Bluetooth x wi-fi

Comprei recentemente um fone JBL bluetooth (tune 500bt) e tenho percebido que quando ligado esta havendo uma interferência no wifi, a ponto de ficar sem sinal ou uma “interrogação” no sinal. Utilizo Ubuntu 21.04 num Dell (Intel® Core™ i5-8250U CPU @ 1.60GHz × 8, ) , procurei algo na internet e pouca coisa encontrei.

Boas vindas ao fórum! :wave:
Por gentileza, rode o seguinte comando no terminal e nos mande o output: sudo lspci
Peço que rode o comando indicado pois precisamos saber:

  1. Sua placa Wireless;
  2. Seu modelo de placa Bluetooth.

Recomendo leitura do seguinte tópico para que seja possível obter o melhor de ajuda aqui do fórum, AKA nos ajude a te ajudar: Como fornecer boas informações

Obs: versões não LTS do Ubuntu tendem a ser um pouco problemáticas, pois são voltadas para um tempo de suporte bem menor e são como uma versão de testes do sistema. Recomendo a usuários novatos e/ou leigos optem pela versão 20.04.

1 curtida

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200 v6/7th Gen Core Processor Host Bridge/DRAM Registers (rev 08)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation UHD Graphics 620 (rev 07)
00:04.0 Signal processing controller: Intel Corporation Xeon E3-1200 v5/E3-1500 v5/6th Gen Core Processor Thermal Subsystem (rev 08)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP USB 3.0 xHCI Controller (rev 21)
00:14.2 Signal processing controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP Thermal subsystem (rev 21)
00:15.0 Signal processing controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP Serial IO I2C Controller #0 (rev 21)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP CSME HECI #1 (rev 21)
00:17.0 RAID bus controller: Intel Corporation 82801 Mobile SATA Controller [RAID mode] (rev 21)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #5 (rev f1)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #6 (rev f1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Sunrise Point LPC Controller/eSPI Controller (rev 21)
00:1f.2 Memory controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP PMC (rev 21)
00:1f.3 Audio device: Intel Corporation Sunrise Point-LP HD Audio (rev 21)
00:1f.4 SMBus: Intel Corporation Sunrise Point-LP SMBus (rev 21)
01:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)
02:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA6174 802.11ac Wireless Network Adapter (rev 32)

Esta placa wireless… Muito problema vem sendo reportado aqui no fórum a um tempo já. Abre o terminal e nos informe a versão do Kernel com o comando: uname -r
De brinde, rode os seguintes comandos para dar uma atualizada geral: sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y && sudo apt autoclean && sudo apt autoremove -y && sudo snap refresh

ixi.
uname -r >> 5.11.0-37-generic

Jesus… Kernel 5.11
Rode os comando citados a cima para atualizar a sua máquina e reinicie. Provavelmente achará um update de Kernel e, caso encontre, um Kernel mais fresco tende a ajudar.

Rodei esses comandos apt full-upgrade -y && sudo apt autoclean && sudo apt autoremove -y && sudo snap refresh, mas o kernel continua na mesma versão. Sempre atualizo quando aparece (normalmente diário)

É, ai lascou pois o Kernel 5.11 chegou a EOL. Creio que o melhor cenáreio será de ti usar o Pop!_OS ou alguma sabor do Ubuntu com base no 20.04 (LTS).

vale eu seguir isso? Ubuntu Mainline Kernel Installer, uma nova ferramenta para manusear Kernel no Ubuntu e derivados

Não recomendo.

  1. Você é usuário novo;
  2. A versão que você está usando do Ubuntu acabará em breve o suporte (início de 2022);

O rádio BT e Wi-FI 2,4Ghz trabalham em frequências bem próximas e isso pode ocorrer. Em configurações avançadas de rede wifi com driver proprietário existe funções para você modular o rádio a ponto dele minimizar interferencias. Porém como está usando Ubuntu não terá essas opções disponível com o driver do kernel/open. Assim, em vias geral o que precisa fazer é vasculhar no seu router wifi utilizar canal e sub frequencia que forçará sua placa wifi atuar menos embolada com os vários sinais que possam estar em sua área local. Pra isso precisa fazer uma leitura dos sinais ai.
Veja esse vídeo para entender a questão conceitual das interferências:

Caso já queira usar o caminho do vídeo, em linux use o programa linSSID que faz a mesma coisa do que o apresentado no Windows para monitorar os sinais.

Contúdo, isso pode ajudar minorar, mas talvez não resolverá por excelência a questão mais direta do seu JBL com seu notebook.

Quanto a relação com o Bluetooth preciso é importante dar mais detalhes de como ocorre tais problemas que impactam no rádio wi-fi (são diferentes rádio bluetooth é um e wi-fi é outro, mas como são próximos fisicamente podem dar tais problemas).

Quando você usa apenas o wifi sem bluetooth ligado, tudo fica realmente normal?
Quando você ativa o BT sem parear nenhum dispositivo ocorre o problema no wi-fi?
Quando você ativa o BT, faz o pareamento, é ai que tudo da problema?
Quando você esta com o BT desligado no seu notebook e apenas usando o wifi, mas você liga o seu JBL perto sem parear ocorre o problema de interferência? E caso sim, você levando o JBL ligado para um outro comodo a mais de 10 metros o efeito ou problema do wifi para de ocorrer?

São vários caminhos para detectar a real situação de interferência.
Se for realmente interferência tentando responder essas questões vai saber se realmente está ligado à proximidade do JBL ou se é um questão de gerenciamento do dispositivo de rede wi-fi/BT por um software que não está atuando bem.

Bora descascar a cebola por camadas!

3 curtidas