Bateria no Linux

Olá! Uso Linux há uns bons anos, mas só agora que troquei de notebook que notei a diferença gritante de gerenciamento de energia entre Linux e Windows. Possuo um Ideapad 330, e ele no Windows aguenta por volta de 4 horas de uso normal em bateria, enquanto no Ubuntu 19.04 esse tempo cai pra 2 horas, ou menos. Alguém sabe se é a distro, ou é culpa dos drivers para Linux?

Estranho, aqui no fedora Ideapad 310 dá mais ou menos umas 4 horas também


experimenta instalar o tlp e o powertop para verificar o status.
https://linrunner.de/en/tlp/docs/tlp-linux-advanced-power-management.html

2 curtidas

Após a instalação o Ubuntu mostrou esse tempo também, só que ao usar, vejo a porcentagem caindo rápido demais. Em 10 min caiu 10% dela…

Corcordo com indicação de TLP e Powertop.

Eles dobraram a durabilidade do meu Ideapad 500. Se @alexandreferreira obtiver o mesmo resultado, vão ficar pareados Ubuntu e Windows.

1 curtida

Fiz isso algumas vezes, e raramente obtive um resultado parecido. De ± 4 horas, cai para 2 horas ou menos…

Eu tive esse mesmo problema com o Kubuntu. O TLP ajudou bem pouco (ganhei meia hora a mais de bateria). Daí mudei para o Deepin e a minha bateria dura quase a mesma coisa tanto no Rwindows quanto no Deepin.

1 curtida

olá boa noite eu sempre tive essa curiosidade o meu notebook da positivo normalmente no windows ele demora 6 horas pra descarregar a bateria e no linux 4 horas é normal acontecer isso? eu fico preocupado e com medo de usar o sistema ja que o horário pra descarregar a bateria é 2 horas a menos e isso ocorre tambem no outro notebook

Tem este pacote para melhorar o tempo da bateria

https://www.edivaldobrito.com.br/slimbook-battery-4-lancado-com-melhorias-para-economia-de-energia/

1 curtida

Notei essa diferença quando fui assistir um filme de 2 horas no Windows, gastou somente 40% da bateria enquanto no linux tenho que assistir com o notebook carregando… Com placa nvidia aqui sofro ainda mais, não acho que de algum problema apenas vai mudar o tempo que você pode ficar sem o carregador, pelo menos aqui nunca deu nenhuma complicação.

1 curtida

entendi e que fiquei com medo do notebook viciar a bateria porque normalmente meu notebook a duração da bateria dele pra descarregar é 6 horas no windows apesar de eu ter que usar ele conectado no carregador até resolver o problema que ele apaga a tela do notebook e quando ta em 75% ou 67% ele fica com tela preta ai tenho que usar mesmo no carregador kkk

1 curtida

ih, pelo jeito esse problema de bateria é universal!

todo mundo reclama que a bateria do notebook acaba mais rápido usando Linux comparado ao Windows. Porém até agora não encontrei uma razão concreta pra isso.
Fora que tbm o note esquenta mais usando Linux.

2 curtidas

Pior que não, meu note segura mais carga no linux do que no windows, cerca de 2 a 3 horas a mais… E eu nem uso nada para isso, custumo usar sistemas “DIY” então não tem nada por parte de mim ou da distro.

2 curtidas

Eu o invejo!

Não é o meu caso, pra bateria durar no linux tenho que deixar o brilho no mínimo e assistir vídeos pelo linux nem pensar!

2 curtidas

Acredito que temos que levar em consideração alguns detalhes para entendermos os bastidores e porque a bateria pode variar de sistema a sistema.

