com linux