AYANEO NEXT LITE não terá Steam OS

Empolgando a comunidade gamer do Linux, a AYANEO havia anunciado que o seu novo console portátil, AYANEO NEXT LITE, viria com o Steam OS instalado, sendo o primeiro dispositivo não produzido pela Valve com o sistema. Depois, a empresa explicou que, na verdade, ele viria com HoloISO, um sistema quase igual, também baseado em Linux, com gerenciamento avançado de energia e compatibilidade nativa ao hardware.

Agora, anunciou que o feedback negativo da comunidade fez mudar de ideia e o videogame seguirá com o Windows 11, como seus antecessores. Ainda assim, a empresa seguirá distribuindo a imagem do HoloISO em seu site, embora a maioria dos usuários não altere o sistema operacional. Será que em futuros lançamentos, quando o Steam OS ficar público, as coisas continuarão assim?

Com tela HD de 7 polegadas, bateria de 47 Wh e controles integrados que seguem o padrão dos principais videogames, o AYANEO NEXT LITE é uma alternativa ao Steam Deck, custando a partir de US$ 299. Talvez sem os custos da licença do sistema proprietário, conseguiriam abaixar ainda mais o preço do portátil.

3 curtidas

Sei não, a empresa quer é ter menos trabalho com suporte, ou recebeu $$$ pra continuar com a M$.

Seria legal mesmo se compilassem o Gentoo, pra tirar o maior proveito possível do hardware, ou criassem algo particular. Pena terem retornado ao w11