BSD é bom? Por onde deve-se começar?

Cara não é por nada não mas vi uns vídeos e estão falando que BSD esta meio que “morrendo” por não receber atualização. Mas se for por conhecimento começaria com FreeBSD. Mas vou logo avisando que não vem com interface gráfica.

1 Curtida

Que eu saiba, isso não é bem verdade, não. Continua atualizado sim (alias, não é a primeira vez que escuto falar isso). Porém, ele é um sistema que ficou muito fechado em um nicho específico. E, também, é diferente do linux, comandos, gerenciamento do sistema etc. não são idênticos aos do pinguim. Em síntese, o FreeBSD não é um sistema voltado para o usuário final. Embora existam BSD’s com esse intuito, como o GhostBSD e o TrueOS.

Também já tive curiosidade em relação ao FreeBSD. Acabei desistindo porque, para o usuário final, ele está longe do que o linux oferece, por exemplo. E, para mim, não seria interessante utilizar.

2 Curtidas

Vale a leitura desse post do Unix Universe sobre o assunto :slight_smile: :v:

1 Curtida

Os *BSD são utilizados, por exemplo, pela Netflix e Whatsapp e está presente em parte do núcleo do MacOS
Além disso, os sistemas operacionais do Nintendo Switch e PlayStation 4 são baseados em *BSD :slight_smile: :v:

1 Curtida

Pois é. Mas eu me referia ao uso em desktops, que acredito ser a ideia do autor do tópico. Nesse caso, sim, o BSD está e sempre estará atrás do linux. Porque, como disse, a proposta deles não é essa. Mas, obviamente, é um sistema muito poderoso nas mãos de quem sabe usar. Não é atoa que ele está presente nas áreas de rede e firewall, por exemplo.

1 Curtida

Acho que para usuários normais não é muito polido não. Poucos browsers, não tem steam, não tem electron e etc

Acho que é um sistema muito pouco voltado ao usuários finais. Nem suporte a bluetooth tem! Inclusive, o Project Trident do Ken Moore, um dos desenvolvedores do TrueOS, partiu da base *BSD e foi para o Void Linux (um pinguim mais próximo do BSD). Acho que se aventurar por esses ares é válido pela ciência, mas duvido que vá trazer satisfação como daily driver.

Acho que para usuário final não é uma boa não, o único lugar que uso BSD é no meu firewall, tenho um servidor com FreeBSD 11.2-RELEASE-p10 rodando o pfSense.

Sobre isso, é possível criar um servidor de arquivos local via Samba nele?

Olha nunca tentei, até porque acho que não seria uma boa armazenar arquivos no servidor firewall, mas com certeza dá.