BSD é bom? Por onde deve-se começar?

Cara não é por nada não mas vi uns vídeos e estão falando que BSD esta meio que “morrendo” por não receber atualização. Mas se for por conhecimento começaria com FreeBSD. Mas vou logo avisando que não vem com interface gráfica.

1 curtida

Que eu saiba, isso não é bem verdade, não. Continua atualizado sim (alias, não é a primeira vez que escuto falar isso). Porém, ele é um sistema que ficou muito fechado em um nicho específico. E, também, é diferente do linux, comandos, gerenciamento do sistema etc. não são idênticos aos do pinguim. Em síntese, o FreeBSD não é um sistema voltado para o usuário final. Embora existam BSD’s com esse intuito, como o GhostBSD e o TrueOS.

Também já tive curiosidade em relação ao FreeBSD. Acabei desistindo porque, para o usuário final, ele está longe do que o linux oferece, por exemplo. E, para mim, não seria interessante utilizar.

2 curtidas

Vale a leitura desse post do Unix Universe sobre o assunto :slight_smile: :v:

http://unixuniverse.com.br/bsd/esta-morrendo

1 curtida

Os *BSD são utilizados, por exemplo, pela Netflix e Whatsapp e está presente em parte do núcleo do MacOS
Além disso, os sistemas operacionais do Nintendo Switch e PlayStation 4 são baseados em *BSD :slight_smile: :v:

1 curtida

Pois é. Mas eu me referia ao uso em desktops, que acredito ser a ideia do autor do tópico. Nesse caso, sim, o BSD está e sempre estará atrás do linux. Porque, como disse, a proposta deles não é essa. Mas, obviamente, é um sistema muito poderoso nas mãos de quem sabe usar. Não é atoa que ele está presente nas áreas de rede e firewall, por exemplo.

1 curtida

Acho que para usuários normais não é muito polido não. Poucos browsers, não tem steam, não tem electron e etc

Acho que é um sistema muito pouco voltado ao usuários finais. Nem suporte a bluetooth tem! Inclusive, o Project Trident do Ken Moore, um dos desenvolvedores do TrueOS, partiu da base *BSD e foi para o Void Linux (um pinguim mais próximo do BSD). Acho que se aventurar por esses ares é válido pela ciência, mas duvido que vá trazer satisfação como daily driver.

Acho que para usuário final não é uma boa não, o único lugar que uso BSD é no meu firewall, tenho um servidor com FreeBSD 11.2-RELEASE-p10 rodando o pfSense.

Sobre isso, é possível criar um servidor de arquivos local via Samba nele?

Olha nunca tentei, até porque acho que não seria uma boa armazenar arquivos no servidor firewall, mas com certeza dá.

Já experimentaste o fury bsd?
Tem a mesma proposta que o ghost bsd só que por padrão já tem o kde plasma por padrão

Não está a evoluir tanto como o Linux
Mas a Netflix roda no freebsd é por essa forma dão total suporte e financiamento ao kernel bsd

Agora para o bsd estão a começar a surgir melhores suportes para drivers e temos uma alternativa ao lutris e ao crossover só que para freebsd
Chama-se homura e já está na versão 3.0