Alto uso de CPU em todas as distros que testei

libva info: VA-API version 1.7.0
libva info: Trying to open /usr/lib/x86_64-linux-gnu/dri/iHD_drv_video.so
libva info: Found init function __vaDriverInit_1_7
libva info: va_openDriver() returns 0
vainfo: VA-API version: 1.7 (libva 2.6.0)
vainfo: Driver version: Intel iHD driver for Intel(R) Gen Graphics - 20.1.1 ()
vainfo: Supported profile and entrypoints
      VAProfileNone                   :	VAEntrypointVideoProc
      VAProfileNone                   :	VAEntrypointStats
      VAProfileMPEG2Simple            :	VAEntrypointVLD
      VAProfileMPEG2Main              :	VAEntrypointVLD
      VAProfileH264Main               :	VAEntrypointVLD
      VAProfileH264Main               :	VAEntrypointEncSliceLP
      VAProfileH264High               :	VAEntrypointVLD
      VAProfileH264High               :	VAEntrypointEncSliceLP
      VAProfileJPEGBaseline           :	VAEntrypointVLD
      VAProfileJPEGBaseline           :	VAEntrypointEncPicture
      VAProfileH264ConstrainedBaseline:	VAEntrypointVLD
      VAProfileH264ConstrainedBaseline:	VAEntrypointEncSliceLP
      VAProfileHEVCMain               :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCMain               :	VAEntrypointEncSliceLP
      VAProfileHEVCMain10             :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCMain10             :	VAEntrypointEncSliceLP
      VAProfileVP9Profile0            :	VAEntrypointVLD
      VAProfileVP9Profile1            :	VAEntrypointVLD
      VAProfileVP9Profile2            :	VAEntrypointVLD
      VAProfileVP9Profile3            :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCMain12             :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCMain422_10         :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCMain422_12         :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCMain444            :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCMain444            :	VAEntrypointEncSliceLP
      VAProfileHEVCMain444_10         :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCMain444_10         :	VAEntrypointEncSliceLP
      VAProfileHEVCMain444_12         :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCSccMain            :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCSccMain10          :	VAEntrypointVLD
      VAProfileHEVCSccMain444         :	VAEntrypointVLD

Não poderia ser algo físico, como sujeira na ventoinha ou pasta térmica no fim da vida útil forçando um uso mais intenso do processador?

Infelizmente volta e meia tem um tópico sobre isso… O problema é que os vídeos em alta resolução no youtube usam aceleração VP8/VP9 e o suporte de aceleração no linux é ruim/inexistente. Há algumas extensões que fazem com que o navegador pegue o vídeo h264 do youtube, que possui aceleração gráfica no linux. Mesmo com processador mais parrudo vc vai ter uso de 30/50% na reprodução desses vídeos. Se colocar x2 então a parada fica tensa. Se vc consegue ver o vídeo sem travar, está ótimo. Não precisa ficar preocupado com o processador em alto uso, até mesmo porque se tem é pra usar! Tente também outro navegador, pode ser que tenha um melhor suporte pra decodificação.

Resumindo: O windows continua sendo superior em questão de reprodução de vídeo em processadores fracos…

Um tópico que tem bastante informação sobre isso é esse:

6 curtidas

O notebook é novo, não acho que teria algo do tipo. E assim, no Windows não acontece isso… Então, acredito que seja problema de software

Aí que tá, no windows também consome uma certa quantidade de CPU quando reproduz vídeos em HD. Já no Linux até fica na faixa dos 70%, isso se eu ficar com o cursor do mouse estático e sem fazer mais nada… Infelizmente n dá pra usar desse jeito…

Eu sempre vejo videos em 720p, meu processador é um amd phenom II x4 965.
Mas depois de ler esse tópico, fiz um teste aqui.
Realmente o uso de cpu em 1080p sobe consideravelmente…
Em 720p 25% de uso da cpu, em 1080p 94%.
Infelizmente não estou trazendo uma solução, mas somente confirmando oque o amigo diz.
O uso da cpu alto é normal, o lance é ficar de olho na temperatura.

Obs: Teste feito no Pop!_OS 20.04 lts

1 curtida

Se é novo e não acontece nada no Windows, então, certamente é coisa de software mesmo.

