Black screen com KDE + wayland

Instalei o lightdm e ele carregou. O SDDM nem chega a aparecer. Se eu escolher Plasma (Wayland), o monitor vai dormir. X11 (instalei, pois não vem por padrão) carrega normalmente.

Create or edit /etc/sddm.conf.d/10-wayland.conf:

ini

[General]
DisplayServer=wayland
GreeterEnvironment=QT_WAYLAND_SHELL_INTEGRATION=layer-shell

[Wayland]
CompositorCommand=kwin_wayland --drm --no-lockscreen

Veja se funciona

Respondendo @swatquest :

Ainda sem sucesso. Inclusive estes argumentos já estavam lá com mais outros dois. Tentei tirar para ficar igual a sua sugestão, mas infelizmente ainda não é isso.

Hoje tentei fixar a resolução e frequência (60Hz) no GRUB, pois o Ubuntu tb perde sinal de vídeo ao tentar usar 120 Hz (meu monitor é compatível com até 144 Hz). Mas sem sucesso também.

Estou realmente desconfiando que existe algo maior por traz disso… vc viu esse post Tela preta sistema cachy os ?

Tive o mesmo problema com o CachyOS. A coincidência é que é amdgpu (Polaris tb) + wayland + KDE.

Veja se resolve

Boa sorte
:+1:

Eu já tinha tentado. Repeti pois não lembrava do argumento se era exatamente esse. Mas também não funcionou.

Depois de modificar ,execute

systemctl daemon-reload

E reinicie

Este comando faz a modificação ser efetivada

Funcionou?

Nada @swatquest … mesmo comportamento

Tou pensando em comprar um Display port ou testar outro monitor para ver se é isso.

Fala pessoal,

Não sei bem o que está causando, mas já descobri que é um problema de compatibilidade com o monitor. Liguei na tv da sala (gambiarra rsrsrs) e funcionou normalmente a sessão Wayland.

Estou pensando trocar o cabo por display-port. O que vcs acham?

Se vc suspeita que é o monitor faz um power cycle desliga ele da tomada e segura o botão power uns 30 segundos para remover a energia estatica e reconect e liga novamente, tive um monitor q tinha que fazer de vez enquando.

Acho isso uma boa ideia tmb já que vc vai poder aproveitar ao maximo a alta taxa de atualização que so funciona em DP no seu monitor.

Não funcionou o desligamento do monitor… mas vou testar a questão do DisplayPort. Talvez o Kwin esteja tentando ativar algum recurso atual de vídeo que o meu monitor não suporte via HDMI, coisa que o Mutter provavelmente não está fazendo (por ser um design mais conservador no contexto do Ubuntu). Daí o monitor vai dormir por segurança.

Assim que eu tiver o teste do DP, retorno para vcs.

Deu certo o cabo DP.

Por algum motivo o Wayland está sendo mais agressivo no KDE, e força configurações que não são compatíveis com periféricos mais antigos via HDMI.

O Mutter é mais conservador, e inicia a sessão com configurações mais compatíveis (1080p 60Hz), deixando para o usuário escolher as melhoras após instalação.

Agradeço o suporte de todos. Fica a dica.

IMPORTANTE: verificar a versão do DisplayPort do monitor. No meu caso era a 1.2, então comprei o cabo 1.2 também. Não sei se teria funcionado caso tivesse escolhido um cabo mais moderno.

Marquei o @sparrow como solução, pois foi ele quem levantou a suspeita sobre o monitor. Mas agradeço demais ao @swatquest também, pelas dicas e suporte.