Alto uso de CPU em todas as distros que testei

Boa noite! Para solucionar seu problemas vamos esclarecer algumas coisas antes:

1 - Já que seu processador é intel, ele tem boa compatibilidade de drivers de vídeo com Linux. Logo o mesmo pode usar aceleração de vídeo (decodificar o vídeo usando a gpu) em aplicativos como: VLC, Firefox, MPV e etc. Apenas certifique-se de usar uma distro sólida como Ubuntu, Linux Mint, PoPOS, ZorinOS, pois esses sistemas já são configurados para a maioria das coisas funcionarem sem necessidade de configurações extras.

2 - Se tratando de navegadores um dos únicos populares que suporta decodificação de vídeo via GPU no Linux é o Firefox. Para verificar se ele está habilitador digite about:support na barra de navegação e verifique em (Compositor: Webrender), se está ativo.

3 - Ainda no Firefox, digite about:config, pesquise por vaapi e coloque as duas flags em “true” (clicando nas setas). Após isso reinicie o Firefox para aplicar. Para complementar, pode ser que sua GPU não suporte a decodificação de vídeo em VP8/VP9 que se tornou o padrão do Youtube. Para resolver isso basta instalar no Firefox uma extensão chamada enhanced-h264ify que ele vai desabilitar o vp8/vp9 no Youtube e os vídeos serão decodificados em H.264 que será o que a sua gpu suporta.

4 - 2022: Praticamente qualquer computador que vc comprar com intel e usar Linux terá suporte pleno a decodificar vídeos pela placa gráfica assim como no Windows em aplicações como players de vídeo locais como VLC e Navegadores como Firefox. Agr se vc somente usa o Chrome, infelizmente ele ainda não tem o suporte a decodificação de videos via hardware intel no Linux.

2 curtidas

Bom, se você estiver com tudo ok:

• Habilite essa flag: chrome://flags/#enable-accelerated-video-decode

• inicie o Chrome com enable-features=VaapiVideoDecoder e vê se resolve

Isso funciona pra mim, ASUS Vivobook

Todas as dicas funcionaram, entretanto, o meu hardware aparentemente não foi escolhido na roleta da sorte pra usar Linux. Qualquer distro fica totalmente instável, sem contar em bugs por todos os lados. Já testei do ubuntu ao clear linux, passando por arch, manjaro e etc. Nenhuma me trouxe um desempenho aceitável ou melhor até que o windows 10 (o que continua sendo muita ironia). Bem, é isso, talvez tenha que esperar um tempo até uma distro funcionar adequadamente no meu hardware.

E sim, isso é quase um desabafo

Agradeço a todos que ajudaram a solucionar esse problema.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.