1 curtida

Tenho o mesmo problema no KDE Neon, chegando a travar todo o sistema… será que além de ativar a aceleração por hardware usar o Vulkan como backend não melhoraria na performance? Tem essa opção também nas funcionalidades experimentais no Google Chrome.

Quando de memória ram?

Sobre o navegador, já tentou fazer o oposto?

Desative aceleração de hardware no firefox

Nunca tentei isso… Como posso fazer?

4GB

Pior que já tentei isso também kkkkkkk era parte de um dos tutoriais

Por curiosidade, ja tentou iniciar a sessão com Wayland (na sessão do login) e ver se isso acontece? Wayland trabalha melhor com o Mesa Driver que você esta utilizando neste caso.

Já usei o wayland por um tempo, mas não lembro se havia esse problema… Vou tentar. Mas parei de usar o mesmo por um ““pequeno”” probleminha: Glitches ao redimensionar janelas no gnome com X11

No meu antigo PC – 2 x Core2 Duo (de 2008), 4 GB RAM, iGPU Intel – tive de optar por XRender (em vez de openGL2.0) em várias distros, para amenizar problemas como esse (e outros).

Eu só usava Chromium, e melhorava muito ao desabilitar Hardware Acceleration nele.

De quebra, desabilitei vários efeitos visuais do KDE.

Se for usar wayland lembre de ativar ele nos navegadores
pq se não, vão usar xwayland aí não tem muita vantagem.
https://wiki.archlinux.org/title/chromium#Native_Wayland_support
https://wiki.archlinux.org/title/firefox#Wayland

2 curtidas

nas configurações do Google Chrome acessando lá o chrome://flags tem a opção de usar o Vulkan como Backend.

Boa noite! Para solucionar seu problemas vamos esclarecer algumas coisas antes:

1 - Já que seu processador é intel, ele tem boa compatibilidade de drivers de vídeo com Linux. Logo o mesmo pode usar aceleração de vídeo (decodificar o vídeo usando a gpu) em aplicativos como: VLC, Firefox, MPV e etc. Apenas certifique-se de usar uma distro sólida como Ubuntu, Linux Mint, PoPOS, ZorinOS, pois esses sistemas já são configurados para a maioria das coisas funcionarem sem necessidade de configurações extras.

2 - Se tratando de navegadores um dos únicos populares que suporta decodificação de vídeo via GPU no Linux é o Firefox. Para verificar se ele está habilitador digite about:support na barra de navegação e verifique em (Compositor: Webrender), se está ativo.

3 - Ainda no Firefox, digite about:config, pesquise por vaapi e coloque as duas flags em “true” (clicando nas setas). Após isso reinicie o Firefox para aplicar. Para complementar, pode ser que sua GPU não suporte a decodificação de vídeo em VP8/VP9 que se tornou o padrão do Youtube. Para resolver isso basta instalar no Firefox uma extensão chamada enhanced-h264ify que ele vai desabilitar o vp8/vp9 no Youtube e os vídeos serão decodificados em H.264 que será o que a sua gpu suporta.

4 - 2022: Praticamente qualquer computador que vc comprar com intel e usar Linux terá suporte pleno a decodificar vídeos pela placa gráfica assim como no Windows em aplicações como players de vídeo locais como VLC e Navegadores como Firefox. Agr se vc somente usa o Chrome, infelizmente ele ainda não tem o suporte a decodificação de videos via hardware intel no Linux.

2 curtidas

Bom, se você estiver com tudo ok:

  • Habilite essa flag: chrome://flags/#enable-accelerated-video-decode

  • inicie o Chrome com enable-features=VaapiVideoDecoder e vê se resolve

Isso funciona pra mim, ASUS Vivobook

Todas as dicas funcionaram, entretanto, o meu hardware aparentemente não foi escolhido na roleta da sorte pra usar Linux. Qualquer distro fica totalmente instável, sem contar em bugs por todos os lados. Já testei do ubuntu ao clear linux, passando por arch, manjaro e etc. Nenhuma me trouxe um desempenho aceitável ou melhor até que o windows 10 (o que continua sendo muita ironia). Bem, é isso, talvez tenha que esperar um tempo até uma distro funcionar adequadamente no meu hardware.

E sim, isso é quase um desabafo

Agradeço a todos que ajudaram a solucionar esse problema.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.