AMD com Linux será que dá problema?

Boa tarde pessoal, meu notebook Acer queimou recentemente e eu estou pensando em montar um PC, e fiquei bem balançando em comprar um processador AMD Ryzen, só que minha dúvida é, será que eu terei problemas na instalação e utilização do sistema operacional Linux, gosto muito do Ubuntu e do Pop_OS, gostaria de saber se alguns de vocês usam processadores Ryzen e qual sua experiência.

1 curtida

Tenho Ryzen 2700 + RX 580, tenho somente Ubuntu (preparando para migrar para Debian SID) no PC e não tenho o do que reclamar, na verdade não tem o que se preocupar em utilizar Linux com CPU AMD, se pretende jogar de preferencia a VGAs radeon mais recentes devido driver já vir embutido no kernel e não terás preocupação em instalar driver.

Show, andei pesquisando sobre os processadores AMD e eles estão muito atrativos acho que vou entrar no mundo AMD , qual placa mãe você utiliza?

1 curtida

AMD está tendo um ótimo trabalho no software livre, recomendo fortemente full AMD para linux, aqui uso a GPU AMD, estou vendo um notebook full AMD, já que só uso linux mesmo.

1 curtida

Minha placa mãe é uma Biostar Rancing X470GT8

Show galera valeu mesmo pelo feedback, agora é só pesquisar os melhores preços…

pode verificar neste site sobre compatibilidade de hardware com linux, e aconselho contribuirem reportando seus hardwares tbm para futuros usuários…

Os Ryzen e AMD em geral está de bem com Linux, inclusive o criador do Linux (homi tosvaldo**) migrou para um Ryzen recentemente…

video explicando como funciona:

A AMD anda dando banho na Intel ultimamente, já tem planos pra usar litografia de 5 nanometros e a Intel ainda nem conseguiu começar a fabricar em 7 nanometros: Intel admite defasagem e diz que alcançará 7 nanômetros em 2021 - TecMundo. E Ainda tem os ARM comendo forte pelas beiradas, vide a Apple adotando a arquitetura dos Cortex para seus computadores móveis e o crecimento de oferta de notebooks, ainda que nichados no momento (como os pinebooks), baseados na arquitetura.

Será que eu consigo montar uma maquina legal com 3 mil reais, e qual site vocês me indicam para fazer a compra???

Recomendo Kabum ou Terabyte, meu pc veio dessas duas lojas, recomemo mercado livre tbm desde que seja encomenda FULL que são de vendedores confiáveis e produtos com notas fiscal.

1 curtida

Olá! Sem problemas com processador da AMD no Linux, uso o Pop!_OS com Ryzen, até recomendo comprar Ryzen se for montar um PC. Abaixo está a saída do neofetch do sistema.

Quanto à AMD em placas de vídeo AMD, aí já não sei se posso te ajudar, não tive muita experiência recente, só à alguns anos, mas para jogos deve ser de boa, só para usar o DaVinci Resolve por exemplo há vários relatos de dificuldades. Sugiro ler o post do blog, onde o @Jedi_Fonseca fala dessa experiência Vale a pena utilizar GPU AMD no Linux em 2020? - Diolinux .

Obrigado atodos mesmo foi de muitissíma ajuda os feedback de vocês.

1 curtida