Desempenho vs Economia

Ao clicar no ícone de bateria de seu notebook com o Windows, vai notar que é possível escolher entre duração de bateria e desempenho:

image

Ou seja, ao escolhermos o modo de melhor duração da bateria , seu sistema passa para o modo de economia de recursos, podendo diminuir a velocidade de processamento e, consequentemente, podendo aumentar o tempo de resposta. Para o modo melhor desempenho, a responsividade fica aprimorada, porem demanda mais energia do micro como um todo, aquecendo mais e drenando mais “combustível”, nesse caso sua bateria, visto que a prioridade não é economia de recursos.

Automação

Quanto mais programas e serviços iniciando com o sistema em uso, mais recursos seu micro necessita para lhe disponibilizar uma usabilidade aceitável, com isso, quanto mais multi-thread for o seu uso, mais rápida a bateria vai embora; isso cabe para qualquer sistema.


Para exemplificar, tenho um notebook velhinho - com a bateria bem baleada - que uso para testar distros e, por coincidência, tenho anotado os tempos em que a bateria dura em cada um (minha irmã queria o que mais durasse):

  • Windows 10 - 17m
  • PopOs:
    • Modo Economia - 16m
    • Mode Equilibrado - 13m
    • Alta Performace - 11m
  • Xubuntu com bspwm - 28m
  • Archcraft:
    • bspwm - 24m
    • Openbox - 21m

Dentre esses sistemas, o xubuntu com bspwm foi o que a bateria mais durou, entretanto, cabe destacar que o sistema carrega basicamente com polybar, ksuperkey e os serviços essenciais.

Medidas para bateria durar mais

Ao escolher um ambiente mais robusto, em termos de entregar tudo que um usuário médio precisa, estamos optando por um sistema que vem com objetivo de entregar tudo da melhor forma possível, disponibilizando um uso, na teoria, sem engasgos e responsivo, com isso podemos entender que está trabalhando mais, visto que está sempre em modo performance. A dica é, caso saiba, ir modulando os sistema conforme o necessário: instalar um netstall mínimo do Debian, Fedora, Arch, para citar os mais conhecidos. Com a instalação mínima no Arch, meu sistema inicia em 12 segundos, isso usando um HD em um notebook dual core.

Escolhida a base, a DE é super importante. Para exemplificar, podemos usar o consumo já de arranque usado pelo Gnome, não que seja algo ruim, mas se a memória está em uso ou o cache dela está reservada para um sistema ou serviço, significa que está pendurado também no seu processador e, por consequência, sua bateria vai junto nessa jogada.

Utilização de um aplicativo para acompanhar a bateria (como os citados acima). Com exceção do PopOs que já conta com essa facilidade, as demais distros não trazem nativamente, com isso nosso notebook fica “no máximo a todo tempo”, sem a real necessidade, nos casos de apenas edição de texto, por exemplo.

5 curtidas

cara eu já vi isso em algum lugar.

que quanto mais o sistema for “otimizado” “responsivel” a bateria acaba mais rápido. tbm já ouvir dizer que a bateria dura menos no Linux pq o hardware proprietário do notebook não é feito pra Linux as empresas moldam pensando no Windows por isso maior duração da bateria. Mas como sou q nem tomé não gosto de achismos! tenho que ver pra crer!

mas aqui tbm.
as distro que tem maiores performance são as que a bateria acabam mais rápido!

exemplo fedora que voa no meu notebook, sem lags nenhum pra usar programas após o boot. porém a fome de bateria e recursos só Jesus! Fora que o note fica bem quente.

Manjaro tbm é clicar e abrir. porém a bateria acaba rápido!

tbm eu acho que a bateria dura mais no Windows por causa da inteligência artificial simultanea entre no meu caso Intel e Samsung. que ao conectar o note na tomada ele passa a operar sobre desempenho quase um overlock e quando usa a bateria fica contido.

enfim. eu só acho que o Linux poderia começar a ser mais eficiente em relação a autonomia de bateria em relação aos notebooks.

A canonical disse que implementou otimização de bateria no Ubuntu. alguém pode confirmar. Pois eu não o uso!

2 curtidas