instale o pacote alsa-tools
e rode novamente (talvez seja necessário o sudo)
não me deixa apagar o pipewir(não é o mesmo comando do tutorial pq a base do manjaro é o Arch então de gerenciador de pacotes uso o pacman)
*Edit: consegui apagar o pipewire e baixar o pulseaudio
Mesmo com o pulseAudio continua sem som, as vezes da um estalo.
Queria pensar que é hardware,porque ja tentei de tudo um pouco, mas no windows consigo fazer funcionar o que quebra minha espectativa.
usando o pactl consigo ver que realmente é o pulseaudio que esta funcionando:
Se chegou a funcionar quando zerou a bateria, mas depois parou de funcionar, eu acho que possa ter a ver com alguma configuração da BIOS. Minha hipótese é que:
- Zerou a bateria
- Funcionou no Linux
- Funcionou no Windows, e ele alterou alguma configuração de BIOS
- Parou de funcionar no Linux.
Ás vezes, na BIOS, na aba “Advanced”:
- Se tiver opção de tipo de sistema operacional (OS Type). Geralmente tem opção [Windows/Generic]. Tente mudar para Generic.
- Se tiver alguma opção “iommu”, tente alterar o tipo, reinicie e veja se o som funciona. Se não funcionar, volte ao padrão.
- Se tiver opção “Fastboot”, deixe disabled
não achei uma opção OS type, o fastboot ja deixei como disabled, não tem uma opção ‘iommu’ mas tem uma opção ‘chip IO super’ seria a mesma coisa?
Vamos lá rapaz, vamos resumir.
No windows tem som mas no linux não, os drivers foram substituídos e aparentemente estão funcionando conforme a tela porém ainda sem som.
Pode ser rude da minha parte mas você já tentou uma placa de som usb só pra testar ?
posso testar de novo dps de ter mudado para o pulse
continuou dando errado kkk. Desculpem a demora para trazer se tinha funcionado ou não.
PeppermintOS na área, boa noite rapaz!!!
Rapaz, você usa placa de vídeo offboard com cabo hdmi ? se sim tente reencaminhar o sinal do som onboard da placa-mãe para a placa de vídeo, se seu monitor tiver alto-falante vai ajudar muito.
Pra mudar isso você teria que ir novamente no terminal do alsamixer e mudar o default0 para default1 ou vice-versa para vê se o audio aparece no monitor.