Pessoal, recentemente eu coloquei outro HD no meu PC (HD Usado) e instalei o Windows nele pra jogar jogos antigos de PC que não funcionam tão bem no Linux ou dá muito trabalho de instalar, só que eu reparei que o Boot no Windows é MUITO mais rápido que o boot no Pop.
No Pop, o PC leva coisa de 2 minutos pra ligar e no Windows, uns 20 segundos ou menos. A Diferença primária entre eles, é que o HD com Windows é um pouco mais novo, mas achei essa diferença muito absurda para ser somente uma diferença de idade, e esse HD com o Windows parece ter mais danos que o HD com o Pop.
Na minha máquina o boot com o Windows, com HD, é beeeeem mais rápido do que o Pop!_OS com SSD. O boot do Windows 11 com SSD é, tipo, 7 segundos. O Pop!_OS fica em quase 30 segundos. Aliás, tudo no Windows é bem mais rápido do que no Pop!_OS.
No meu caso, o windows da boot mais rápido, porém ele leva um tempo pra ficar pronto pra uso, o explorer demora um pouco pra carregar e o sistema realmente ficar funcionando. Já no Pop, o boot é bem mais demorado, mas assim que ele entra, o sistema está inteiramente funcional.
Sobre a taxa de erro não e muito bom conferir no Linux pq o SMART não tem a mesma precisão no Windows (gracas ao suporte de hardware)
Acredito que no pop deve ter algum serviço meio que ocupando um certo tempo mas não vai melhorar com esse HD defeituoso
Esse é o comportamento default, mas é possível desativar nas configurações de energia, o que é uma das primeiras ações que tomo ao formatar uma máquina Windows. Lembro que um notebook meu que estava com boot no SSD e o D: no HD demorava a desligar por estar fazendo “uma cópia” da imagem anterior antes de desligar.